SóProvas


ID
790084
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

João trabalha num escritório de contabilidade e, ao longo de três meses, buscou avaliar a sua equipe, observando e registrando os fatos excepcionalmente positivos e os fatos excepcionalmente negativos do desempenho de seus subordinados.

Ele utilizou um método tradicional de avaliação de desempenho chamado de método

Alternativas
Comentários
  • Método dos incidentes críticos
    É um método tradicional de avaliação de desempenho simples que se baseia nas características extremas (incidentes críticos) que representam desempenhos altamente positivos (sucesso) ou altamente negativos (fracasso). O método não se preocupa com o desempenho normal, mas com desempenhos excepcionais, sejam positivos ou negativos.
    Aproxima-se da técnica de administração por exceções utilizadas por Taylor, no inicio do século XX. Cada fator de avaliação do desempenho são transformados em incidentes críticos ou excepcionais, para avaliar os pontos fortes e os pontos fracos de cada funcionário.
    Segundo Chiavenato, o método dos incidentes críticos não exige planejamento e montagem previa. Sua aplicação pode ser dividida em três fases distintas.
    Observação do comportamento dos subordinados
    É a fase na qual o superior imediato acompanha e observa cuidadosamente o comportamento de seus subordinados no desempenho de suas tarefas.
    Registro dos fatos significativos
    É a fase na qual o superior imediato anota e registra os fatos significativos e relevantes do comportamento dos subordinados, ou seja, incidentes críticos, que poderão referir-se ao desempenho altamente negativo (que provocou fracasso). Os incidentes críticos positivos são anotados ao lado esquerdo do formulário de avaliação, enquanto os incidentes críticos negativos são anotados do lado direito.
    Pesquisa de atitude e de comportamento
    É a desenvolvida em intervalos regulares de tempo, mediante entrevistas entre o superior imediato e o empregado avaliado. Esta é a fase mais importante do método pois o superior imediato observa e anota juntamente com o empregado avaliado as observações, os fatos e as mudanças a seu respeito
  • Ø      Métodos dos incidentes críticos: é um método tradicional de avaliação do desempenho simples e que se baseia nas características extremas (incidentes críticos) que representam desempenhos altamente positivos (sucesso) ou altamente negativos (fracasso). O método não se preocupa com o desempenho normal, mas com desempenhos excepcionais, sejam positivos ou negativos.
    Prós:
    - avalia o desempenho excepcionalmente bom e excepcionalmente ruim.
    - enfatiza os aspectos excepcionais do desempenho. As exceções positivas devem ser realçadas e melhor aplicadas, enquanto as exceções negativas devem ser eliminadas ou corrigidas.
    - método de fácil montagem e fácil utilização.
     
    Contras:
    - não se preocupa com aspectos normais do desempenho.
    - peca por fixar-se em poucos aspectos do desempenho. Daí, sua tendenciosidade e parcialidade.
     
    *único método capaz de restringir a tendência central.
    *não existe funcionário mediano.
     
    Aspectos excepcionalmente positivos Aspectos excepcionalmente negativos
    Sabe lidar com pessoas
    Facilidade em trabalhar em equipe
    Apresenta idéias inovadoras
    Tem características de liderança
    Facilidade de argumentação
    Espírito altamente empreendedor
    Apresenta muitos erros
    Falta de visão ampla do assunto
    Demora em tomar decisões
    Espírito conservador e limitado
    Dificuldade em lidar com números
    Comunicação deficiente
     
     
  • Resposta Letra: D

    Avaliação de Desempenho por Incidentes Críticos

    Existem diversos métodos e modelos para avaliar o desempenho dos colaboradores da empresas, um dos mais comuns e tradicionais é a avaliação de desempenho por Incidentes Críticos, esta avaliação tem como característica o apontamento dos desempenhos extremos, sejam, eles positivos ou negativos.

    Este é um método simples e de fácil aplicação, porem, acaba não se preocupando em avaliar os colaboradores em seus desempenhos rotineiros, só serão contabilizados e especificados resultados acima ou abaixo a média.

    Vejam o Modelo: