SóProvas


ID
790099
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre a diferença entre as características dos líderes transacionais e transformacionais, o líder

Alternativas
Comentários
  •  A liderança transacional "envolve a atribuição de recompensas em troca da sua obediência."
    >recompensa contingente - o líder clarifica ao seguidor o que este deve fazer para ser compensado pelo esforço.
    gestão por excepção activa - o líder monitoriza o desempenho dos seguidores e adopta acções correctivas se eles não alcançam os padrões estabelecidos.
    gestão por excepção passiva - o líder aguarda que os problemas ocorram para que, então, sejam tomadas acções correctivas.
    > Liderança laissez-faire (não liderança) - o líder praticamente abstém-se de tentar influenciar os subordinados.

    A liderança transformacional "é definida em termos dos efeitos sobre os seguidores" e age inspirando, estimulando, considerando...
    > influência idealizada (carisma) - o líder adopta comportamentos ( e.g. de respeito e elevação moral) que activam fortes emoções nos seguidores, suscitam confiança e identificação destes com ele, influenciam os seus ideiais e os aspectos "maiores do que a vida";
    liderança inspiracional - o líder comunica uma visão apelativa, usa símbolos para fomentar o esforço dos seguidores, actua como um modelo de comportamentos, instila optimismo.
    estimulação intelectual - o líder estimula nos seguidores a tomada de consciência dos problemas, dos seus próprios pensamentos e imaginação. Ajuda-os a reconhecer as suas próprias crenças e valores. Fomenta-lhes o pensamento inovador/criativo. Incita-os a questinarem as suas assunções.
    > Consideração individualizada - o líder atende às necessidades de desenvolvimento dos seguidores, apoia-os, encoraja-os, treina-os, tenta desenvolver o seu potencial, fornece-lhes feedback, delega-lhes responsabilidades.
  • LIDERANÇA TRANSACIONAL

    Robbins define o líder transacional como "tipo de líder que guia ou motiva seus seguidores na direção de metas estabelecidas, esclarecendo as exigências do papel e da tarefa." Ou seja, são líderes que valorizam o trabalho padronizado e tarefas orientadas.
    Como principais tipos de liderança transacional temos:
    • Recompensa Contingencial: É uma transação em que há promessa de recompensa em troca de um bom desempenho. O líder pode, também, "punir" caso o trabalho não corresponda aos padrões.
    • Gestão por exceção (ativo): Ações corretivas através da observação e busca de desvios de regra e padrões.
    • Gestão por exceção (passivo): Há a intervenção somente se os padrões não tiverem sido cumpridos.
    • Laissez-faire: O líder evita tomar decisões e se exime de responsabilidades.
    Na liderança transacional o comprometimento é de curto prazo.
    LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL

    Robbins destaca que "a liderança transformacional é aquela em que os líderes oferecem considerações individualizadas e estímulo intelectual a seus liderados, além de possuírem carisma." Alguém com este perfil é um verdadeiro líder que inspira a equipe com uma visão partilhada. O foco no desempenho das tarefas continua a existir, entretanto ocorre simultaneamente a uma adequação à estratégia da empresa. O líder transformacional objetiva o desenvolvimento de seus liderados com técnicas de empowerment(delegação de poder de decisão, autonomia e participação de empregados na administração da empresa).

    O líder transformacional possui 4 características peculiares:

    • Influenciadores e Idealizadores: Possuem carisma, são admirados, respeitados e confiáveis. Fornecem visão e sentido de missão.
    • Inspiradores e Motivadores: Otimistas, lançam desafios com o fim de proporcionar um melhor futuro a cada membro da equipe. São estimuladores da equipe.
    • Estimulação Intelectual: Encorajam os liderados a buscarem soluções criativas e inovadoras. Promovem a inteligência.
    • Consideração Individualizada: O líder utiliza o mentoring e coaching para que cada membro da equipe consiga atingir suas metas. Os liderados são desenvolvidos para atingirem seus melhores níveis de eficiência operacional.
    Na liderança transformacional o comprometimento é de longo prazo.
  • Ronit Kark, ao escrever sobre os dois tipos de liderança, nos dá um ótimo bizu para a hora da prova:
    No estilo TRANSFORMACIONAL há prevalência de características do estereótipo masculino: competitividade, autoridade hierárquica, alto controle do líder, resolução analítica de problemas, determinação de objetivos e processos racionais de troca.
    Já no estilo TRANSACIONAL as características femininas são as que predominam: cooperação, colaboração, baixo controle e soluções baseadas em intuição e racionalidade, ênfase no desenvolvimento de seguidores, empowerment e criação de ligações emocionais.
  • O comentáriodo Jose Humberto me parece estar com os conceitos invertidos.
  • LIDERANÇA TRNSACIONAL => RELAÇÃO DE TROCA ENTRE LÍDER E SUBORDINADO - RECOMPENSANDO ESFORÇOS.

     

    LIDERANÇA TRSNSFORMACIONAL => INPIRADOR DE SEUS SUBORDINADOS - OBJETIVOS PESSOAIS EM BENEFÍCIO DA ORGANIZAÇÃO.

  • Gab. C) transacional conduz os seus seguidores em direção às metas estabelecidas por meio do esclarecimento das funções e das exigências das tarefas e negocia a troca de recompensas por esforço.