SóProvas


ID
790114
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

João, o melhor aluno do seu curso, acabou de se formar em Administração de Empresas, e foi contratado como trainee numa grande empresa. Ele estava muito satisfeito com o seu novo emprego, que era cheio de desafios e oferecia um salário muito acima do praticado no mercado de trabalho para o seu nível.

Doze meses depois, sua chefia direta estava muito satisfeita com o seu desempenho, e ele foi efetivado na organização. No mesmo período, João soube da contratação de outro recém-formado em Administração, com um ano a menos de experiência do que ele e com um salário superior ao seu salário atual. A partir desse momento, o nível motivacional de João diminuiu drasticamente e ele pensou até em mudar de emprego.

Essa mudança de João se explica porque

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E. 

    CHIAVENATO (2010) -  Nove critérios são básicos na construção de um plano de remuneração: 

    1 . Equilíbrio interno versus equilíbrio externo.

    O plano de remuneração pode ser percebido como justo dentro da organização ou como justo em relação ao salário de outras organizações do mesmo cargo? A eqüidade interna obedece ao princípio da justiça distributiva, que fixa os salários de acordo com as contribuições ou insumos que os colaboradores trocam com a organização. O salário representa o mais importante desses resultados, apesar da importância dos benefícios não monetários. Dentro desta perspectiva psicossociológica, as pessoas estão sempre comparando o que contribuem para a organização com o retomo que dela recebem e comparando essa equação de insumo/resultado com a dos colegas dentro e fora da organização. modelo de justiça distributiva salienta que as pessoas estarão satisfeitas quando percebem que são pagas eqüitativamente em relação aos colegas com trabalho similar. Por outro lado, a eqüidade externa obedece ao modelo do mercado de trabalho, que fixa os salários conforme as ocupações similares de outras organizações do mesmo ramo de atividade. A eqüidade externa alinha os salários da organização com os do mercado de trabalho. A organização precisa balancear os dois tipos de equilíbrio para manter consistência em sua estrutura salarial. 

  • Letra: E

     

    Teoria da Equidade - Adams