SóProvas


ID
790117
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Das teorias sobre motivação no trabalho, a Teoria da Expectativa considera que o nível motivacional

Alternativas
Comentários
  • A Teoria da Expectativa, elaborada por Victor Vroom, enfoca as relações:

    Relação esforço-desempenho: probabilidade percebida pelo indivíduo de que certa quantidade de esforço levará ao desempenho.

    Relação desempenho-recompensa: grau em que o indivíduo acredita que determinado nível de desempenho levará a um resultado desejado.

    Relação recompensa-metas pessoais: grau em que as recompensas organizacionais satisfazem as metas pessoais ou as necessidades do indivíduo e a atração que essas recompensas potenciais exercem sobre ele.

  • A reposta é a letra E porque o indivíduo se eforça, se motiva, porque espera por uma recompensa no futuro. Ele vive o hoje motivado pela expectativa de ter um resultado bom amanhã. Isso fica bem claro no texto abaixo:

     

    "A teoria das expectativas baseia-se na premissa geral de que a motivação para o desempenho que um indivíduo possui, apoia-se na antecipação que ele faz de eventos futuros.

    Ela apresenta que a expectativa de um resultado positivo orienta a motivação. Em termos mais práticos, se uma pessoa apresentar determinado comportamento e achar que receberá uma boa recompensa por isso, a espera ou probabilidade de recompensa esta associada ao comportamento . Essas recompensas organizacionais tais como bonificação, aumento de salário ou promoção; e que estas recompensas vão atender a suas metas pessoais."

    Fonte: Wikipedia

  • Gab. E

     

    Valência: É o valor atribuído ao resultado (recompensa). É uma medida de atração que um resultado (recompensa) exerce sobre um indivíduo.


    Instrumentalidade: Relação desempenho-resultado (recompensa). É o grau em que o indivíduo acredita que determinado nível de desempenho levará ao resultado desejado.


    Expectativa: Relação esforço-desempenho. É a probabilidade, percebida pelo indivíduo, de que certa quantidade de esforço levará ao desempenho

     

    RIBAS, 2014.