SóProvas


ID
792613
Banca
ESAF
Órgão
Receita Federal
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O governo tem incluído, nos diversos pacotes de estímulo ao consumo, o abatimento de impostos, de fato um dos mais pesados componentes do chamado custo Brasil. É o reconhecimento implícito de que a carga tributária, em tendência de alta desde o início do Plano Real, em 1994, funciona hoje como importante obstáculo à retomada de fôlego da economia – praticamente estagnada no primeiro trimestre. Em todo setor que se analise há sempre o mesmo problema de excesso de impostos.

(Hora de ampla desoneração tributária. Editorial, O Globo, 05/06/2012. http.://arquivoetc.blogspot.com.br/2012/06/hora-de-ampla-desoneracao-tributaria,html)

Assinale o resumo que retoma com fidelidade todas as principais ideias do texto acima.

Alternativas
Comentários
  • Comentando...
    a) Errado! O texto não deixa implícito que a alta dos tributos remonta ao início do Plano Real, ele fala que a carga tributária está em alta desde o início desse plano em 1994.
    b) Errado! O texto em nenhum momento fala que a carga tributária é uma das mais pesadas do mundo.
    c) Errado! A informação (diante do excesso de impostos em todos os setores da economia) não está de acordo com o que é falado no texto, pois no final do mesmo fala que em todo setor que SE ANALISE existirá sempre o mesmo problema de excesso de imposto.
    d) Errado! O governo não analisa o MONTATE DE IMPOSTO.
    e) Correto!

  • Pode-se pensar também nos verbos da questão.
    O reconhecimento da pesada carga tributária é implícito e as opões 'b", "c" e "d" afirmam que o governo as reconhece.
    Na opção "a" o que se verifica é a tendência de alta da carga desde o plano real e não o início do Plano Real.
    Correta opção E
  • Fiquei em dúvida entre a letra "c"e a "e", mas fui com a "e" pois a letra "c" me pareceu suspeita devido a ambiguidade. 
    c) Diante do excesso de impostos em todos os setores da economia, o governo reconhece que a carga tributária brasileira constitui verdadeiro entrave à retomada do crescimento, em tendência de alta desde 1994.
    Parece que o termo "em tendência de alta desde 1994" se refere tanto ao primeiro termo antes da primeira virgula como o último termo após a segunda virgula.
  • Bem pessoal um pouco de conhecimento de economia ajuda na questão.
    Por exemplo o preço da latinha de cerveja praticamente continua o mesmo desde 2003, ou seja não é todo setor que teve a alta de imposto.
    Com isso já se elimina a letra C).
  • Para respondermos a questão, vamos retomar o texto, destacando as palavras-chave para depois encontrarmos o melhor resumo, partindo delas.
    O governo tem incluído, nos diversos pacotes de estímulo ao consumo, o abatimento de impostos, de fato um dos mais pesados componentes do chamado custo Brasil. É o reconhecimento implícito de que a carga tributária, em tendência de alta desde o início do Plano Real, em 1994, funciona hoje como importante obstáculo à retomada de fôlego da economia – praticamente estagnada no primeiro trimestre. Em todo setor que se analise há sempre o mesmo problema de excesso de impostos.
    Agora, vamos às alternativas:
    (A) O governo tem incluído a desoneração tributária nos pacotes de estímulo ao consumo, deixando implícito que a alta dos tributos remonta ao início do Plano Real.
    Incorreto. A alta dos tributos, na verdade, representa obstáculo à retomada de fôlego da economia.
    (B) Por reconhecer que a carga tributária brasileira é uma das mais pesadas do mundo, o governo está buscando reduzir os impostos daqueles setores que apresentam problema de excesso.
    Incorreto. O governo tem adotado medidas de redução dos tributos nos diversos pacotes de estímulo ao consumo.
  • (C) Diante do excesso de impostos em todos os setores da economia, o governo reconhece que a carga tributária brasileira constitui verdadeiro entrave à retomada do crescimento, em tendência de alta desde 1994.
    Incorreto. O governo não apenas reconhece que a carga tributária constitui entrave à retomada do crescimento, mas também tem adotado medidas de redução dos tributos nos diversos pacotes de estímulo ao consumo.
    (D) Ao analisar o montante de impostos no Brasil, o governo reconhece haver excesso em todos os setores, inclusive nos diversos pacotes de estímulo ao consumo, do que decorre a estagnação da economia que se prolonga desde o início do ano.
    Incorreta. Nos pacotes de estímulo ao consumo o governo adota políticas de redução da carga tributária. Só com essa análise superficial já afastaríamos essa alternativa.
    (E) O abatimento de impostos tem estado presente nos vários pacotes de estímulo ao consumo, o que demonstra o reconhecimento do governo sobre ser a alta carga tributária um entrave para a recuperação do crescimento econômico.
    Note que essa alternativa contempla as palavras-chave grifadas anteriormente, sendo o resumo do texto. Por isso, essa é a alternativa correta.

    Fonte: Canal dos Concursos - Profª Jacqueline Costa

  • A letra E é a menos errada. O enunciado fala que a alternativa correta deve conter todas as principais ideias, mas a alternativa E não retoma a última frase:

    Em todo setor que se analise há sempre o mesmo problema de excesso de impostos. 

    Que é uma das ideias principais do texto