SóProvas


ID
792661
Banca
ESAF
Órgão
Receita Federal
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Analise as afirmativas que se seguem e assinale a opção que melhor representa o conjunto considerando C para afirmativa correta e E para afirmativa errada.

I. Uma mudança planejada é orientada para aprimorar a capacidade de adaptar-se ao novo ambiente e mudar o comportamento dos empregados.

II. Um executivo sênior, agente de mudança, deve se concentrar em quatro aspectos: estrutura, tecnologia, arranjo físico e pessoas.

III. A resistência à mudança é sempre individual e surge em decorrência de ameaças à relação de poder.

Alternativas
Comentários
  • Fernanda,

    O gabarito oficial é letra A. 
    A mudança planejada inclue todos os procedimentos necessários para adaptação ás futuras mudanças, o que também inclue treinamento e orientação dos empregados.
  • Mudou o gabarito foi Paula???
    não sou muito boa nesta matéria de "mudança organizacional", simplesmente confiei no comentário da professora do EVP...
    Grata pela correção!
  • A gestão da mudança é um processo eficaz de alocação de recursos, de forma a transformar a organização, com o objetivo de melhorar a sua eficácia Existem diferentes tipos de mudanças organizacionais, nomeadamente: tecnológicas, de produtos, estruturais, de pessoas/cultura e de estratégia. As organizações podem inovar numa ou mais áreas, dependendo das forças internas e externas de mudança.

    Correta, Correta e Errada (letra A)
  • Com relação a mudança planejada -  item I:

    "As mudanças podem ser planejadas ou emergentes. Elas podem ser consideradas planejadas quando a organização considera vários aspectos relativos a mudança e planeja como será a mudança, e para que estado das coisas se estará indo, que poderá ser, de forma geral, relativa as pessoas, estrutura, produtos, processos e cultura. As mudanças emergentes são aquelas que vão acontecendo como consequência da necessidade de superarar fraquezas e ameaças, não são planejadas e são mais complexas." 

    Fonte: Aula sobre mudança organizacional do Prof. Carlos Xavier - Estratégia Concursos

  • Gabarito A.

    Forças positivas da mudança (de apoio e suporte): necessidades dos clientes, oportunidades do mercado, novas tecnologias mais sofisticadas, concorrência feroz, novas demandas sociais e culturais, culturas organizacionais adaptativas.

    Forças negativas da mudança (de oposição e resistência): acomodação dos funcionários, hábitos da organização, dificuldades de aprender novas técnicas, miopia e falta de percepção do ambiente, velhos paradigmas culturais, culturas organizacionais conservadoras.

    Fonte: Administração geral e pública. Chiavenato, 3ª edição.

    Podemos perceber pela explicação de Chiavenato que o erro da III é dizer que a resistência a mudança é sempre individual; a resistência pode ser individual como coletiva. 
  • A primeira frase está perfeita. Uma mudança planejada ocorre quando a empresa executa as mudanças com um objetivo definido e
    através de um planejamento e uma estratégia para que a mudança ocorra com sucesso.

    A segunda frase também está certa, pois estes aspectos são sim alguns dos principais que são objeto em um processo de mudança.
    Entretanto, a última frase está incorreta. O processo de mudança não enfrenta resistências apenas individuais, mas também grupais (os sindicatos não resistem a diversas mudanças?). O gabarito é mesmo a letra A.

    Fonte: Prof. Rodrigo Rennó

  • I. Uma mudança planejada é orientada para aprimorar a capacidade de adaptar-se ao novo ambiente e mudar o comportamento dos empregados. 

    II. Um executivo sênior, agente de mudança, deve se concentrar em quatro aspectos: estrutura, tecnologia, arranjo físico e pessoas. 

    III. A resistência à mudança é sempre individual e surge em decorrência de ameaças à relação de poder.

  • I. Uma mudança planejada é orientada para aprimorar a capacidade de adaptar-se ao novo ambiente e mudar o comportamento dos empregados.

    Correto, pois um processo de desenvolvimento organizacional, com mudança planejada, envolve uma atuação sobre o comportamento dos trabalhadores e, em sentido mais amplo, sobre a própria cultura da organização, com vistas a estabelecer um processo participativo que assegure maior capacidade de adaptação ao ambiente.

    II. Um executivo sênior, agente de mudança, deve se concentrar em quatro aspectos: estrutura, tecnologia, arranjo físico e pessoas.

    Correto, pois, conforme afirma Robbins, os agentes de mudança deverão atuar essencialmente sobre quatro fatores: estrutura organizacional, incluindo as relações de autoridade e as formas de coordenação dos trabalhos; tecnologiainstalações físicas; e pessoas.

    III. A resistência à mudança é sempre individual e surge em decorrência de ameaças à relação de poder.

    Errado, pois, também segundo Robbins, a resistência à mudança pode ser individual ou organizacional. Além disso, a resistência não necessariamente decorre de ameaças às relações de poder estabelecidas.