SóProvas


ID
79369
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

O segurança que está conduzindo uma autoridade, por medida de segurança e prevenção de possíveis riscos ou atentados nas ruas, necessita posicionar o veículo de tal forma que possa manobrá-lo rapidamente. Assim sendo, deverá manter o veículo

Alternativas
Comentários
  • Estando o veículo trafegando por uma via com 3 faixas, sempre se posicionar na faixa do meio.  Sempre q possível não trafegar na faixa da direita do lado de calçadas ou na esquerda ao lado de canteiros centrais pois isso facilita abordagens por parte de meliantes.
  • Deve-se ter cuidado com esse tipo de questão, já que o Cespe, no concurso para o MPU de 2010, considerou como correta a assertiva que assim dizia: "Para proteção contra emboscadas, o comboio que conduza, em velocidade reduzida, autoridade deve manter distância de 1,5 m entre as viaturas, e, em alta velocidade, distância de 2,5 m a 3 m."

    Ou seja, deve-se atentar para a posição de ambas as bancas.

  • Exato Érico!! Respondi 1,5m com base na questão do cespe e a FCC tem outro entendimento...

  • Resolvi a questão com entendimento diferente já que na questão do Cespe o enunciado fala claramente que  o veículo está em movimento e o objetivo em tela é a proteção contra emboscadas.Já no enunciado a questão da FCC refere-se a posicionar o carro de forma a manobrá-lo rapidamente, ou seja, enunciados distintos. A que melhor se encaixa na assertiva é a letra E. Aos estudos. 

  • A questão não diz se está conduzindo em baixa ou alta velocidade, e conforme a situação a resposta difere.

    Pelo gabarito: resposta letra "E" (sugere alta velocidade) - contudo a resposta poderia ser letra "B" (que sugere baixa velocidade).

    Aí, o concurseiro dança, pois fica nas mãos da Banca.

  • O pessoal está fazendo confusão com a questão da CESPE.

    O enunciado da CESPE fala em distância de 1,5 m entre as viaturas, e, em alta velocidade, distância de 2,5 m a 3 m.
    As viaturas estão em comboio!

    Já no caso da FCC, trata-se da distância entre a viatura e os demais veículos da via.
  • Gente, o entendimento da questão esta principalmente em raciocinio,nessa questão quer que o agente consiga movimentar se rapidamente..sem problemas,e não evitar emboscada.. "tal forma que possa manobrá-lo rapidamente."cuidado no enunciado!!

  • O Carlos Lopes tem razão em seu comentário. A questão que o pessoal fez confusão é a Q117991. Segue o texto:

    "Para proteção contra emboscadas, o comboio que conduza, em velocidade reduzida, autoridade deve manter distância de 1,5 m entre as viaturas, e, em alta velocidade, distância de 2,5 m a 3 m."

    Gabarito: Correto.

     

    Não são posicionamentos diferentes, mas sim situações diferentes. Vejamos:

     

    Situação da questão do Cespe: A escolta está sendo feita em comboio, manter a distância curta dificulta que outro veículo atrapalhe o esquema montado e dificulta a tentativa de um atentado.

     

    Situação da FCC: Uma condução normal. Você precisa manter uma distância em que seja possíel manobrar o carro caso exista tentativa de uma abordagem criminosa. Se ficar muito próximo do veículo que está à frente, poderá ficar preso, facilitando a ação do criminoso. Além disso, é aconselhável procurar ficar na pista do meio, evitando canteiros e calçadas. Também é bom evitar parar muito próximo a esquinas.

  • Boa expliação do Pablo Ferreira 

    Gabarito E

  • A DISTANCI EM COMBOIO É DIFERENTE DA DISTÂNCIA EM UMA EVENTUAL SAÍDA SÓ COM O CARRO DO DIGNITÁRIO.

    EM COMBOIO 1,5M a 2,5M

    EM SITUAÇÃO COTIDIANA A DISTÂNCIA DEVERÁ SER BEM MAIOR.

    FOI ASSIM QUE EU PENSEI AO RESPONDER ESTA QUESTÃO