Uma categoria fundamental da análise weberiana diz
respeito à ação social. Para esse autor,
as ações dos indivíduos são dotadas de sentido e sempre têm em vista o
comportamento de outros sujeitos. Sendo assim, caberia à Sociologia analisar as
motivações individuais que, atuando em conjunto, conseguem dar origem a instituições
sociais duradouras. Esse autor também classificou quatro tipos de ação social
que levam em conta como os indivíduos orientam sua conduta: racional referente
a fins, racional referente a valores, afetiva e tradicional. A ação tradicional
é aquela motivada pelos costumes arraigados, pelo hábito. A afetiva tem como
fundamento uma ação baseada os sentimentos de qualquer ordem. Já a racional
referente a valores está relacionada a uma orientação do sujeito cujo
fundamento é a sua convicção em valores tais como a dignidade, o dever, a
piedade etc, e independe das consequências da sua ação. Por último, a racional
referente a fins diz respeito a uma ação baseada no cálculo entre meios e fins.
Tendo em vista o que foi exposto, a primeira afirmação está correta. Já a
segunda afirmação está incorreta, considerando que Weber não trabalhar com a
ideia de que existiria uma consciência coletiva – isto é um conjunto de crenças
e sentimentos partilhados por um grupo de indivíduos – que orientaria a ação
social. Em vez de consciência coletiva, o autor prioriza as motivações
individuais para sua análise sociológica. A terceira afirmação está correta,
porque a ação social compreende exatamente o sentido que os sujeitos dão à sua
conduta baseados na ação dos outros.
Desse modo, a opção correta é a “a”.
Max Weber caracteriza a ação social em quatro tipos a saber:
I) tradicional, a emocional ou afetiva, a racional com relação a um valor e a racional com relação a um objetivo.
II) Para Max a consciência coletiva é formada por padrões existentes no indivíduo e soma dessas são experiencias que serão adotadas por toda a sociedade.
III) Diferente de Durkheim, Max estimula o estudo da sociologia a partir da conduta de cada indivíduo.