O termo cultura de massa – chamado também de cultura
popular, cultura comercial, entre outros termos – geralmente é contraposto a
uma alta cultura (ou cultura erudita). Enquanto esta é associada às
manifestações artísticas e culturais que são aceitas pelas instituições
oficiais (como os museus), pelos críticos, sendo também caracterizada pela sua
capacidade de ampliar os horizontes dos homens, especialmente um grupo de
elite; a primeira, ao contrário, seria superficial – feita para agradar, e não
para pensar – e estaria direcionada a uma massa de indivíduos homogêneos. A
distinção entre essas duas culturais foi enfatizada, especialmente, após a
expansão dos meios de comunicação como a televisão e o rádio, que passaram a
atingir uma grande audiência, culminando em uma discussão sobre a ascensão da
cultura de massa e o seu impacto na sociedade. Tendo isso em vista, a opção “a”
está incorreta, pois os produtos culturais de massa estariam destinados a um
vasto conjunto de indivíduos da sociedade, e não apenas aos trabalhadores
braçais. A opção “c” também está incorreta, visto que os veículos como a
imprensa, o rádio e a TV, responsáveis por disseminar a cultura de massa só se
desenvolveram durante o capitalismo. A opção “d” está incorreta, já que é a
cultura erudita que está associada a uma atitude reflexiva por parte daquele
que consome seus produtos. A opção “é” também está incorreta, considerando que
os receptores da cultura de massa não participam do processo de produção dos
bens que eles fruem. Sendo assim, a opção correta é a “b”, visto que a expansão
da cultura de massa só foi possível durante o capitalismo, quando os meios de
difusão cultural, como o rádio e a televisão, surgiram e passaram a atingir um
grande público.
Letra B
A cultura de massa e, como parte dela, a arte de massa pressupõe a existência da indústria cultural, de um lado, produzindo artigos em série para serem consumidos pelo público; e, do outro, a "massa", um número indeterminado de pessoas (quanto mais, melhor), despidas de suas características individuais, de classe, étnicas, de região, até mesmo de país, que são tratadas como um todo razoavelmente homogêneo, para o qual esta produção é direcionada.