-
Os indicadores de qualidade são:
Eficácia; Eficiência; Economicidade; Efetividade. Observemos que Eficiência é contemplado como indicador de qualidade, portanto alternativa "C"
-
Teoria dos 4 “Es” (Eficiência, Eficácia, Efetividade e Economicidade)
Segundo Chinelato Filho (2004)
1. Eficiência. Refere-se ao bom desempenho ou gerenciamento do personagem principal frente ao empreendimento.
2. Eficácia. Refere-se ao bom resultado do empreendimento frente aos objetivos fixados.
3. Efetividade. Refere-se à constância, à razão lógica de se manter, do existir de um empreendimento, dentro de uma visão do interesse social.
4. Economicidade. Refere-se à ausência de desperdício significativo dos recursos investidos.
Bons Estudos!!
-
A qualidade centrada na organização interna da entidade prestadora significa uma identificação de qualidade com um processo produtivo que, condicional ao serviço ou bem que se pretende fornecer, implique a melhor utilização possível dos recursos disponíveis.
-
Só na cabeça da FCC mesmo, pois misturam indicadores de desempenho com indicadores de qualidade. A banca não alterou o gabarito. Vejam o comentário do professor Rodrigo Rennó:
"Nesta questão a FCC apresentou o conceito de eficiência como relacionado com a qualidade. Este não é o conceito que tem sido cobrado pelas bancas ou mesmo o que é descrito no Gespública (que relaciona a qualidade com o indicador de excelência), mas a banca não alterou seu entendimento."
-
essa questão não foi anulada?
-
bom, a questão é enjoada mesmo...
fui pela lógica: primeiro eliminei as absurdas:b,d,e.
Ficaram a,c.
Sempre que a questão falar de desempenho profissional, ela tem que se ater a determinado colaborador, situação que não é vista no enunciado da questão. Elimina-se a.
Resposta letra c. A questão fala da qualidade do andamento do serviço no tribunal.
-
Questão estranha mesmo...mas não tem outra opção além da C, então ficou fácil...poderia ser a opção A, só se no lugar de "Certo TRF, visando..." fosse algum "Certo profissinal/funciónário, visando..." (analista judiciário, administrativo, etc)
-
-
Utilizou-se aqui a classificação de indicadores de Graça Rua, na qual Qualidade é sinônimo de eficácia.
• Indicadores de Produtividade (eficiência)
• Indicadores de Qualidade (eficácia)
• Indicadores de Efetividade (impacto)
• Indicadores de Capacidade
Indicadores da Qualidade Os Indicadores da Qualidade, ou Indicadores da Satisfação dos Clientes, medem como o produto ou serviço é percebido pelo cliente e a capacidade do processo em atender os requisitos dos clientes. Podem ser aplicados para a organização como um todo, para um processo ou para uma área. Podem ser baseados em pesquisa de opinião. Podemos dividir os Indicadores da Qualidade em dois tipos: Indicadores da Não-Qualidade e Indicadores da Qualidade.
Total de Saídas (produtos/serviços) Para os demais indicadores da Qualidade, não diretamente ligados ao índice de satisfação, devemos comparar a Qualidade do que foi produzido com o total produzido.
Fonte: http://antigo.enap.gov.br/downloads/ec43ea4fIndicadores_desmistificacao_problema_1.pdf
-
Nesta questão a FCC apresentou o conceito de eficiência como
relacionado com a qualidade. Este não é o conceito que tem sido cobrado
pelas bancas ou mesmo o que é descrito no Gespública (que relaciona a
qualidade com o indicador de excelência), mas a banca não alterou seu
entendimento.
Assim, fiquem atentos se a FCC cobrar isto em outra questão destas.
O gabarito foi mesmo a letra C.
Prof. Rodrigo Rennó
-
acho q erraram no enunciado, ao invés de "eficiência" seria "excelência" que aí sim estaria ligada a qualidade
excelência: critérios de qualidade para realizar processos na busca de melhor execução e economicidade
-
Questão totalmente interpretativa. Você teria que identificar, dentre as alternativas, o que é que está sendo medido pelo indicador que aponta o percentual de processos retidos na atividade de recepção.
Será que é o desempenho profissional? Não, uma vez que não se está medindo a execução da tarefa por uma pessoa, e sim o andamento dos processos dentro da organização.
Será que é o padrão econômico-orçamentário, ou contábil-orçamentário? Não. Não está sendo medido nada do ponto de vista financeiro, contábil ou orçamentário.
Será alguma medição tecnológica? Não. Nada de tecnologia está sendo medido...
Então, só sobra a afirmativa mais ampla de todas: a simples medição da qualidade do andamento do processo. É isso mesmo!
Fonte: CEGESP