SóProvas


ID
794677
Banca
FCC
Órgão
TRF - 5ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os componentes da cultura organizacional que são praticados com a finalidade de perpetuar, no dia a dia, os valores organizacionais e tornar a cultura mais coesa denominam-se

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B. Fiquei um pouco confusa com essa questão, e até a errei rs. Mas encontrei algo que talvez ajude.
    Artefatos comportamentais: Ritos, rituais e cerimônias. Consideram-se estes elementos como atividades planejadas pela organização. Estes elementos da cultura expressam a cultura da organização. Para Deal e Kennedy: "Por trás de cada ritual há um mito que simboliza uma crença da cultura" . Cada organização tem seus rituais próprios oriundos das oportunidades surgidas, crenças e valores incorporados por sua cultura. Os ritos podem ser classificados como ritos de degradação, de reforço, de renovação, de redução de conflitos e ritos de integração. Essa classificação representa cada situação que os membros passam dentro da organização.
  • Segundo o professor Carlos Xavier:

    Quanto à aprendizagem da cultura organizacional pelos funcionários, ela se dá através de diferentes formas. As mais importantes para a aprendizagem da cultura são as histórias, rituais, símbolos e linguagem. Vamos ver cada uma delas:
    • Histórias e mitos: São constituídas pelos contos e histórias sobre o fundador da organização, memórias sobre momentos críticos para a organização, regras de conduta, etc. Na cultura organizacional, os acertos e erros da organização no passado são a base para a legitimação das práticas atuais.

    -Rituais: São sequencias de atividades repetitivas na organização que reforçam a forma de pensar e agir vigente e os valores organizacionais. Alguns rituais comuns são as celebrações de aniversários e de cumprimento das metas organizacionais, servindo também para motivar, integrar os funcionários e reduzir os conflitos.
    • Símbolos materiais: A organização física do local de trabalho, a arquitetura, o tamanho dos móveis e o layout do escritório, etc., tudo isso ajuda a definir o grau de diferenciação entre as pessoas e os comportamentos tipicamente aceitos. Constituem a comunicação não verbal da organização.
    • Linguagem: a linguagem é um meio de identificação efetivo das pessoas dentro de uma cultura ou subcultura da organização. Formas de falar, gírias próprias, tons de fala, maior ou menor formalização da linguagem, etc. fazem parte da cultura organizacional e, para pertencer ao grupo, os indivíduos devem estar adequados também à linguagem adotada.

    Abçs
  • Toda organização possui uma cultura própria que a identifica e que forma o conjunto que realça os seus costumes, suas crenças e seus valores.
    São os seguintes os componetes da cultura:
    • Artefatos;
    • Valores;
    • Pressupostos básicos;
    • Mitos;
    • Tabus;
    • Ritos: praticados com a finalidade de perpetuar, no dia a dia, os valores organizacionais e tornar a cultura mais coesa.
    Os ritos podem ser classificados, entre outros, como ritos de passagem (celebrações que enfatizam a mudança de uma situação para outra) ou ritos de iniciação (identificam momentos de entrada em determinada situação ou grupos, como, por exemplo, a apresentação de um empregado aos departamentos da empresa;

  • @Keller

    Qual  fonte do seu comentário ? Obrigado.
  • Alexandro,
    é de resumo que fiz ao estudar pelos materiais do ponto dos concursos, do professor Marcelo Camacho, e do euvoupassar, da professora Giovanna Carranza.


    Valeu pelo toque, Alexandro! Falha minha não ter citado a fonte mesmo...fica muito mais confiável estudar aqui pelo site quando as fontes são devidamente citadas
  • Muito bom e enriquecedores os comentário anteriores.

    Mas parece que para resolver a questão, bastava identificar quais dos componemtes são possíveis de serem praticados, como pede a questão. 

    As outras alternativas podem ser ouvidas, transmitidas, faladas, contadas, reproduzidas, mas não praticada.

    Isso torna a B correta.

    Acho raso da CESP cobrar este tipo de raciocínio dos concursandos que tanto se esforçam para compreender conceitos.

    Abraços!


  • Segundo Wagner III e Hollenbeck, ritos são atividades cerimoniais destinadas a comunicas ideias específicas ou a realizar determinados propósitos. A finalidade desse elemento da cultura, é justamente a de perpetuar os valores organizacionais e tornar a cultura cada vez mais coesa. Um exemplo claro disso são os ritos de passagem, realizados no ingresso ou na saída ds membros da organização. 

    É importante distinguir os ritos dos rituais e também das cerimônias. Os rituais são ações regularmente repetidas, para reforçar normas e valores culturais, ao passo que as cerimonias são eventos especiais, nos quais os membros da organização celebram os mitos, heróis e símbolos da empresa. 

  • Freitas (2010) define rituais, ritos e cerimônias como atividades planejadas que manifestam o lado concreto da cultura organizacional. Ainda menciona:


    Eles preenchem várias funções: comunicam a maneira como as pessoas devem se comportar na organização, sinalizam os padrões de intimidade e decoro aceitáveis, exemplificam a maneira como os procedimentos são executados, liberam tensões e ansiedades, visto que geralmente têm um lado criativo ou lúdico, dramatizam os valores básicos e exibem experiências que poderão ser lembradas com mais facilidade ou como exemplos (FREITAS, 2010, p. 17).



    Empresas cuidadosas têm sua atenção voltada para este aspecto, visto que resulta em adequação do indivíduo à cultura da organização, estabilidade do grupo, construção e partilha de regras em relação à forma de agir em certas situações, e a maneira de perceber o nível de importância das coisas (TRICE; BEYER, 1984; FREITAS, 2010).



  • professora q grava um video lendo as reposta é meio complicado ....

  • kkkkkkk essa professora lendo as respostas é uma vergonha. Nem se deu ao trabalho de decorar

  • Os rituais, ritos e cerimonias compreendem as atividades planejadas que manifestam o lado concreto da cultura organizacional.

     

    Os ritos são atividades cerimoniais destinadas a comunicação de ideias específicas ou a realizar determinados propósitos organizacionais. No entanto, os rituais são ações regularmente repetidas, para reforçar normas e valores culturais, ao passo que as cerimonias são eventos especiais, nos quais os membros da organização celebram os mitos, heróis e símbolos da empresa. Eles preenchem várias funções: comunicam a maneira como as pessoas devem se comportar na organização, sinalizam os padrões de intimidade e decoro aceitáveis que exemplificam a maneira como os procedimentos são executados, liberam tensões e ansiedades, visto que geralmente têm um lado criativo ou lúdico, dramatizam os valores básicos e exibem experiências que poderão ser lembradas com mais facilidade ou como exemplos (Freitas 2010, p.17)

     

    A finalidade desse elemento da cultura é justamente a de perpetuar os valores organizacionais e tornar a cultura cada vez mais coesa. Um exemplo claro disso são os ritos de passagem, realizados no ingresso ou na saída dos membros da organização.

     

    Fonte. Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol. 03 (Adm. Geral)

  • Gabarito - B

     


    Ritos de passagem - processos de admissão ou treinamento de pessoal.

     

    Ritos de degradação - usados para dissolver identidades sociais e retirar seu poder, como nos casos de demissão, afastamento de um alto executivo, “encostar alguém”, denunciar falhas/ incompetências publicamente.

     

    Ritos de reforço – celebrações públicas de resultados positivos.

     

    Ritos de renovação - visam a renovar as estruturas sociais e a aperfeiçoar seu funcionamento, como: programas de desenvolvimento organizacional, assistência aos empregados.

     

    Ritos de redução de conflitos – usados para restaurar o equilíbrio em relações sociais perturbadas, reduzindo os níveis de conflitos e agressão, como nos processos de negociação coletiva.

     

    Ritos de integração – visam a recarregar e reviver sentimentos comuns e manter as pessoas comprometidas com o sistema social; comumente usados nas festas de Natal, jogos, rodadas de cerveja.

     

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Opa beleza? Reuni os meus 2 anos de estudo de português p/ banca FCC num treinamento completo pra ajudar o pessoal aqui do QC. Se quiser participar o link é este: http://sergiofarias.kpages.online/inscricaotreinamento

     

    Dicas de estudos voltadas ao português da FCC -->  https://www.instagram.com/_sergiofarias_/?hl=pt-br