O Princípio da Casa dos Pombos ("Princípio do Azarado") é uma matéria que geralmente não está explícita nos editais. As bancas, no entanto, costumam cobrá-lo, mesmo que não deixem isso visível nos editais de concursos públicos.
No caso em análise, temos: 9 bolas, sendo: 3 brancas, 3 azuis e 3 vermelhas
1- Destacar palavras sinônimas de: no mínimo (ex.: pelo menos um) e certeza (ex.: garantir);
No caso em tela: pelo menos uma bola de cada cor
2- Somar os dois valores maiores. Eu tenho 2 valores maiores? Não, pois é tudo igual! Então, se eu tirar 3+3 =6, eu garanto uma de cada? Não! Pois pode ser que tire 3 amarelas e 3 vermelhas. Mas se eu tirar 3+3+1 = 7, eu garantirei que estarei com uma cor de cada? Sim!
Outros exemplos:
(CESGRANRIO/FUNASA/NM) Em uma gaveta, há 6 lenços brancos, 8 azuis e 9 vermelhos. Lenços serão retirados, ao acaso, de dentro dessa gaveta. Quantos lenços, no mínimo, devem ser retirados para que se possa garantir que, dentre os lenços retirados haja um de cada cor?
a. 11 b. 15 c. 16 d. 17 e. 18
1- Destacar palavras sinônimas de: no mínimo (ex.: pelo menos um) e certeza (ex.: garantir);
2- Pensar na pior hipótese ("pior possibilidade");
3- Somam-se os lenços: 6 brancos 8 azuis 9 vermelhos = 23 lenços. Se eu tirar 14 lenços, eu garanto que terei um lenço de cada cor? Com 14 lenços pode ser que eu tire 6 brancos e 8 azuis, ou seja, eu não garanto que tirarei uma cor de cada. Mas, e se eu escolher tirar 17 lenços (9 + 8), eu garanto que estarei com uma cor de cada? Não, pois eu posso ser tão "azarado" que poderia tirar todos lenços vermelhos e azuis, mas não a branca. Eu quero todas as cores! Se eu quiser todas as cores, eu terei que garantir que tirarei sempre os valores maiores acrescido de 1. Por que mais 1? Porque mais um é o outro valor. A resposta, então, é a letra E (18), ou seja, 17 ("9 V + 8 A") + 1 = 18. Neste caso, se eu tirar 18 lenços, garantirei uma cor de cada.