SóProvas


ID
794857
Banca
FCC
Órgão
TST
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre motivação, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • LETRA B 

    A)  necessidades humanas são o foco central da teoria dos dois fatores. (ERRADO) Não é foco central , é um dos focos mas não o único .
    B)
    motivação é algo intrínseco, embora alguns estudiosos acreditem ser discutível essa posição.(CORRETO) assim como diz chiavenato , motivação é um fator pessoal - não conseguindo assim fazer com que uma pessoa motive outra. posição controversa - mas é o que vem sendo aceito .
    c) motivação depende da necessidade financeira, considerada na teoria como necessidade básica.(ERRADO) Não depende da necessidade financeira , esta é um dos fatores  -  mas não o único .
    D)
    auto-realização é uma necessidade que se liga à estima e à consideração para ser atenuada.(ERRADO) Auto realização é a  necessidade  em que o indivíduo procura tornar-se aquilo que ele pode ser . 
    E)
    pagamento de salário é considerado fator motivacional. (ERRADO) Não é fator motivacional , é uma obrigação do contratante .
  • a) necessidades humanas são o foco central da teoria dos dois fatores. ERRADA - A teoria de Herzberg divide a necessidade humana em 2 fatores: os higiênicos (para Chiavenato, "essencialmente profiláticos e preventivos" relacionados ao AMBIENTE de trabalho) e motivacionais (relacionados com o conteúdo do trabalho realizado)  
    b) motivação é algo intrínseco, embora alguns estudiosos acreditem ser discutível essa posição. CORRETA
    c) motivação depende da necessidade financeira, considerada na teoria como necessidade básica. ERRADA Diversos teóricos, tais como Maslow e Herzberg, afirmavam justamente o contrário: o salário não motiva. Para Maslow, por exemplo, era uma necessidade de segurança; para Herzberg, um fator higiênico.  
    d) auto-realização é uma necessidade que se liga à estima e à consideração para ser atenuada. ERRADA - Acredito que o erro foi afirmar que a auto-realização está ligada à estima. Maslow diferenciou as estas duas categorias de necessidades. Estima -envolve o auto reconhecimento e o reconhecimento dos outros, o prestígio etc.; auto-realização - aquilo que dá prazer ao indivíduo.
    e) pagamento de salário é considerado fator motivacional. ERRADA Como afirmado na letra C, o salário não é considerado um fator motivacional. Pode, sim, predizer comportamento; não é, no entanto, um fator motivacional em si.
  • Complementando...

    A alternativa E está errada, porque salário NÃO é fator motivacional, e sim fator HIGIÊNICO.

    Teoria dos 2 fatores de Herzberg:
    Fatores motivacionais (internos): crescimento, autonomia, reconhecimento, etc.
    Fatores Higiênicos (externos): salário, condições de trabalho, etc.
  • o que não entendi é pq a letra A está errada. perai na teoria dos dois fatores tudo não é na verdade necessidade humana? necessidade de salário, segurança, reconhecimento, não são necessidades humanas?

  • ana carolina de oliveira,


    A letra A está errada pq a teoria dos dois fatores não foca nas necessidades humanas e sim, na dualidade das necessidades higiênicas (extrínsecas) e necessidades motivacionais (intrínsecas). As higiênicas não motivam, mas evitam "desmotivar". A motivacional é a que realmente motiva. 

  • Questão safada!

  • DISCORDO. O salário básico está incluso nas necessidades fisiológicas. Ou seja, a necessidade financeira é uma necessidade básica. Em relação ao item correto, várias teorias (autoeficácia, expectância e equidade) consideram que a motivação é regida por fatores extrínsecos, não sendo possível afirmar que a motivação é um fator intrínseco.

  • Segundo Lawler admite: Que o dinheiro pode motivar o desempenho e outros comportamentos.É cabe ressaltar, que existe a motivação intrínseca que é gerada por necessidade e motivo da pessoa , quando estudamos um tema que gostamos a motivação e intrínseca. Questão confusa.

  • A Letra A está errada porque os Fatores Motivacionais de Herzberg estão relacionado com as necessidades, mas não tem foco nas necessidades, assim como os fatores motivacionais de McGregor (X e Y).

  • a) Quando se fala em foco nas necessidades pensa-se na Pirâmida de Hierarquia das Necessidades de Maslow  e não na Teoria dos dois fatores de Hezberg.


    b) CERTO


    c) necessidade financeira = fisiológica = básica ou primária = impede a não insatisfação 


    d) Auto-realização é diferente hierarquicamente de Estima


    e) Salário = Fator Higiênico (Hezberg) / Necessidade Fisiológica (Maslow)

  • Para mim, a Teoria dos Dois Fatores tem sim como foco central as necessidades humanas! Claro que tem! Hezberg, ao elaborar essa teoria divide as NECESSIDADES HUMANOS em dois grupos (higiênicas e motivacionais). Ora, a teoria é focada em quê, se não nas necessidades?! 

  • Na minha deu errado, o que está certo é a

     D- auto-realização é uma necessidade que se liga à estima e à consideração para ser atenuada. CORRETA.

  • A teoria do dois fatores foca nos fatores extrínsecos (higiênicos) x fatores intrínsecos (motivacionais). Remuneração não é motivacional e sim higiênico!

  • A B está correto, no entanto se ela dissesse que a Motivação é algo EXTRÍNSECA também estaria correta. Pois segundo a Andréia Ribas, Enquanto a motivação Intrinseca refere-se à motivação gerada por necessidade e motivos da pessoa, a motivação extrínseca refere-se à motivação gerada por processos de reforço e punição.

  • - LETRA B - 

     

    Sobre d) 

     

    Autorrealização: Capacidade de buscar o crescimento, alcançar o potencial e autosatisfação. 

    Estima: Diz respeito a si mesmo, ego, autonomia e êxitos. E fatores externos como status, reconhecimento e atenção.

     

    Avante!

     

  • Teoria dos dois fatores - Herzberg 

     

    Fatores motivacionais (influenciam a satisfação - fatores intrínsecos)

    - Crescimento pessoal

    - Conteúdo do trabalho

    - Exercício da responsabilidade

    - Reconhecimento 

    - Realização

     

    Fatores higiênicos (influenciam a insatisfação - fatores extrínsecos)

    - Salários

    - Relacionamentos pessoais

    - Condições de trabalho

    - Supervisores

    - Segurança

    - Políticas da empresa

     

    Prof. Rodrigo Rennó - Estratégia Concursos

  • GAB B

    Comentando as outras alternativas:

    A – errado – o foco central na teoria dos dois fatores são os fatores que causam a satisfação e a insatisfação no ambiente de trabalho. / As necessidades humanas são o foco da Teoria de Maslow

    C e E – errada – Dinheiro e pessoas não motivam ninguém (repita esse mantra, rs). Por exemplo, para Hezberg Fatores higiênicos / extrínsecos/ insatisfacientes (contexto do cargo): previnem a insatisfação, mas, por outro lado, não são suficientes para provocar satisfação.

     
    D – autorrealização será buscada após a estima, hierarquicamente diferente

    Ver pirâmide da hierarquia das necessidades de Maslow

  • GAB B - encontrei a resposta no meu resumo sobre a Teoria do reforço de Skinner

     

    Teoria do Reforço - Skinner

    Apesar da posição dominante ser a “motivação intrínseca”, há quem discuta a existência de uma “motivação extrínseca”, que seria composta por elementos que vêm de fora do indivíduo para motivá-lo, especialmente de punições e reforços de diversas naturezas. Assim, caberia ao gerente apenas apresentar elementos ao seu funcionário na expectativa de que esse se motivasse sozinho. 

     

    Atenção: Na sua prova, a não ser que a questão cobre especificamente esta percepção, leve que a motivação é (de forma geral) um processo intrínseco ao ser humano! (prof° Carlos Xavier - Estratégia Concursos)

     

    A teoria do reforço estabelece que o comportamento do indivíduo será resultado de estímulos do ambiente (os reforços).

     

    A aplicação da Teoria do Reforço na gestão é, em grande parte, decorrente dos estudos de Skinner sobre o condicionamento operante. Para ele, se as pessoas fossem submetidas a consequências positivas em decorrência de um comportamento desejado, elas tenderiam a adotar esse comportamento de forma mais frequente.

     

    Assim, não se trata, em sentido estrito, de uma teoria motivacional, uma vez que não considera aspectos internos ao indivíduo diretamente, mas apenas seu comportamento como resposta a estímulos ambientais que podem ser controlados pela organização.

     

    Essa teoria afirma que o reforço condiciona o comportamento. Ou seja, os indivíduos podem ser manipulados a se comportarem de certa maneira, de acordo com os estímulos aplicados a eles.

    Assim, se queremos que os funcionários cheguem sempre cedo, deveremos instituir um prêmio de assiduidade. Se quisermos que os vendedores atinjam as metas, deveremos pagar um bônus aos que atingirem. Essa teoria, como já devem estar pensando, é uma das mais utilizadas no meio organizacional.

    A teoria do reforço não toma conhecimento do que se passa no “interior” da pessoa (como as emoções, expectativas, atitudes etc.), apenas do que acontece com o indivíduo quando ele age.

    Assim, essa teoria é muito criticada pelo seu aspecto “manipulador” das pessoas. Apesar disso, seu impacto não é renegado. Apenas não se acredita mais que o reforço seja o único fator que gera uma maior motivação e, por consequência, um melhor desempenho.

     

    De acordo com a teoria, as ferramentas que um gestor de pessoas poderia utilizar iriam desde um estímulo positivo (um prêmio, por exemplo) até um estímulo negativo (uma punição). 

    Estímulos positivos tenderiam a reforçar o comportamento, ao passo que os estímulos negativos buscariam anular um comportamento indesejado.

    As estratégias seriam quatro: reforço positivo, reforço negativo, punição e extinção.

    Rodrigo Rennó e Prof. Carlos Xavier

  • LETRA B 

    A)  necessidades humanas são o foco central da teoria dos dois fatores. (ERRADO) Trata de fatores higiênicos (extrínsecos) e fatores motivacionais (intrinsecos)
    B)motivação é algo intrínseco, embora alguns estudiosos acreditem ser discutível essa posição.(CORRETO) 
    c) motivação depende da necessidade financeira, considerada na teoria como necessidade básica.(ERRADO) Necessidade financeira, na teoria bifatorial, está correlacionada com os fatore Higiênicos.
    D)auto-realização é uma necessidade que se liga à estima e à consideração para ser atenuada.(ERRADO) para ser atenuada (diminuida?) hãn
    E)pagamento de salário é considerado fator motivacional. (ERRADO) Salário é fator Higiênico.

  • Resposta correta: alternativa B.

    a) Errada: a Teoria dos Dois Fatores de Herzberg distingue dois tipos de fatores: motivacionais higiênicos. Os primeiros dizem respeito àquilo que motiva as pessoas, ou seja, se estiverem presentes irão impactar positivamente na motivação - exemplos: perspectiva de crescimento, responsabilidades do cargo, etc. Já os fatores higiênicos não geram satisfação quando presentes, mas têm impactos negativos quando ausentes - exemplos: salário, segurança, relações pessoais, etc. As necessidades humanas são o ponto chave da Teoria das Necessidades de Maslow.

    b) Correta: segundo Herzberg, os fatores motivacionais são intrínsecos, pois decorrem da própria atividade do cargo - exemplo: perspectiva de crescimento; já os fatores higiênicos são extrínsecos, pois decorrem de fatores externos ao cargo, como salário e segurança.

    c) Errada: na Teoria dos Dois Fatores o salário é um fator higiênico e não motivacional. Já na Teoria das Necessidades de Maslow, as necessidades básicas são as fisiológicas, tais como comida e água. O fator financeiro ocorre indiretamente como forma de obter as necessidades básicas (salário básico).

    d) Errada: segundo Maslow, existe uma hierarquia entre as necessidaeds na seguinte ordem (da mais básica para a mais alta): fisiológicas, segurança, sociais, estima e auto-realização. Para atender a necessidade superior, deve-se primeiro atender a necessidade inferior. Logo, não há essa ligação para ser atenuada.

    e) Errada: essa é a principal pegadinha sobre a Teoria dos Dois Fatores de Herzberg. Segundo a teoria, o salário não é um fator motivacional, na verdade trata-se de um fator higiênico.

  • LETRA B.

    Motivação é um fator intrínseco, embora alguns estudiosos discordem dessa posição.

  • Comentário:

    Lembra que falamos na teoria que a doutrina dominante defende que a motivação é um processo intrínseco ou interno, vindo de dentro do indivíduo? Bem, é exatamente isso que veio sendo pedido nessa questão. É importante salientar também que esse não é um entendimento unânime, há quem discorde alegando que a liderança, reforço, punição e o meio ambiente desenvolvem uma influência grande sobre a motivação das pessoas. Opção correta é a assertiva b).

     

    Posto isso, vamos às demais alternativas:

    a)   Errado. O foco principal da teoria de Herzberg é na dualidade das necessidades, e não nelas em si próprias. Além disso, a Teoria Bifatorial possui enfoque em como as empresas devem motivar os trabalhadores através do enriquecimento de cargos e tarefas, incrementando as atividades de forma a trazer desenvolvimento profissional às pessoas. Esta teoria divide as necessidades humanas em fatores higiênicos (ligados à sobrevivência do indivíduo) e fatores motivadores (ligados ao trabalho e às tarefas em si).

    b)   Correto, como já explicado acima.

    c)   Errado, na teoria de Herzberg, por exemplo, os fatores motivadores são os que realmente trazem motivação aos indivíduos, e não estão relacionados com a retribuição financeira, constante dos fatores higiênicos.

    d)   Errado, pois, de acordo com a Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow, a estima e a consideração estão ligadas às necessidades de estima, e não de autorrealização.

    e)   Errado, pagamento de salário é considerado fator higiênico, por Herzberg.

    Gabarito: B

  • Motivação: Fatores intrínsecos e extrínsecos.