SóProvas


ID
794866
Banca
FCC
Órgão
TST
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Teorias situacionais ou contingenciais apontam para dois tipos de liderança: as orientadas para pessoas e as orientadas para

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B COMENTÁRIOS: As teorias situacionais ou contingenciais de forma geral afirmam que o  líder deve adequar o seu estilo a cada situação, assim, a depender de  fatores contingenciais do ambiente e do subordinado o líder pode adotar  uma orientação para pessoas ou para tarefa.
  • nunca cai uma dessas quando eu faço prova!
  • Teorias situacionais ou contingenciais apontam para dois tipos de liderança: as orientadas para pessoas e as orientadas para PROCESSOS (TAREFAS). Esse ponto é comum com os estilos de liderança . Porém, a diferença é que a teoria contigencial analisa o ambiente. 

     

    fonte : RIBAS, 2014.

  • Modelo de Liderança de Fiedler

    Sua obra deu início à era da contingência situacional em meados da década de 60. Essa teoria afirma que a eficácia do grupo depende de uma combinação adequada entre o estilo do líder e a exigência da situação (Fielder também enxerga o estilo de liderança orientado para relacionamento ou para a tarefa).

    A noção básica do modelo de Fiedler é a de que se deve identificar o estilo do líder e encaixá-lo com a situação que mais favorece seu estilo de liderança.

    Fiedler distingue os estilos de liderança em dois: os lideres focados na tarefa (que daria mais importância aos resultados e metas do que às pessoas) e os líderes focados no relacionamento pessoal (que daria mais importância às pessoas do que no alcance das metas).

    As situações, pelo autor, teriam três principais elementos: a relação entre o líder e seus subordinados, a estrutura da tarefa (tarefas estruturadas são mais rotineiras e tarefas menos estruturadas são mais ligadas a atividades inovadoras e criativas) e o poder de autoridade do líder. Estes elementos combinados formariam oito dimensões, da mais favorável a mais desfavorável.

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes

  • Exemplos de Teorias Contingenciais: Padrões de liderança, Teoria de Fiedler e Teoria caminho-meta.

  • Segundo a abordagem situacional (ou contingencial) existem dois tipos de liderança: liderança centrada na tarefa ou liderança centrada nas pessoas. Vejamos o que Chiavenato (2012) diz a respeito:

    "- Liderança centrada na tarefa (job centered). Trata-se de um estilo de liderança preocupado estritamente com a execução da tarefa e com os seus resultados. É típica das empresas ou unidades que costumam concentrar as pessoas em cargos desenhados segundo o modelo clássico, de maneira padronizada e isolada. É a liderança preocupada exclusivamente com o trabalho e em conseguir que as coisas sejam feitas de acordo com os métodos preestabelecidos e com os recursos disponíveis. Lembra a Teoria X de McGregor.

    - Liderança centrada nas pessoas (employee - centered). Trata-se de um estilo preocupado com os aspectos humanos dos subordinados e que procura manter uma equipe de trabalho atuante, com uma maior participação nas decisões. Dá mais ênfase às pessoas que ao trabalho em si, procurando compreender e ajudar os subordinados, e preocupando-se mais com as metas do que com os métodos, sem descuidar-se do nível de desempenho desejado. Lembra a Teoria Y de McGregor." (grifos nossos)

    Não se pode dizer que um estilo é melhor que o outro, mas sim que um é mais adequado em determinada situação. Naquelas em que o trabalho é repetitivo e que não se exige muita criatividade do funcionário, o estilo voltado para as tarefas é melhor. Todavia, para o trabalho em que se exige um funcionário com grande criatividade, o estilo centrado nas pessoas é mais adequado.

    Diante do exposto, percebe-se que a alternativa correta é a letra B.

  • GABARITO: LETRA B.

    Liderança orientada para tarefas e orientada para pessoas.

  • LETRA B CORRETA

    1 – Liderança Autocrática (ou centralizador): Este tipo de liderança é focado nos resultados. Seu estilo concentra a maior parte dos trabalhos em si, seja por paixão pelo que faz, ou por falta de confiança. Às vezes leva em consideração as opiniões do grupo, mas a sua opinião tem peso maior. Firme em suas decisões e comentários, e não tolera membros descomprometidos. Uma das figuras mais marcantes deste tipo é o co-fundador da Apple, Steve Jobs.

    2 – Liderança Democrática: Tipo de liderança voltada para o grupo e suas decisões. Para o líder democrático os membros da equipe têm voz e podem e devem dar sua opinião nos assuntos abordados. O líder democrático possui um ótimo jogo de cintura e possui a capacidade de mediar conflitos. Respeitador e ligado a questões morais, sabe fazer política.

    3 – Liderança Liberal: Esse tipo de liderança é indicada quando o líder está à frente de uma equipe madura e autossuficiente, onde os membros da equipe possuem liberdade para tomar decisões. Porém, se a equipe não possuir tal maturidade, este tipo de liderança pode ser prejudicial para o andamento dos objetivos, uma vez que este tipo de líder não possui pulso para punir erros.

  • Teorias situacionais ou contingenciais, Teoria da liderança bidimensional ou teoria do grid (grade) gerencial

    • afirma que tarefas e pessoas não são polos opostos, ou seja, ela permite que o líder possa combinar dois tipos de comportamentos ao mesmo tempo.
    • duas dimensões do comportamento do líder: orientação para o funcionário e orientação para a produção (tarefa). - FCC

     

    • Liderança para Tarefas

     

    • Como o próprio nome já diz, é um estilo de liderança voltado para as tarefas. Um exemplo disso é aquele líder que faz o trabalho operacional e estratégico, que está sob sua responsabilidade, como ninguém. Isso faz dele uma verdadeira referência no que faz.

     

    • Liderança para Pessoas

     

    • Esse já é um estilo voltado para o relacionamento, para a grande facilidade em lidar com pessoas. Sua atividade se torna evidente em tudo aquilo que está relacionado à comunicação e à interação com os demais profissionais que estão ao seu redor.