SóProvas


ID
795115
Banca
FCC
Órgão
TRF - 5ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O aprimoramento de questões que dizem respeito à vida da própria empresa, sua composição, sua estrutura, seu desenvolvimento, seus pontos fracos e fortes, seu presente e futuro é parte do desenvolvimento gerencial e dos talentos da organização. Nesse particular, é bastante utilizada, tanto para conhecer e trocar experiências com o mercado, quanto para avaliar as próprias políticas internas da empresa, uma técnica denominada

Alternativas
Comentários
  • O Benchmarking foi introduzido em 1979 pela Xerox, como um "processo contínuo de avaliar produtos, serviços e práticas dos concorrentes mais fortes e daquelas empresas que são reconhecidas como líderes empresariais".
    O benchmarking visa a desenvolver a habilidade dos administradores de visualizar no mercado as melhores práticas administrativas das empresas consideradas excelentes (benchmarks) em certos aspectos, comparar a mesmas práticas vigentes na empresa focalizada, avaliar a situação e identificar as oportunidades de mudança dentro da organização.

    Fonte: Chiavenato. Administração Geral e Pública, 2012, p.281
  • Correta a letra "E"
    Mas vejamos sobre Empowerment
    O empowerment parte da idéia de dar às pessoas o poder, a liberdade e a informação que lhes permitem tomar decisões e participar ativamente da organização. A utilização de equipes autodirigidas e a adoção de sistemas orgânicos de administração e culturas participativas e abertas nas organizações significam que estas estão tentando difundir e compartilhar o poder com todos os seus membros, abrindo mão do controle centralizado, e isto parece ser a solução viável que promove rapidez, flexibilidade e capacidade de decisão da organização.
    O empowerment se assenta em quatro bases principais:
    Poder – dar poder às pessoas, delegando autoridade e responsabilidade em todos os níveis da organização. Isso significa dar importância e confiar nas pessoas, dar-lhes liberdade e autonomia de ação.
    Motivação – proporcionar motivação às pessoas para incentivá-las continuamente. Isso significa reconhecer o bom desempenho, recompensar os resultados, permitir que as pessoas participem dos resultados de seu trabalho e festejem o alcance das metas.
    Desenvolvimento – dar recursos às pessoas em termos de capacitação e desenvolvimento pessoal e profissional. Isso significa treinar continuamente, proporcionar informações e conhecimento, ensinar continuamente novas técnicas, criar e desenvolver talentos na organização.
    Liderança - proporcionar liderança na organização. Isso significa orientar as pessoas, definir objetivos e metas, abrir novos horizontes, avaliar o desempenho e proporcionar retroação.
    O empowerment não é algo fixo, mas funciona em um continuum que vai desde um baixo até um elevado grau de delegação de poder. Quando esse grau é elevado, estamos diante de equipes de alto desempenho graças à excelência da sua dinâmica e aos resultados proporcionados.
  • Nem li as alternativas, mas sim procurei palavras chaves: ""conhecer e trocar experiências com o mercado" "ambiente interno". Claro que sabendo o conceito de Benchmarking.

     

    GAB LETRA E

  • Principais benefícios do Benchmarking são:

    - Sintonizar a empresa com as melhores práticas do mercado;

    - Aperfeiçoamento da cultura do “melhoramento contínuo” da empresa;

    - Melhora da comunicação empresarial;

    - Profissionalização dos processos da empresa;

    - Melhor visão dos processos e, consequentemente, melhores oportunidades para terceirização de alguns destes processos;

    - Diminuição do número de erros;

    - Redução de custos.

     

     

    Benchmarking, tradicionalmente, se divide em 5 tipos:

    Benchmarking interno: ponto de referência passa a ser os processos internos da própria empresa; corporações que buscam implantar as melhores praticas de negócio de uma unidade de negócio para outras.

    Benchmarking competitivo:  o ponto de referência passa a ser o resultado dos principais concorrentes.

    Benchmarking funcional:  o ponto de referência é o resultado do melhor processo semelhante em relação aos outros dentro de uma mesma empresa.

    Benchmarking genérico:  o ponto de referência ocorre em algum resultado ou processo de empresas de tipo de negócios diferentes.

    Benchmarking colaborativo: o ponto de referência ocorre em algum resultado ou processo em colaboração de algum tipo de grupo de empresas.

     

     

    Principais passos no desenvolvimento do Benchmarking são:

    A definição do projeto de Benchmarking;

    Escolha da referência;

    Determinação dos métodos de mensuração;

    Coleta de dados;

    Análise dos dados;

    Apresentação dos resultados;

    Discussão dos resultados com a escolha de metas e melhorias nos procedimentos;

    Criação de planos de melhoria e controle dos novos procedimentos;

    Monitoração e progresso do projeto.

     

    fonte: http://www.sobreadministracao.com/o-que-e-o-benchmarking/

  • O que é o BENCHMARKING.

    coletar informações de uma empresa e comparar com uma empresa de sucesso. 

  • Não entendi...