SóProvas


ID
795166
Banca
FCC
Órgão
TST
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O XP (Extreme Programming) utiliza uma abordagem orientada a objetos como seu paradigma de desenvolvimento predileto. Ele

Alternativas
Comentários
  • O XP (Extreme Programming) utiliza uma abordagem orientada a objetos como seu paradigma de desenvolvimento predileto. Ele
    a) (CORRETA) recomenda que duas pessoas trabalhem juntas para criar o código correspondente a uma história.
    - Pair Programming é uma das práticas do XP - Programadores trabalham em pares, checando (validando) mutuamente o trabalho feito.
    b) (ERRADA) recomenda que a equipe XP e os clientes trabalhem de forma separada para não mudar o compromisso básico definido para a versão a ser entregue.
    - Cliente sempre presente é uma das práticas do XP - O cliente, com conhecimento do negócio, deve estar disponível de forma integral para a equipe.
    c) (ERRADA) segue rigorosamente o princípio FDD - Feature Driven Development.
    - O XP não segue rigorosamente o FDD, na verdade trata-se de metodologias ágeis distintas que apenas são Valeu Driven
    d) (ERRADA) recomenda que depois que as histórias forem desenvolvidas e o trabalho preliminar do projeto for feito, a equipe XP avance diretamente para o código.
    - O XP apoia diretrizes de desenvolvimento que enfatizam entregas em contraposição à análise e projeto.
    e) (ERRADA) inclui um conjunto de regras e práticas que ocorrem no contexto de 3 atividades de arcabouço: projeto, implementação e entrega.
    - Não existem regras no XP, apenas práticas e valores.
  • A nomenclatura "história" causa muito desconforto nessa questão. Mas as letras b a e estão todas erradas, como o colega já apontou.
  • Em relação a letra E: de acordo com Pressman, sexta edição, pg 63
    O XP inclui um conjunto de regras e práticas que ocorrem no contexto de quatro atiivdades de arcabouço: planejamento, projeto, codificação e teste.

    Em relação a letra D: de acordo com Pressman, sexta edição, pg 65
    O XP recomenda que depois que as histórias forem desenvolvidas e o trabalho preliminar de projeto for feito, a equipe não avance para o código mas, em vez disso, desevnovla uma série de testes unitários que exercitarão cada uma das histórias que devem ser incluídas na versão atual (incremento do sw).
  • Gaba: Letra A

    Pair Programming (Programação em dupla)

    Todo código de produção é desenvolvido por duas pessoas trabalhando com o mesmo teclado, o mesmo mouse e o mesmo monitor, somando forças para a implementação do código. À primeira vista pode parecer loucura, pois se imagina estar gastando dois recursos humanos ao mesmo tempo para fazer a mesma tarefa e sem possibilidade de avanço substancial no projeto. Mas na verdade, essa prática tem pontos positivos como:

    Compartilhamento de conhecimento sobre das regras de negócio do projeto por todos da equipe de desenvolvimento;

    Fortalece a prática de Propriedade Coletiva do Código;

    Nivelação de conhecimento técnico dos programadores;

    Elevação dos níveis de atenção ao código produzido, pois um “supervisiona” e orienta o trabalho do outro. Dessa forma, minimiza-se a possibilidade de erros no código, erros de lógica e produção de um código fora dos padrões estabelecidos pela equipe.

  •  a)recomenda que duas pessoas trabalhem juntas para criar o código correspondente a uma história. 

    XP prega programação a 2 com testes antes do codigo. As atividades do arcabouço sao 4: planejamento, projeto, codigo & testes.