SóProvas


ID
796591
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

O romantismo é o período literário em que se consolidam as linhas gerais da formação da literatura brasileira, antecedida por três séculos de manifestações literárias que ainda não constituíam um sistema literário. Este sistema será marcado, entre outros aspectos, por dinâmica entre influências vindas de fora e influências surgidas da vida cultural interna. De modo geral, apesar da crescente importância dos influxos internos, os influxos externos predominam como contexto de orientação do sistema literário.
Que período da literatura nacional representa a inversão dessa dinâmica e marca o momento em que, não somente os influxos internos subjugam os externos, mas também nos veremos, pela primeira vez, influenciando as literaturas estrangeiras (marcadamente a de Portugal)?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B. 
    •  Modernismo – 2ª Fase (1930 a 1945) Prosa Regionalista Profª Mª Cristina A. Biagio Cândido Portinari
    • 2. Principais características: Consciência do subdesenvolvimento; Neorrealismo; Radicalização Ideológica; Predomínio da Narrativa Regional; Denúncia Social; Romance Psicológico.
    • 3. Contexto Histórico: Brasil – um país que cresce com muitos problemas; 2ª Guerra Mundial; O Brasil e o mundo vivem profundas crises nas décadas de 30 e 40.
    • Características da prosa neorrealista: Romances caracterizados pela denúncia social; Verdadeiro documento da realidade brasileira; O regionalismo ganha força – busca do homem brasileiro nas diversas regiões; Os romances tratam do surgimento da realidade capitalista, a exploração das pessoas, movimentos migratórios, miséria, fome, a seca, entre outros temas.
    • FONTE - PROF. Mª CRISTINA.
  • A segunda fase do Modernismo é marcada pelo romance regionalista, em que os escritores desta época, como Rachel de Queiroz e Graciliano Ramos, se destacam por adotarem uma visão crítica das relações sociais, com foco no homem hostilizado pelo ambiente, pela terra, pela seca, pela cidade. Temas sociais como a seca no Nordeste, o cangaço, e a crise nos engenhos de açúcar marcaram o enredo das obras. A visão voltada para o interior do país ganha repercussão na época, a ponto das obras serem exportadas para outros países, entre eles Portugal. 


    A alternativa que responde a questão é a letra B.