SóProvas



Questões de Modernismo: Concretismo


ID
516757
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2008
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

São Paulo vai se recensear. O governo quer saber quantas pessoas governa. A indagação atingirá a fauna e a flora domesticadas. Bois, mulheres e algodoeiros serão reduzidos a números e invertidos em estatísticas. O homem do censo entrará pelos bangalôs, pelas pensões, pelas casas de barro e de cimento armado, pelo sobradinho e pelo apartamento, pelo cortiço e pelo hotel, perguntando:

— Quantos são aqui?
Pergunta triste, de resto. Um homem dirá:
— Aqui havia mulheres e criancinhas. Agora, felizmente, só há pulgas e ratos.
E outro:
— Amigo, tenho aqui esta mulher, este papagaio, esta sogra e algumas baratas. Tome nota dos seus nomes, se quiser. Querendo levar todos, é favor... (...)
E outro:
— Dois, cidadão, somos dois. Naturalmente o sr. não a vê. Mas ela está aqui, está, está! A sua saudade jamais sairá de meu quarto e de meu peito!

Rubem Braga. Para gostar de ler. v. 3. São Paulo: Ática, 1998, p. 32-3 (fragmento).

O fragmento acima, em que há referência a um fato sócio-histórico — o recenseamento —, apresenta característica marcante do gênero crônica ao

Alternativas
Comentários
  • A crônica é um estilo literário que apresenta fatos do cotidiano com linguagem literária. No texto, há fatos fictícios ligados a verídicos, ou seja, o recenseamento que o governo fez está representado através de personagens criados pelo autor para enfatizar a problemática de tal acontecimento. Logo, a questão E é a correta.

  • Isso é questão de Português, não história 

  • Esta questão é de LITERATURA e é sobre GÊNEROS LITERÁRIOS!

  • Alguém explica o erro da alternativa D

  • o texto não evoca e o gênero crônica mão tem como objetivo principal a informação, como acontece com os textos jornalísticos.


ID
796591
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

O romantismo é o período literário em que se consolidam as linhas gerais da formação da literatura brasileira, antecedida por três séculos de manifestações literárias que ainda não constituíam um sistema literário. Este sistema será marcado, entre outros aspectos, por dinâmica entre influências vindas de fora e influências surgidas da vida cultural interna. De modo geral, apesar da crescente importância dos influxos internos, os influxos externos predominam como contexto de orientação do sistema literário.
Que período da literatura nacional representa a inversão dessa dinâmica e marca o momento em que, não somente os influxos internos subjugam os externos, mas também nos veremos, pela primeira vez, influenciando as literaturas estrangeiras (marcadamente a de Portugal)?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B. 
    •  Modernismo – 2ª Fase (1930 a 1945) Prosa Regionalista Profª Mª Cristina A. Biagio Cândido Portinari
    • 2. Principais características: Consciência do subdesenvolvimento; Neorrealismo; Radicalização Ideológica; Predomínio da Narrativa Regional; Denúncia Social; Romance Psicológico.
    • 3. Contexto Histórico: Brasil – um país que cresce com muitos problemas; 2ª Guerra Mundial; O Brasil e o mundo vivem profundas crises nas décadas de 30 e 40.
    • Características da prosa neorrealista: Romances caracterizados pela denúncia social; Verdadeiro documento da realidade brasileira; O regionalismo ganha força – busca do homem brasileiro nas diversas regiões; Os romances tratam do surgimento da realidade capitalista, a exploração das pessoas, movimentos migratórios, miséria, fome, a seca, entre outros temas.
    • FONTE - PROF. Mª CRISTINA.
  • A segunda fase do Modernismo é marcada pelo romance regionalista, em que os escritores desta época, como Rachel de Queiroz e Graciliano Ramos, se destacam por adotarem uma visão crítica das relações sociais, com foco no homem hostilizado pelo ambiente, pela terra, pela seca, pela cidade. Temas sociais como a seca no Nordeste, o cangaço, e a crise nos engenhos de açúcar marcaram o enredo das obras. A visão voltada para o interior do país ganha repercussão na época, a ponto das obras serem exportadas para outros países, entre eles Portugal. 


    A alternativa que responde a questão é a letra B.

ID
874117
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UNEAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

“Podemos até, antecipando-nos à leitura do soneto, anunciar o princípio de construção de que se serviu "o autor" no texto que vamos estudar: a extensão sintagmática das frases do poema, o léxico escolhido, o tom e sonoridades têm a medida – exata! – da profundidade da emoção experimentada pelo eu-lírico, numa estreita e regular correspondência (perdoem-nos mais uma vez o uso da palavra suspeita). Esse é, não percamos de vista, o fundamento que subjaz à organização do poema” (Roberto Sarmento Lima – O círculo e a palavra constantes do poema lírico).


Soneto IV de Via-Láctea

Como a floresta secular, sombria,

Virgem do passo humano e do machado,

Onde apenas, horrendo, ecoa o brado

Do tigre, cuja agreste ramaria.

Não atravessa nunca a luz do dia,

Assim também, da luz do amor privado,

Tinhas o coração ermo e fechado,

Como a floresta secular, sombria...

Hoje, entre os ramos, a canção sonora

Soltam festivamente os passarinhos.

Tinge o cimo das árvores a aurora...

Palpitam flores, estremecem ninhos...

E o sol do amor, que não entrava outrora,

Entra dourando a areia dos caminhos.



Pelas características apresentadas no texto e pelas encontradas no poema acima (rimas raras, preferência pelo rigor formal do soneto, medição das ideias, dentre outras), podemos afirmar que Roberto Sarmento Lima refere-se ao poeta ____________, ligado ao movimento denominado _______________, respectivamente.

Alternativas

ID
1547092
Banca
UniCEUB
Órgão
UniCEUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Sobre o Modernismo brasileiro, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
1548052
Banca
UFCG
Órgão
UniCEUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Relacione as obras abaixo às respectivas escolas literárias e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) CASA DE PENSÃO


    O quarto respirava todo um ar triste de desmazelo e boêmia. Fazia má impressão estar ali: o vômito de Amâncio secava-se no chão, azedando a ambiente; a louça, que servira ao último jantar, ainda coberta de gordura coalhada, aparecia dentro de uma lata abominável, cheia de contusões e comida de ferrugem. Uma banquinha, encostada à parede, dizia com o seu frio aspecto desarranjado que alguém estivera aí a trabalhar durante a noite, até que se extinguira a vela, cujas últimas gotas de estearina se derramavam melancolicamente pelas bordas de um frasco vazio de xarope Larose, que lhe fizera às vezes de castiçal. Num dos cantos amontoava-se roupa suja; em outro repousava uma máquina de fazer café, ao lado de uma garrafa de espírito de vinho. Nas cabeceiras das três camas e ao comprido das paredes, sobre jornais velhos e desbotados, dependuravam-se calças e fraques de casimira: em uma das ombreiras da janela havia umas lunetas de ouro, cuidadosamente suspensas de um prego. Por aqui e por ali pontas esmagadas de cigarro e cuspilhadas ressequidas. No meio do soalho, com o gargalo decepado, luzia uma garrafa.

( ) MEU ANJO

Meu anjo tem o encanto, a maravilha
Da espontânea canção dos passarinhos;
Tem os seios tão alvos, tão macios
Como o pelo sedoso dos arminhos.

...

( ) BEBA COCA COLA

beba coca cola
babe       cola
beba coca
babe cola caco
caco
cola

            c l o a c a
1 - Romantismo
2 - Naturalismo
3 - Concretismo



Alternativas

ID
2236723
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

                                        Casamento

Há mulheres que dizem:

Meu marido, se quiser pescar, pesque,

mas que limpe os peixes.

Eu não. A qualquer hora da noite me levanto,

ajudo a escamar, abrir, retalhar e salgar.

É tão bom, só a gente sozinhos na cozinha,

de vez em quando os cotovelos se esbarram,

ele fala coisas como “este foi difícil”

“prateou no ar dando rabanadas” e

faz o gesto com a mão.

O silêncio de quando nos vimos a primeira vez

atravessa a cozinha como um rio profundo.

Por fim, os peixes na travessa,

vamos dormir.

Coisas prateadas espocam:

somos noivo e noiva.

                            PRADO, A. Poesia reunida. São Paulo: Siciliano, 1991

O poema de Adélia Prado, que segue a proposta moderna de tematização de fatos cotidianos, apresenta a prosaica ação de limpar peixes na qual a voz lírica reconhece uma

Alternativas
Comentários
  • No poema de Adélia Prado, evidencia-se a cumplicidade de um casal. O eu lírico apresenta-se como uma esposa que, em vez de se ressentir com a prosaica tarefa de limpar peixes, como o fazem algumas mulheres, aproveita o momento para aproximar-se mais afetuosamente de seu marido, que acabara de trazer o pescado para seu lar.

    Resposta: E

    http://nossoexercicio.pet-ufvjm.org/exid/2858

  • Essa dá pra deduzir...

    a) no texto não há referência à expectativa do marido em relação à esposa

    b) não é mencionado no texto

    c) não é o que a autora apresenta

    d) dissonância é discordância, o texto traz o contrário disso

    e) há cumplicidade quando ela fala de levantar a qualquer hora para ajudar, os dois sozinhos, os cotovelos esbarrando, ele contando como foi difícil, as lembranças do primeiro encontro e por fim os dois indo dormir juntos

  • Lindo poema!!

  • Letra E

    Cumplicidade no casamento: a conotação geralmente atribuída a esta atitude é positiva porque demonstra harmonia, companheirismo e entendimento...A cumplicidade numa relação também envolve parceria, confiança e apoio nas mais diversas decisões a serem tomadas.

    -Distante da ideia de propagar a noção da mulher como submissa aos afazeres da casa, o poema de Adélia prado visa destacar a união e a cumplicidade entre o casal de forma harmônica e natural, tratando de forma simples elementos do cotidiano.

  • Um dos poemas mais singelos que já vi em provas de vestibular. Lindo! A vida simples é tudo de bom!

  • Foi a E, pois o texto mostra a perspectiva de uma mulher que por gosto limpava os peixes com o marido. Demonstrando que ela é como uma cumplice da pescaria/casamento ou até da relação que eles tem.

  • Todas as questões poderiam ser assim.


ID
2249494
Banca
UNESPAR
Órgão
UNESPAR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Leia atentamente o poema a seguir, de Paulo Leminski, para assinalar a ÚNICA ALTERNATIVA INCORRETA.
[...]
“Meiodia três cores
Eu disse vento
E caíram todas as flores.”
(LEMINSKI. Paulo. Toda Poesia. São Paulo:
Companhia das Letras, 2013. p. 135)

Alternativas

ID
2314081
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Leia o texto e responda à questão.

          FIM DE PAPO

         Na milésima segunda noite,

         Sherazade degolou o sultão.


(SECCHIN, Antônio Carlos. Fim de papo. In: FREIRE, Marcelino (Org.). Os cem menores contos brasileiros do século. São Paulo: Ateliê Editorial, 2004.)

Julgue as afirmações referentes à estrutura oracional que constitui o texto “Fim de papo”:
I) Trata-se de um período simples com oração em ordem inversa, havendo deslocamento do termo de valor circunstancial em relação ao fato expresso pelo verbo.
II) O processo verbal exige uma atitude de atividade do sujeito e o predicado apresenta como núcleo um verbo significativo que se transmite a outro elemento da oração indiretamente.
III) Ao considerar a ordem sintagmática da oração, pode-se observar, na sequência, sintagma nominal (SN¹), sintagma nominal (SN²), sintagma verbal (SV), sintagma nominal (SN³).
IV) Na oração, ao assumir a forma passiva, o verbo passa à forma analítica de mesmo tempo e modo, o complemento verbal passa a sujeito e este em agente da passiva.

Assinale a alternativa que contém as afirmativas CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • Questão tranquila, porém exige atenção. Gabarito C.


ID
2428246
Banca
PUC - Campinas
Órgão
PUC - Campinas
Ano
2016
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

A geometria das formas, em princípio uma possibilidade das artes plásticas, não deixou de ter relevância na constituição de poemas brasileiros de vanguarda, que chegaram a incorporar efeitos gráficos, design industrial e manipulação do espaço físico da página. É o que se observa na arte de poetas como

Alternativas

ID
2428906
Banca
PUC - Campinas
Órgão
PUC - Campinas
Ano
2015
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo.

      Com base numa ideia central de Lucien Goldmann, o crítico e historiador Alfredo Bosi propõe, para a moderna ficção brasileira, enquadramentos como estes:

I. romances de tensão mínima: as personagens não se destacam visceralmente da estrutura social e da paisagem que as condicionam. Exemplos, as histórias populistas de Jorge Amado.

II. romances de tensão crítica: o herói opõe-se e resiste agonicamente às pressões da natureza e da exploração social. Exemplos, os romances de Graciliano Ramos.

III. romances de tensão transfigurada: o herói procura ultrapassar o conflito que o constitui existencialmente pela transmutação mítica ou metafísica da realidade: Exemplos, Guimarães Rosa e Clarice Lispector.

                         (Apud História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 1970) 

Ao lado de Jorge Amado, outros escritores incumbiram-se de retratar aspectos marcantes da historia e da cultura da região em que nasceram. Entre eles, destaca-se o nome de José Lins do Rego,

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, J Lins do Rego -> obra: Menino de Engenho-> ambiente rural -> temática regionalista-> cultura açucareira-> Fogo Morto.


ID
2428921
Banca
PUC - Campinas
Órgão
PUC - Campinas
Ano
2015
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo.

      A década de 1950 foi marcada pelo anseio de modernização do país, cujos reflexos se fazem sentir também no plano da cultura. É de se notar o amadurecimento da poesia de João Cabral, poeta que se rebelou contra o que considerava nosso sentimentalismo, nosso “tradicional lirismo lusitano”, bem como o surgimento de novas tendências experimentalistas, observáveis na linguagem renovadora de Ferreira Gullar e na radicalização dos poetas do Concretismo. As linhas geométricas da arquitetura de Brasília e o apego ao construtivismo que marca a criação poética parecem, de fato, tendências próximas e interligadas.

                                                                                             (MOUTINHO, Felipe, inédito) 

O anseio pela renovação da linguagem poética ao longo da década de 50, presente tanto na poesia de Ferreira Gullar como na dos poetas concretos, manifestou-se sobretudo como um empenho em

Alternativas

ID
2664052
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

            Mãos dadas

Não serei o poeta de um mundo caduco.
Também não cantarei o mundo futuro.
Estou preso à vida e olho meus companheiros.
Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças.
Entre eles, considero a enorme realidade.
O presente é tão grande, não nos afastemos.
Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.

Não serei o cantor de uma mulher, de uma história.
Não direi suspiros ao anoitecer, a paisagem vista na janela.
Não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida.
Não fugirei para ilhas nem serei raptado por serafins.

O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os
homens presentes,
a vida presente.

ANDRADE, C. D. Sentimento do mundo. São Paulo: Cia. das Letras, 2012

Escrito em 1940, o poema Mãos dadas revela um eu lírico marcado pelo contexto de opressão política no Brasil e da Segunda Guerra Mundial. Em face dessa realidade, o eu lírico

Alternativas
Comentários
  • O poeta se nega a ser alienado e diz que “O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes, a vida presente.” dessa forma, fica claro o compromisso com a realidade social e o interesse por transformá-la em assunto, matéria poética.

  • Todas as alternativas são absurdas, mas a menos absurda é a D, quando se compara com o texto.

  • Quase errei por não ter compreendido o conceito de alcance individual, visto que, sob meu viés, traz uma ideia subjetiva que difere da essência e intenção social do poema. Alguém pode esclarecer?

  • "O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes, a vida presente."

    Aqui o autor enuncia sua ferramenta para compor suas obras.

    "Estou preso à vida e olho meus companheiros. Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças. Entre eles, considero a enorme realidade. O presente é tão grande, não nos afastemos."

    Aqui o autor deixa claro que não abandonará a realidade por essa nutrir a esperança que seus companheiros tem.


ID
3041293
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Considere as seguintes afirmações sobre a peça Gota d’água, de Chico Buarque e Paulo Pontes.


I - Jasão é autor do samba que dá título à peça, e o sucesso do samba deve-se unicamente ao talento e originalidade de Jasão.

II - Joana renega sua origem popular e almeja deixar o conjunto habitacional onde reside.

III- A traição conjugal está associada à traição de classe, já que Jasão abandona Joana para casar-se com Alma, filha do proprietário do conjunto habitacional.


Quais estão corretas?

Alternativas

ID
3694597
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Jequié - BA
Ano
2018
Disciplina
Literatura
Assuntos

Relacione as duas colunas de acordo com a característica e o período literário e assinale a alternativa correta: 


A) Barroco.   
              
B) Arcadismo.

C) Simbolismo. 

D) Romantismo 

E) Parnasianismo. 

F) Modernismo.

1 - Regionalismo.             

2 - Oposições.          

3 - Bucolismo.          

4 - Busca da perfeição poética.     

5 - Condoreirismo.           

6 - Introspecção, mergulho nas profundezas do eu.  

Alternativas
Comentários
  • A) Barroco. Oposições

    B) Arcadismo. Bucolismo

    C) Simbolismo. Introspecção, mergulho nas profundezas do eu

    D) Romantismo Condoreirismo

    E) Parnasianismo. Busca da perfeição poética

    F) Modernismo. Regionalismo

  • Ótimo exercício para revisar literatura.

    LETRA A

    APMBB


ID
3793042
Banca
UENP Concursos
Órgão
UENP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Leia o poema a seguir e responda à questão.


Plena Pausa


Lugar onde se faz                                        Nenhuma página

o que já foi feito,                                          jamais foi limpa.

branco da página,                                       Mesmo a mais Saara,

soma de todos os textos,                            ártica, significa.

foi-se o tempo                                             Nunca houve isso,

quando, escrevendo,                                 uma página em branco.

era preciso                                                 No fundo, todas gritam,

uma folha isenta.                                       pálidas de tanto.



(LEMINSKI, P. Toda poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2013. p.185.)


A partir da leitura do poema e da obra como um todo, considere as afirmativas a seguir.


I. O poema nega os elementos essenciais do movimento concretista e, portanto, destoa do clima geral do livro.

II. O poema apresenta o elemento metalinguístico como forma de reforçar a realidade psíquica do eu lírico.

III. O poema reforça a importância da página em branco enquanto parte integrante da significação poética.

IV. Orientalismo, concretismo e tropicalismo estão entre as principais referências formais da produção poética do escritor.



Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3826462
Banca
MetroCapital Soluções
Órgão
Prefeitura de Laranjal Paulista - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

No que se refere à obra de Clarice Lispector, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I - Apresentou à literatura uma narrativa que subverteu a estrutura dos tradicionais gêneros narrativos através da quebra da ordem cronológica do enredo.
II – Recusou o rótulo de escritora feminista, apesar de a maioria de suas personagens serem do sexo feminino.
III – Sua linguagem é permeada por regionalismos e neologismos, e sua narrativa utiliza recursos mais comuns à poesia, como, por exemplo, as metáforas, as aliterações e o ritmo;

Alternativas
Comentários
  • Clarice Lispector, devido a sua escrita inusitada, encaixou-se e um novo estilo: o Intimista.

    Características da literatura intimista:

    -- a descrição psicológica das personagens

    -- a discussão de temas subjetivos, abstratos;

    -- o retrato de vidas cotidianas sob uma ótica pessoal;

    -- a presença de narradores em primeira pessoa;

    -- a existência da epifania, espécie de revelação na qual a personagem reconhece alguma verdade sobre si ou sobre o mundo.

    -> Mesmo assim, eu gostaria de compreender a assertativa "e", o porquê ela é considerada errada...


ID
3894685
Banca
PUC - Campinas
Órgão
PUC - Campinas
Ano
2016
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

 Considere o texto abaixo.


    A década de 1960 também representou um período de grande renovação no âmbito da literatura latino-americana. Foram os chamados anos do boom, quando uma safra de escritores ganhou projeção internacional, especialmente em virtude de obras que exploram o gênero do realismo mágico (...) A Revolução Cubana, sobretudo em seus primeiros tempos, irradiou ideais e conquistou simpatias (...)


(PRADO, Maria Ligia e PELLEGRINO, Gabriela. História da América Latina. São Paulo: Contexto, 2014, p. 192; 194) 

São versos do poeta Ferreira Gullar, no poema “Cantada”:


Você é mais bonita que uma bola prateada

de papel de cigarro.

Você é mais bonita que uma poça d’água

límpida

num lugar escondido

            (...)

Olha,

você é tão bonita quanto o Rio de Janeiro

em maio

e quase tão bonita

quanto a Revolução Cubana


Atente para as seguintes afirmações sobre esses versos:


I. O esquema métrico e o rímico atestam que se trata de um poeta representativo da geração de 1945.

II. Há um efeito de humor, resultante da comparação entre contextos a princípio incomparáveis.

III. Depreende-se a posição política do autor diante da revolução ocorrida em Cuba.


Está correto o que se afirma em 

Alternativas

ID
3905461
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Xavier - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Associe as obras da Literatura Brasileira aos períodos literários a que pertencem.


Coluna 1

1. Prosopopeia (Bento Teixeira).

2. Macunaíma (Mário de Andrade).

3. Cartas Chilenas (Tomás Antônio Gonzaga).

4. A Moreninha (Joaquim Manoel de Macedo).

5. Menino do Engenho (José Lins do Rego).


Coluna 2

( ) Romantismo (Prosa).

( ) Modernismo (Romance de 30).

( ) Modernismo (1ª Fase).

( ) Barroco.

( ) Arcadismo.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B


ID
3998929
Banca
Cepros
Órgão
CESMAC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

É uma tendência substancialmente poética, situada na segunda metade do século XIX. Embora seja simultaneamente contemporânea do Realismo e do Naturalismo, não compartilha dos ideais desses movimentos literários, pois não pretende fazer da arte um mecanismo de interpretação objetiva. Pretende, isso sim, um esteticismo ancorado no princípio da “arte pela arte”, suprimindo da obra de arte qualquer dimensão utilitarista.

O culto à forma, a sofisticação de seus meios de expressão e a rejeição de assuntos corriqueiros e triviais são as marcas mais evidentes de seu projeto de ‘arte poética’.

As criações literárias, como todo produto da linguagem, são contextualizadas. Assim, essas criações transparecem marcas de seu tempo e da cultura dos grupos que representam. Podem ser, desse modo, indícios do que viveram os povos, em diferentes momentos de sua história. Não é por acaso, portanto, que:

Alternativas

ID
4136734
Banca
ULBRA
Órgão
ULBRA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Leia o poema Terra, de Décio Pignatari, disponível no site: http://educaterra.terra.com.br/literatura/ litcont/2003/04/22/001.htm e marque a alternativa em desacordo com o poema.



ra terra ter
rat erra ter
rate rra ter
rater ra ter
raterr a ter
raterra terr
araterra ter
raraterra te
rraraterra t
erraraterra
terraraterra

Alternativas

ID
4188571
Banca
ACAFE
Órgão
Univille
Ano
2017
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Assinale a alternativa correta em relação à caracterização do autor.

Alternativas

ID
4837582
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Juti - MS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Livro sobre nada (Manoel de Barros)


É mais fácil fazer da tolice um regalo do que da sensatez.

Tudo que não invento é falso.

Há muitas maneiras sérias de não dizer nada, mas só a poesia é verdadeira.

Tem mais presença em mim o que me falta.

Melhor jeito que achei para me conhecer foi fazendo o contrário.

Sou muito preparado de conflitos.

Não pode haver ausência de boca nas palavras: nenhuma fique desamparada do ser que a revelou.

O meu amanhecer vai ser de noite.

Melhor que nomear é aludir.

Verso não precisa dar noção.

O que sustenta a encantação de um verso (além do ritmo) é o ilogismo.

Meu avesso é mais visível do que um poste.

Sábio é o que adivinha.

Para ter mais certezas tenho que me saber de imperfeições.

A inércia é meu ato principal.

Não saio de dentro de mim nem para pescar.

Sabedoria pode ser que seja estar uma árvore.

Estilo é um modelo anormal de expressão: é estigma.

Peixe não tem honras nem horizontes.

Sempre que desejo contar alguma coisa, não faço nada; mas quando não desejo contar nada, faço poesia.

Eu queria ser lido pelas pedras.

As palavras me escondem sem cuidado.

Aonde eu não estou as palavras me acham.

Há histórias tão verdadeiras que às vezes parece que são inventadas.

Uma palavra abriu o roupão para mim.

Ela deseja que eu a seja.

A terapia literária consiste em desarrumar a linguagem a ponto que ela expresse nossos mais fundos desejos.

Quero a palavra que sirva na boca dos passarinhos.

Esta tarefa de cessar é que puxa minhas frases para antes de mim.

Ateu é uma pessoa capaz de provar cientificamente que não é nada.

Só se compara aos santos.

Os santos querem ser os vermes de Deus.

Melhor para chegar a nada é descobrir a verdade.

O artista é erro da natureza. Beethoven foi um erro perfeito.

Por pudor sou impuro.

O branco me corrompe.

Não gosto de palavra acostumada.

A minha diferença é sempre menos.

Palavra poética tem que chegar ao grau de brinquedo para ser séria.

Não preciso do fim para chegar.

Do lugar onde estou já fui embora.

Assinale a alternativa onde não temos obras de Manoel de Barros.

Alternativas
Comentários
  • Espectros, Vaga música._ Cecília Meireles


ID
5137858
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Chupinguaia - RO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Riobaldo, um velho fazendeiro, ex-jagunço, conta sua experiência de vida a um interlocutor, que jamais tem a palavra e cuja fala é apenas sugerida.

Conta histórias de vingança, seus amores, perseguições, lutas pelos sertões de Minas, Goiás e sul da Bahia, tudo isso entremeado de reflexões. As demais personagens falam pela boca de Riobaldo, valendose de seu estilo de narrar e de suas características linguísticas individuais.

As histórias vão sendo emendadas, articulando-se com a preocupação do narrador de discutir a existência ou não do diabo, de que depende a salvação de sua alma.

Ocorre que, em sua juventude, para vencer seu grande inimigo Hermógenes, Riobaldo parece ter feito um pacto com o demo. Embora em muitos momentos isso pareça evidente, a existência ou não deste pacto, fica por conta das interpretações do leitor.

Depois de algum tempo, os acontecimentos se tornam confusos na mente do narrador, impedindo-o de separar o falso do verdadeiro, o vivido do imaginado.

Além dos casos ligados à busca de Hermógenes e Ricardão, assassinos do chefe Joca Ramiro, e que constituem um dos fios da narrativa, existe também o plano amoroso, centrado nas relações existentes entre Riobaldo e Diadorim. O amor por Diadorim é motivo de grandes preocupações para o narrador. Na verdade, Riobaldo conhece Diadorim como homem, o valente guerreiro Reinaldo, e só fica sabendo de sua identidade feminina no final da luta, quando Diadorim é morto por Hermógenes. No final da narrativa, a revelação de que Diadorim era mulher, aparecem as evidências da dor de Riobaldo pela sua morte e a certeza de seu amor.

Trata-se da obra:

Alternativas
Comentários
  • Riboaldo é o personagem de Grande Sertão: Veredas, cujo autor é Guimarães Rosa ( 2º geração do Modernismo)


ID
5141293
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Chupinguaia - RO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Focaliza a luta dos exportadores de cacau contra os fazendeiros apegados ao poder político, às tradições e aos compromissos.
O romance desenvolve dois planos: o político, representado por Mundinho Falcão, exportador de cacau, que tenta convencer os coronéis, liderados por Ramiro Bastos, a adotar um novo comportamento, menos retrógrado; e o amoroso, em que Nacib e Gabriela são as personagens principais. Ela se casa com Nacib, mas o trai com Tonico. Nacib expulsa-a de casa, assumindo, posteriormente, uma atitude inusitada: aceita a volta dela, não mais como esposa, mas como cozinheira e amante.
A obra retrata a vida de Ilhéus por volta do ano de 1925, época da prosperidade cacaueira. É uma sátira à moralidade burguesa, a força do romance está no lirismo erótico.
Trata-se do romance de Jorge Amado:

Alternativas