Algumas das ferramentas do controle de qualidade mais utilizadas no QVT são:
Diagrama de Pareto: é um gráfico de barras que ordena as frequências das ocorrências, da maior para a menor, permitindo a priorização dos problemas. Sua maior utilidade é a de permitir uma fácil visualização e identificação das causas ou problemas mais importantes, possibilitando a concentração de esforços sobre os mesmos.
Diagrama de Causa e Efeito (espinha de peixe ou Ishikawa): sistema que permite estruturar hierarquicamente as causas potênciais de determinado problema ou oportunidade de melhoria, bem como seus efeitos sobre a qualidade dos produtos. Permite também estruturar qualquer sistema que necessite de resposta de forma gráfica e sintética
Histogramas: é uma representação gráfica da distribuição de frequências de uma massa de medições, normalmente um gráfico de barras verticais.
Folhas de verificação: são tabelas ou planilhas usadas para facilitar a coleta e análise de dados. O uso de folhas de verificação economiza tempo, eliminando o trabalho de se desenhar figuras ou escrever números repetitivos.
Gráficos de Dispersão: são representações de duas ou mais variáveis que são organizadas em um gráfico, uma em função da outra.
Fluxogramas: tipo de diagrama para representar um processo.
Cartas de controle: é um tipo de gráfico, comumente utilizado para o acompanhamento durante um processo. Determina uma faixa chamada de tolerância limitada pela linha superior (limite superior de controle) e uma linha inferior (limite inferior de controle) e uma linha média do processo (limite central), que foram estatisticamente determinadas.
Programa 5S: é requisito para qualquer programa de gestão de qualidade total. O 5S visa o ambiente de trabalho organizado, simplificado e reduz o desperdício, melhorando os aspectos de qualidade e segurança. Não há esperança de eficiência ou melhora em um ambiente sujo e desorganizado onde impera a má administração do tempo e o desperdício. O programa é originário do Japão e refere-se:
Seiri= descartar
Seiton=organizar
Seiso= limpar
Seiketsu= saúdavel e seguro
Shitsuke=autodisciplina
Nenhum "S" funciona sozinho e fora de ordem.
Senso de Utilização
Separar o que é útil do que não é. Melhorar o uso do que é útil.
Senso de Ordenação
Um lugar para cada coisa. Cada coisa no seu lugar.
Senso de Limpeza
Limpar e evitar sujar.
Senso de Saúde
Padronizar as práticas saudáveis.
Senso de Autodisciplina
Assumir a responsabilidade de seguir os padrões saudáveis
FONTE: http://5s.com.br/2/o-que-e-5s.php ACESSO EM (03/02/2017)
SÓ LEMBRAR DO PROVEDOR DE INTERNET: UOL S.A
ou
1) Seiri = organização;
2) Seiso = limpeza;
3) Seiton= arrumação;
4) Seiketsu = higiene;
5) Shitsuke = disciplina.
Bons estudos !