-
ambientes estáveis - sistemas mecanicistasambientes instáveis - sistemas orgânicos ou flexíveis
-
Aqui a questao fala de cultura mecanicista e ambientes estaveis:"As repartições públicas são organizações caracterizadas pela cultura mecanicista, típica de um funcionamento sempre igual e sujeitas a regras estritas."Entao, inverte completamente para dinamismo e ambientes instaveis:"É a cultura adequada a condições instáveis, a ambientes com os quais a organização não tem familiaridade, nas quais a natureza cooperativa do conhecimento é mais importante que a especialização."Por confundir os dois conceitos, esta ERRADA.
-
A cultura mecanicista está relacionada com um ambiente estável, com tarefas familiares, rotineiras e especializadas.
-
A cultura mecanicista é adequada a condições ambientais relativamente estáveis. As tarefas são especializadas e precisas. A hierarquia de controle é bem definida. A responsabilidade pela coordenação, assim como a visão do conjunto, pertencem exclusivamente a alta administração. A comunicação vetical é enfatizada. A cultura orgânica adapta-se a condições instaveis, a ambientes com os quais as organizações não tem familiaridade. Ninguém é especialista em nada, ou todos são especialistas em tudo. A natureza cooperativa do conhecimento é enfatizada, não a especialização. Os organogramas são de pouca utilidade para descrever as tarefas das organizações do tipo orgânico. MAXIMIANO
-
Além do erro já comentado seria errado também afirmar, de modo generalista, que "as repartições públicas são organizações caracterizadas pela cultura mecanicista"?
O que me dizem?
-
A burocracia "Busca organizar de forma estável, duradoura e especializada a cooperação de indivíduos"
-
cultura mecanicista = "em time que está ganhando não se mexe."
cultura orgânica = "camarão que não nada a onda leva."
-
Olha só como o Cespe busca jogar “casca de banana” para os candidatos. O modelo organizacional (ou cultura) das repartições públicas é mesmo o mecanicista.
Entretanto, este modelo não é o mais adequado para ambientes instáveis, pelo contrário. Este modelo é caracterizado pela alta especialização em funções e pela consistência e previsibilidade de comportamento.
Fonte: Prof. Rodrigo Rennó – Estratégia Concursos
-
Item ERRADO.
É verdade que as "repartições públicas" são tipicamente marcadas por uma cultura mecanicista, ou seja, caracterizam-se pela rigidez hierárquica e de procedimentos, pela especialização de funções, pela existência de papéis bem definidos, pelas regras a serem obedecidas de forma rigorosa. Entretanto, todos esses aspectos tornam as organizações públicas menosaptas a ambientes dinâmicos e instáveis, o que torna a assertiva incorreta.
-
Cultura mecanicista e condições Estáveis.
Gabarito Errado
-
Modelos organizacionais
Mecanicista
- Mais adequadas à ambientes estáveis, são mais burocratizadas e tem processos padronizáveis
Orgânico
- Mais adequadas à ambientes mais instáveis, são mais flexíveis e dão mais autonomia ao funcionário
Assertiva: As repartições públicas são organizações caracterizadas pela cultura mecanicista, típica de um funcionamento sempre igual e sujeitas a regras estritas. É a cultura adequada a condições instáveis, a ambientes com os quais a organização não tem familiaridade, nas quais a natureza cooperativa do conhecimento é mais importante que a especialização.
Modelo mecanicista adequado a condições instáveis ? Não. A assertiva nos afirma que as repartições são caracterizadas pela cultura mecanicista e, logo após, nos traz uma característica do modelo orgânico como sendo do modelo mecanicista.
Gabarito: ERRADA