SóProvas


ID
800281
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Considerando-se as grandes mudanças que ocorreram na história da humanidade, aquelas que aconteceram no século XVIII — e que se estenderam no século XIX — só foram superadas pelas grandes transformações do final do século XX. As mudanças provocadas pela revolução científico-tecnológica, que denominamos Revolução Industrial, marcaram profundamente a organização social, alterando-a por completo, criando novas formas de organização e causando modificações culturais duradouras, que perduram até os dias atuais. (DIAS, 2004, p. 15).

Sobre o surgimento da Sociologia e as mudanças ocorridas na modernidade, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA "E"


    A revolução industrial consolidou o capitalismo, trazendo benefícios como o aumento da competitividade, gerou mais riquezas, possibilitou a evolução técnico-científica. Por outro lado, contudo, foi responsável pelo aumento do desemprego, subemprego, a fome, a exploração do trabalho, a acentuação da relação dialética entre os que detêm o capital e o proletariado, a prostituição, o alcoolismo, enfim, vários tipos de problemas, que Durkheim definiu como patologias sociais.
    Com tantas mudanças socioeconômicas, logicamente, que vários paradigmas foram quebrados e a forma como era entendida a sociedade deveria com esta evoluir. Inclusive foi nesse contexto histórico que a sociologia se firmou como ciência, estruturando-se nos princípios de Marx, Weber e Durkheim, tendo este último, influenciado pelo positivismo de August Comte  e do racionalismo filosófico de Descartes, empreendido esforço metodológico no sentido de “transformar” a Sociologia em ciência.

    Bons estudos!

  • A Revolução Industrial ocorrida na Europa, a partir do século XVIII, não modificou apenas os métodos de trabalhos utilizados até então e os meios de produzir, como também alterou de forma significativa a vida dos homens e suas relações sociais. A partir daquele momento, o modo de produção capitalista tomou um novo impulso, criando um exército de trabalhadores que passou a viver nas cidades, e que, ali, cultivou novas formas de sociabilidade. Foi nesse contexto de mudanças profundas na sociedade, que a Sociologia surgiu como uma ciência cujo objetivo seria entender o sentido dessas transformações sociais e a maneira como os homens reagiam a elas. Tendo isso em vista, as opções “a” e “b” estão incorretas, visto que uma das grandes mudanças ocorridas a partir da Revolução Industrial foi o êxodo de indivíduos oriundos do campo para as cidades, que se transformaram em mão de obra para as fábricas. A opção “c” também está incorreta, porque a divisão do trabalho se intensificou a partir da Revolução Industrial. A opção “d” está incorreta, considerando que as Ciências Sociais surgiram para dar conta das novas relações sociais cujo espaço privilegiado foi a cidade.

    A opção correta, portanto, é a “e”, porque diz respeito ao fato de a Sociologia ter nascido como uma ciência que compreenderia as novas formas que os homens encontraram para viver em sociedade em um contexto de mudança social.