SóProvas



Questões de Revolução e transformação social


ID
800281
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Considerando-se as grandes mudanças que ocorreram na história da humanidade, aquelas que aconteceram no século XVIII — e que se estenderam no século XIX — só foram superadas pelas grandes transformações do final do século XX. As mudanças provocadas pela revolução científico-tecnológica, que denominamos Revolução Industrial, marcaram profundamente a organização social, alterando-a por completo, criando novas formas de organização e causando modificações culturais duradouras, que perduram até os dias atuais. (DIAS, 2004, p. 15).

Sobre o surgimento da Sociologia e as mudanças ocorridas na modernidade, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA "E"


    A revolução industrial consolidou o capitalismo, trazendo benefícios como o aumento da competitividade, gerou mais riquezas, possibilitou a evolução técnico-científica. Por outro lado, contudo, foi responsável pelo aumento do desemprego, subemprego, a fome, a exploração do trabalho, a acentuação da relação dialética entre os que detêm o capital e o proletariado, a prostituição, o alcoolismo, enfim, vários tipos de problemas, que Durkheim definiu como patologias sociais.
    Com tantas mudanças socioeconômicas, logicamente, que vários paradigmas foram quebrados e a forma como era entendida a sociedade deveria com esta evoluir. Inclusive foi nesse contexto histórico que a sociologia se firmou como ciência, estruturando-se nos princípios de Marx, Weber e Durkheim, tendo este último, influenciado pelo positivismo de August Comte  e do racionalismo filosófico de Descartes, empreendido esforço metodológico no sentido de “transformar” a Sociologia em ciência.

    Bons estudos!

  • A Revolução Industrial ocorrida na Europa, a partir do século XVIII, não modificou apenas os métodos de trabalhos utilizados até então e os meios de produzir, como também alterou de forma significativa a vida dos homens e suas relações sociais. A partir daquele momento, o modo de produção capitalista tomou um novo impulso, criando um exército de trabalhadores que passou a viver nas cidades, e que, ali, cultivou novas formas de sociabilidade. Foi nesse contexto de mudanças profundas na sociedade, que a Sociologia surgiu como uma ciência cujo objetivo seria entender o sentido dessas transformações sociais e a maneira como os homens reagiam a elas. Tendo isso em vista, as opções “a” e “b” estão incorretas, visto que uma das grandes mudanças ocorridas a partir da Revolução Industrial foi o êxodo de indivíduos oriundos do campo para as cidades, que se transformaram em mão de obra para as fábricas. A opção “c” também está incorreta, porque a divisão do trabalho se intensificou a partir da Revolução Industrial. A opção “d” está incorreta, considerando que as Ciências Sociais surgiram para dar conta das novas relações sociais cujo espaço privilegiado foi a cidade.

    A opção correta, portanto, é a “e”, porque diz respeito ao fato de a Sociologia ter nascido como uma ciência que compreenderia as novas formas que os homens encontraram para viver em sociedade em um contexto de mudança social. 



ID
1596724
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

É CORRETO afirmar que a Sociologia

Alternativas
Comentários
  • Homem-Sociedade! perfeita conceituação!

  • Questão muito mal elaborada. O objeto acaba por se confundir com parte da Psicologia Social.

  • Resposta: B

    É bom lembrar que se tratando de Sociologia, ela sempre vai buscar explicar os comportamentos humanos em sociedade, em comunhão, etc.

  • Ø Com o surgimento da sociologia o ser humano passou a ser concebido a partir de sua inserção na sociedade e nos grupos sociais que o constituem.

    Ø O campo de estudo da sociologia constitui-se historicamente como o conjunto de relacionamentos que os seres humanos estabelecem entre si na vida em sociedade.

    GABARITO: B!


ID
2156212
Banca
IBFC
Órgão
PM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O ensino da Sociologia no nível médio deve estar centrado nas dimensões que definem a perspectiva da análise sociológica frente aos fenômenos sociais e históricos, tendo como suporte a apresentação das doutrinas ou teorias gerais que marcam o campo disciplinar da Sociologia. Com base na proposta curricular, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. O primeiro aspecto assenta-se na proposição do necessário distanciamento cognitivo da percepção do senso comum. Isto implica desenvolver uma atitude de “estranheza” frente às práticas da vida cotidiana trazendo, como consequência, a “desnaturalização” das concepções rotineiras de realidades sociais, permitindo que os estudantes possam desenvolver uma nova visão, de natureza sociológica, reconhecendo em nossas ideias comuns sobre a vida social, a marca do viés próprio a cada cultura e as condições do tempo histórico em que se situam.

II. O segundo aspecto é composto de conceitos, teorias e mesmo das doutrinas que alimentam a identidade substantiva da Sociologia vista como disciplina científica. É neste celeiro teórico, especialmente o das teorias dos autores clássicos, que iremos buscar as ferramentas que auxiliam na formação de uma atitude de distanciamento cognitivo em relação ao mundo em que estamos imersos.

III. Há uma grande e significativa diferença entre o que as pessoas, grupos ou governos definem como problema social e o que os sociólogos chamam de problema sociológico.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • questão bem elaborada letra 'A'

  • deveria ter mais questões como essa sobre este assunto


ID
2234638
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A invenção de uma outra forma de organização social na Utopia de Thomas More e a análise das condições necessárias para a conservação do poder em o Príncipe de Maquiavel evidenciam a emergência de um novo pensamento social, marcado

Alternativas
Comentários
  • Resposta: C

  • O gabarito dá a resposta C, mas alguém sabe explicar o por quê?

    Agradeço, desde já.

  • Acredito que a ideia seja tornar a manutenção do poder por parte do "príncipe" dissociada da ideia de uma figura divina, e sim um governante, que faz o que precisa para se manter no poder.


ID
2569273
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Sobre o processo de socialização, podemos afirmar corretamente que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito (E)

    O processo de socialização é contínuo e não se encerra. A socialização é a assimilação de hábitos características do seu grupo social. Em resumo, o indivíduo aprende a ser um membro da sociedade.

    O erro da alternativa (B) é dizer que "quando se encerra a fase escolar".

    Bons estudos!

  • Não existe exceções, até mesmo nos grupos sociais mais fechados a socialização serve para perpetuar determinada visão de mundo, com a difusão dos costumes, valores e cultura de determinado segmento social. Lembre-se de que a socialização é o primeiro processo fundamental ao qual todo ser humano é submetido desde o nascimento é a socialização. Esse conceito, central para a Sociologia, é tratado de diversas maneiras por diferentes autores, de modo que não há uma única concepção do que seja a socialização. 

    LETRA E


ID
2709397
Banca
UERR
Órgão
SETRABES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Quando a ação se torna mais organizada e menos espontânea, acidental e diferente, e se passa a saber o que os outros farão e o que esperam que façamos em relação a eles, em que não precisamos começar de novo, não tendo de estudar a maneira de atuar uns com os outros sempre que nos reunimos, quando necessariamente mudamos como indivíduos e mudamos na presença um do outro, quando ingressamos em uma relação governada por um conjunto de regras, das quais a maioria não foi nem escrita nem explicitamente formulada, quando todos nós sabemos o que esperar uns dos outros e de nós mesmos, é quando estamos envolvidos naquilo que sociólogos chamam de:

Alternativas
Comentários
  • Em ciências sociaisinteração social refere-se a todas as ações recíprocas entre dois ou mais indivíduos durante as quais há compartilhamento de informações.


ID
2784580
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue o item seguinte, no que se refere ao mito e suas relações com a história.


Embora muitos mitos elaborem explicações sobre a origem do universo, sobre a origem de determinado grupo social e sobre fenômenos históricos relevantes (como os contatos interétnicos), eles não podem ser tomados como fontes para o conhecimento historiográfico, por se distanciarem da realidade empírica.

Alternativas
Comentários
  • Embora muitos mitos elaborem explicações sobre a origem do universo, sobre a origem de determinado grupo social e sobre fenômenos históricos relevantes (como os contatos interétnicos), eles não podem ser tomados como fontes para o conhecimento historiográfico, por se distanciarem da realidade empírica.


ID
3058672
Banca
FAU
Órgão
IF-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A sociologia nasceu em um ambiente capitalista e continua produzindo suas análises e categorias em um estágio avançado de capitalismo. Talvez por isso, Pierre Bourdieu tenha afirmado que é papel da sociologia compreender a cultura vigente, pois a mesma é central no processo de dominação. De qualquer forma, emprestar sentido a tudo o que nos atinge é papel da sociologia contemporânea e, em especial, emprestar sentido a tudo o que atinge a relação sociedade e educação é papel da sociologia da educação. Sobre a reflexão sociológica e o objeto da mesma no tempo presente, anote a única considerada INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Bourdieu define a Sociologia como uma espécia de psico análise coletiva, pois ela precisa se debruçar sobre temas do presente e o sociólogo, que tenta se afastar do objeto de sua pesquisa para produzir o conhecimento necessário, observar as características relevantes e por à prova as teorias conhecidas, precisa voltar à mesma sociedade e lidar com seu trabalho. É bastante diferente do trabalho dos historiadores, por exemplo, que falam de sociedade que, em parte, não existem mais. O sociólogo interage com a sociedade que ele estuda e, em muitos casos, sofre com as análises daí produzida ou por elas é também afetado.
    Quando este autor afirma que conhecer a cultura vigente é conhecer os processos de dominação, o que ele afirma é que, através da sociologia, temos a oportunidade de retirar o véu que dá sentido às relações e assim observar, de forma crua, o que conduz ao quê. Neste sentido, não é apenas pequenos temas, pequenas manifestações da sociedade, da vida do homem comum que serve de objeto ao sociólogo, mas todo o ambiente no qual está inserido. Da microssociologia à macro; das relações familiares às relações de cidadania; da rua ao Estado, tudo é campo para o sociólogo desde que esteja na sociedade.

    Gabarito do professor: letra D.

  • d) A sociologia contemporânea tem se ocupado de uma única tarefa, uma vez que considera temas que apenas o homem comum problematiza em seu dia-dia. Ao concentrar-se sobre os temas comuns, tem sido negligente com temas de especialidades e com temas de entendimento maior.

  • Resposta: Letra D

    Fiz por eliminação, as outras são bem óbvias!

  • Olá!

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -Quem ESTUDA tem em suas mãos o poder de TRANSFORMAR não só a própria vida, como também das pessoas que lhe cercam.


ID
3330262
Banca
IBFC
Órgão
SEDUC-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A chamada “Escola de Frankfurt” marcou o pensamento ocidental por suas contribuições teóricas e reflexões críticas à sociedade moderna. Assinale a alternativa correta a respeito desta:

Alternativas

ID
3330289
Banca
IBFC
Órgão
SEDUC-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“A Escola de Chicago inaugura um tipo de reflexão, até então inédita, que tem a cidade como objeto privilegiado de investigação; “a cidade como laboratório social’”. (SANT’ANNA, M. J., 2003, p. 93).

Assinale a alternativa incorreta acerca da afirmação acima.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: C


ID
3338056
Banca
CONSULPLAN
Órgão
MPE-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Para Habermas, a resolução dos conflitos será tanto mais facilmente alcançada quanto maior for a capacidade dos membros da comunidade em restringir os esforços comunicativos e as pretensões de validade discursivas consideradas problemáticas, deixando como pano de fundo o conjunto de verdades compartilhadas e estabilizadoras do conjunto da sociedade, possibilitando que grandes áreas da interação social desfrutem de consensos não problemáticos.
(NUNES JUNIOR, 2003, p. 1.)

Habermas, em sua teoria sobre o discurso, apresenta três acepções. Relacione-as adequadamente.

1. Discurso teórico.
2. Discurso prático.
3. Discurso explicativo.

( ) O discurso quer explicar algo incompreendido pelo meu ouvinte.
( ) O discurso quer dizer que o falante tem que fazer uso de argumentos para justificar que suas asserções são verdadeiras.
( ) O discurso quer que uma determinada ação ou norma de ação seja correta.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • Resposta: C

    O discurso quer dizer que o falante tem que fazer uso de argumentos para justificar que suas asserções são verdadeiras (discurso teórico), que uma determinada ação ou norma de ação seja correta (discurso prático), ou ainda explicar algo incompreendido pelo meu ouvinte (discurso explicativo). Fonte: https://ambitojuridico.com.br/edicoes/revista-23/a-teoria-discursiva-de-juergen-habermas/


ID
3586744
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
GDF
Ano
2006
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Os luditas é como passaram a ser conhecidos os participantes de um movimento popular que surgiu na GrãBretanha, entre 1811 e 1818, dedicado à destruição das máquinas e a protestos contra a tecnologia. Liderados pelos homens de maus desígnios, os esquadrões luditas vagavam de um distrito para outro, demolindo tudo que encontravam, apavorando os donos de fábricas. A palavra ludita passou a ser associada a todo aquele que tem medo de tecnologia.


Considerando o texto anterior, julgue o item que se segue, relativos à Revolução Industrial.

A Revolução Industrial foi marcada pela substituição dos utensílios manuais por máquinas e da força humana por energia derivada do vapor e da eletricidade.

Alternativas

ID
3586978
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
GDF
Ano
2006
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Os luditas é como passaram a ser conhecidos os participantes de um movimento popular que surgiu na GrãBretanha, entre 1811 e 1818, dedicado à destruição das máquinas e a protestos contra a tecnologia. Liderados pelos homens de maus desígnios, os esquadrões luditas vagavam de um distrito para outro, demolindo tudo que encontravam, apavorando os donos de fábricas. A palavra ludita passou a ser associada a todo aquele que tem medo de tecnologia.


Considerando o texto anterior, julgue o item que se segue, relativos à Revolução Industrial.

A grande indústria gerou o surgimento de um mercado mundial que acelerou o desenvolvimento do comércio, da navegação e dos meios de transporte por terra, o que, em contrapartida, influenciou a expansão industrial.

Alternativas

ID
3587539
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
GDF
Ano
2006
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Os luditas é como passaram a ser conhecidos os participantes de um movimento popular que surgiu na GrãBretanha, entre 1811 e 1818, dedicado à destruição das máquinas e a protestos contra a tecnologia. Liderados pelos homens de maus desígnios, os esquadrões luditas vagavam de um distrito para outro, demolindo tudo que encontravam, apavorando os donos de fábricas. A palavra ludita passou a ser associada a todo aquele que tem medo de tecnologia.


Considerando o texto anterior, julgue o item que se segue, relativos à Revolução Industrial.

Revolução Industrial é a denominação de um período da história humana em que o conjunto de invenções e inovações relacionadas permitiu alcançar-se uma enorme aceleração da produção de bens, assegurando um crescimento independente da agricultura.

Alternativas

ID
3690289
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2002
Disciplina
Sociologia
Assuntos

No contexto de surgimento da Sociologia como uma disciplina científica, muitos fatores concorreram, desde aqueles relacionados às bases materiais da sociedade, até outros, intelectuais. Considerando essa situação, julgue o item.


As transformações operadas no contexto da Revolução Industrial foram fundamentais para o surgimento da Sociologia.

Alternativas

ID
3908203
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Ao discutir o surgimento das Ciências Sociais, o sociólogo Florestan Fernandes desenvolve sua análise partindo do princípio da multicausalidade. Assim, não é possível atribuirmos uma única causa que explique o surgimento da sociologia no séc. XIX, mas uma combinação de vários fatores, que começam a se definir na transição da idade média para a era moderna e que tornaram possíveis as condições para o surgimento dessa ciência. Dentre os fatores a seguir, identifique os que se relacionam ao surgimento da sociologia e assinale a alternativa correspondente:

Alternativas

ID
4053475
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“Na verdade, a sociologia, desde o seu início, sempre foi algo mais do que uma mera tentativa de reflexão sobre a sociedade moderna. Suas explicações sempre contiveram intenções práticas, um forte desejo de interferir no rumo desta civilização. Se o pensamento científico sempre guarda uma correspondência com a vida social, na sociologia esta influência é particularmente marcante.” (MARTINS, Carlos B. O que é sociologia. São Paulo: Brasiliense, 1982, p. 8). 

Tendo como referência o texto acima e seus conhecimentos sobre o surgimento da sociologia, assinale o que for correto

As duas Revoluções do século XVIII, a Industrial e a Francesa, são marcos importantes para pensar a instalação definitiva da sociedade capitalista.

Alternativas

ID
4053478
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“Na verdade, a sociologia, desde o seu início, sempre foi algo mais do que uma mera tentativa de reflexão sobre a sociedade moderna. Suas explicações sempre contiveram intenções práticas, um forte desejo de interferir no rumo desta civilização. Se o pensamento científico sempre guarda uma correspondência com a vida social, na sociologia esta influência é particularmente marcante.” (MARTINS, Carlos B. O que é sociologia. São Paulo: Brasiliense, 1982, p. 8). 

Tendo como referência o texto acima e seus conhecimentos sobre o surgimento da sociologia, assinale o que for correto

As consequências da rápida industrialização e urbanização do capitalismo (prostituição, suicídio, alcoolismo, infanticídio, criminalidade, violência, epidemias etc.) não são objetos de reflexão sociológica.

Alternativas

ID
4203373
Banca
FUVEST
Órgão
FUVEST
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Tanto no desenvolvimento político como no científico, o sentimento de funcionamento defeituoso, que pode levar à crise, é um prérequisito para a revolução.

T. S. Kuhn. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1989.


Analise as quatro afirmações seguintes, acerca das revoluções políticas e científicas da Época Moderna.


I. A concepção heliocêntrica de Nicolau Copérnico, sustentada na obra Das revoluções das esferas celestes, de 1543, reforçava a doutrina católica contra os postulados protestantes.

II. A Lei da Gravitação Universal, proposta por Isaac Newton no século XVII, reforçava as radicais perspectivas ateístas que haviam pautado as ações dos grupos revolucionários na Inglaterra à época da Revolução Puritana.

III. Às experiências com eletricidade realizadas por Benjamin Franklin no século XVIII, somou-se sua atuação no processo de emancipação política dos Estados Unidos da América.

IV. Os estudos sobre o oxigênio e sobre a conservação da matéria, feitos por Antoine Lavoisier ao final do século XVIII, estavam em consonância com a racionalização do conhecimento, característica da Ilustração.


Estão corretas apenas as afirmações

Alternativas

ID
4206709
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A Revolução Industrial gerou profundas transformações na Europa nos séculos XVIII e XIX. A principal mudança foi a introdução do trabalho assalariado e o uso de máquinas em substituição ao trabalho artesanal. No século XIX, surgiu a Sociologia como ciência.

A relação a entre o surgimento da Sociologia e a Revolução Industrial está corretamente indicada em

Alternativas
Comentários
  • Revolução Industrial

    ·        Transformações econômicas, sociais e políticas do mundo social e do proletariado.

    ·        Início: Europa.

    ·        Séculos XVIII e XIX.

    Principais Mudanças:

    ·        Trabalho assalariado.

    ·        Uso de máquinas.

    ·        Substituição ao trabalho artesanal.

    População:

    ·        Êxodo rural.

    ·        Concentração da população nos centros urbanos por causa do trabalho na indústria.

  • Ciência que surge na virada do século XIX para o XX, fruto das mudanças que a Europa sofreu com as revoluções burguesas e o Iluminismo.

    Busca estudar uma sociedade que mudava drasticamente com a Revolução Industrial e suas consequências, como a nova divisão social do trabalho, o êxodo rural, o deslocamento da economia do campo para a cidade.


ID
4206727
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O Capitalismo teve um avanço como modo de produção dominante na Europa Ocidental, o qual foi desestruturando com velocidade e profundidade variadas, tanto os fundamentos da vida material como as crenças e os princípios morais, religiosos, jurídicos e filosóficos em que se sustentava o antigo sistema. A dinâmica capitalista e as novas forças sociais provocaram o enfraquecimento ou o desaparecimento dos estamentos e das instituições feudais. Na metade do século XVIII, a primeira Revolução Industrial e o surgimento do proletariado provocaram uma pressão política e a intensificação da urbanização.

Nesse contexto, pode-se entender que a Revolução Industrial foi responsável pela introdução 

Alternativas
Comentários
  • transformações está relacionado à mudanças, independe de boas ou de ruins.

  • de transformações econômicas, sociais, políticas e dramáticas do mundo social e do proletariado. D