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ID
800290
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Do ponto de vista do agente, o motivo é o fundamento da ação; para o sociólogo, cuja tarefa é compreender essa ação, a reconstrução do motivo é fundamental, porque, da sua perspectiva, ele figura como a causa da ação. Numerosas distinções podem ser estabelecidas e Weber realmente o faz. No entanto, apenas interessa assinalar que, quando se fala de sentido na sua acepção mais importante para a análise, não se está cogitando da gênese da ação, mas sim daquilo para o que ela aponta, para o objetivo visado nela; para o seu fim, em suma. (COHN, 1979, p. 27).


A categoria weberiana que melhor explica o texto em evidência está explicitada em

Alternativas
Comentários
  • Max Weber (1864-1920) foi um dos fundadores da Sociologia. Assim como Karl Marx e Émile Durkheim, que também auxiliaram a criar essa disciplina, Weber procurou dar a ela um objeto próprio, o que garantira sua a legitimidade como ciência. O objeto de estudo da Sociologia, de acordo com esse autor, são as ações sociais, definidas como as motivações individuais dotadas de sentido que têm como orientação a ação de outros indivíduos. É desse conceito que trata o enunciado da questão, visto que o seu autor chama a atenção para a “reconstrução de motivos” que daria origem à ação social descrita por Weber. Ao contrário de Karl Marx, portanto, Weber não estaria interessado na luta de classes como objeto central de análise. Sendo assim, a opção “b” está incorreta. Os fatos sociais também não são mencionados por Weber como conceito central da Sociologia, mas foram desenvolvidos por Durkheim. A alternativa “c”, portanto, está incorreta. Já o tipo ideal é um conceito que foi utilizado por Weber para facilitar o estudo das ações sociais, mas esses tipos não foram descritos no texto acima, e sim a definição de ação social. Tendo isso em vista, a opção “d” também está incorreta. Por fim, conforme já mencionado, o sentido dessas ações sociais, caracterizadas por Weber tem como orientação a ação de outros indivíduos.


    Desse modo, a opção “e” está incorreta. A opção que está de acordo com o texto apresentado, portanto, é a “a”.