SóProvas


ID
800770
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Com relação aos modelos de desenvolvimento ágeis de software, qual modelo ágil de processo possui como principais características o uso de histórias do usuário durante as atividades de planejamento, o uso de cartões CRC (Class- Responsability-Colaboration) como mecanismo efetivo para raciocinar sobre o software no contexto orientado a objetos e o uso de protótipos denominados “solução de ponta” como estratégia de diminuir riscos antes da implantação real do software?

Alternativas
Comentários
  • A XP estimula o uso de cartões CRC como um mecanismo eficaz para pensar o software em um contexto orientado a objetos. Os cartões CRC (classe-responsabilidade-colaborador) identificam e organizam as classes orientadas a objetos relevantes para o incremento de software corrente. Os cartões CRC são o único artefato de projeto produzido como parte do processo XP.

    A XP estimula a refatoração é o processo de alterar um sistema de software de modo que o comportamento externo do código não se altere, mas a estrutura interna se aprimore. É uma forma disciplinada de organizar código [e modificar/simplificar o projeto interno] que minimiza as chances de introdução de bugs. Em resumo, ao se refatorar, se está aperfeiçoando o projeto de codificação depois de este ter sido feito.

    Fonte: Roger S. Pressman • Bruce R. Maxim Engenharia de Software

    UMA ABORDAGEM PROFISSIONAL

    8a EDIÇÃO

    Capítulo 5 - Desenvolvimento Ágil - Página - 74

    @papirobizurado

  • Extreme Programming (XP)

    ·  É o modelo mais utilizado de todos os modelos de processos ágeis.

    ·  Emprega uma abordagem orientada a objetos.

    ·  Envolve um conjunto de regras e práticas constantes no contexto de quatro atividades metodológicas: planejamento, projeto, codificação e teste;

    · Várias novas versões de um sistema podem ser desenvolvidas, integradas e testadas em um único dia por programadores diferentes.

    ·  Os requisitos são expressos como cenários (histórias do usuário)

    ·  Os programadores trabalham em pares.

    ·  Clientes estão intimamente envolvidos na especificação e priorização dos requisitos do sistema. O cliente ajuda a desenvolver testes de aceitação.

    ·  O cliente é parte da equipe de desenvolvimento e discute cenários com outros membros da equipe. Juntos, eles desenvolvem um “cartão de história

    ·    Sugeri que o software deve ser constantemente refatorado.

    ·     Desenvolvimento test-first (escreve o teste antes do código)

    Alternativa C