SóProvas


ID
801532
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca de conceitos e técnicas para soluções de alta
disponibilidade, julgue os itens a seguir.

O storage do tipo RAID é um subsistema que usa múltiplos discos rígidos para compartilhar ou replicar dados.

Alternativas
Comentários
  • Redundant Array of Independent Drives, também denominado Redundant Array of Inexpensive Drives, mais conhecido como simplesmente RAID ou ainda em português:Conjunto Redundante de Discos Independentes ou também Conjunto Redundante de Discos Econômicos ou ainda Arranjo Redundante de Discos Independentes, é um meio de se criar um subsistema de armazenamento composto por vários discos individuais, com a finalidade de ganhar segurança e desempenho.

     

    Popularmente, RAID seriam dois ou mais discos (por exemplo, HD ou disco rígido) trabalhando simultaneamente para um mesmo fim, por exemplo, citando o exemplo de RAID-1logo abaixo, serviria como um espelhamento simples, rápido e confiável entre dois discos, para fazer o backup de um disco em outro. Apesar do RAID oferecer segurança e confiabilidade na adição de redundância e evitar falhas dos discos, o RAID não protege contra falhas de energia ou erros de operação. Falhas de energia, código errado de núcleo ou erros operacionais podem danificar os dados de forma irrecuperável.

     

    Vantagens do RAID

     

    1. Ganho de desempenho no acesso.
    2. Redundância em caso de falha em um dos discos.
    3. Uso múltiplo de várias unidades de discos.
    4. Facilidade em recuperação de conteúdo "perdido".
  • Questão mal formulada.
    Eu diria até que está incorreta e gostaria que, se eu estiver errado, alguém me corrija.
    A meu ver, o compartilhamento não é um dos objetivos do RAID, mas sim tolerância a falhas, desempenho e escalabilidade. Para alcançar o objetivo compartilhamento é comum muitas empresas implementarem um SAN (Storage Area Network). Essa outra espécie de storage é implementada utilizando-se de hubs, switches, bridges, HBAs, etc. Além disso suporta uma série de protocolos adequados para se trabalhar como compartilhamento na Internet, como: IFCP, ISCCI, FCIP, etc.
    Ora, se o RAID, além de tudo o que faz, ainda é capaz de implementar, por si só, compartilhamento; pra que serve uma SAN afinal?
  • Também acho que a questão está errada. RAID não tem o objetivo de compartilhar dados.
  • Concordo. RAID não tem nada a ver com compartilhar. RAID = desempenho (ex. RAID 0) ou redundância (ex. RAID 1), ou ambos (ex. RAID 10). Onde entra o compartilhamento?
  • Amigos a questão está correta, o que faltou mesmo foi a decência do elaborador da questão ao omitir um trecho da verdadeira fonte da questão, tornando comprometida a interpretação da questão.

    Segundo Manoel Veras(2009,p.162),"O storage baseado em RAID é um subsistema que usa múltiplos discos rígidos para compartilhar ou replicar dados ENTRE OS DISCOS."

    Bibliografia:

    DATACENTER-COMPONENTE CENTRAL DA INFRAESTRUTURA DE TI-MANOEL VERAS-2009

  • Também acho que está errado, pelos mesmo motivos reportados pelos colegas abaixo. Se o elaborador omitiu um informação relevante para a interpretação da questão, ela deveria ser alterada para ERRADA ou em ultimo caso ANULADA.


    Acho dificil algum candidato bem preparado colocar CORRETO nessa questão durante a prova. Entra pra estatíticas das sumulas do CESPE.

  • NESSAS HORAS, O CARA NÃO PODE SER MUITO PRECIOSISTA.