-
Apenas:
I - Em cargas trifásicas equilibradas, ligadas em estrela, não há necessidade do fio neutro para manter a tensão de fase equilibrada.
-
I - Correto. As tensões fase-neutro do sistema são equilibradas da mesma forma a tensão de fase numa carga equilibrada conectada em estrela. Dado que:
In = Ia + Ib + Ic = Ia (1+a+a^2) = In = 0 A. Desse modo não há corrente que passa pelo Neutro.
II - Errado. As tensões de linha (Ex. Vab, Vca, Vbc) são equilibradas independentes das cargas conectadas ao sistema. Lembrando que VL = sqrt(3) * VFn * 1 < + ou - 30º dependendo da sequência de fases.
III - Errado. É necessário que os angulos das fases sejam, de fato, distintos.
-
Achei que afirmação II) estava correta!
Se as cargas estão em desequilibradas ela necessitam de um fio neutro para equalizar a corrente. Alguém pode esclarecer essa afirmação II)??
-
Respondendo a dúvida do colega Fábio:
No nó central da cargas ligadas em estrela, se aplicarmos a lei de Kickoff das correntes nesse nó central teríamos que a soma das correntes é zero (pois não há acumulo de corrente em nenhum nó - isso q diz a lei).
Logo Ian + Ibn + Icn = 0.
No entanto a tensão no nó central NÂO É ZERO
Possuo um canal no Youtube (user/delta3249) que explico em um dos vídeos um exercício exatamente usando esse princípio.
Ademais essa técnica de resolução considerando aquela equação acima chama-se deslocamento de neutro.
Abs,
-
II está errada, pois a tensão de linha é equilibrada com ou sem fio de neutro. Porém quanto à tensão de FASE (por exemplo: Van), aí sim precisamos usar o fio neutro para mantê-la equilibrada.
-
Essa é muito mais uma questão de português do que engenharia elétrica.