SóProvas


ID
807166
Banca
FAURGS
Órgão
TJ-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Em relação ao sistema de estoque Just in Time (JIT), assinale as afirmações abaixo com V (verdadeiro) ou F (falso).

( ) Os fornecedores entregam peças no momento exato em que elas se tornam necessárias para o processo de produção da organização compradora.

( ) Utilizado adequadamente, esse sistema mantém os custos em nível mínimo.

( ) Utilizado adequadamente, esse sistema mantém os estoques em nível máximo.

( ) Utilizado adequadamente, esse sistema mantém o armazenamento em nível mínimo.

( ) Os fornecedores entregam peças após constatada a falta da peça no processo de produção da organização compradora.

A alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo, é

Alternativas
Comentários
  • Toda atividade que consome recursos e não agrega valor ao produto é considerado um desperdício. Dessa forma, estoques que custam dinheiro e ocupam espaço, transporte interno, paradas intermediárias, refugos e retrabalhos são formas de desperdício e conseqüentemente devem ser eliminadas ou reduzidas ao máximo.
    Just in Time significa que, em um processo de fluxo, as partes corretas necessárias à montagem alcançam a linha de montagem no momento em que são necessários e somente na quantidade necessária, afirma Ohno (1997). Uma empresa que estabeleça esse fluxo integralmente pode chegar ao estoque zero. Do ponto de vista da produção, esse é um estado ideal.
    Segundo Uhlmann (1997), posteriormente o conceito de JIT se expandiu, e hoje é uma filosofia gerencial que procura não apenas eliminar os desperdícios, mas também colocar o componente certo, no lugar certo e na hora certa. As partes são produzidas em tempo de atenderem às necessidades de produção, ao contrário da abordagem tradicional de produzir para caso as partes sejam necessárias. O JIT leva a estoques bem menores, custos mais baixos e melhor qualidade do que os sistemas convencionais.
    Quando o JIT (Just in Time) é citado – o material certo, disponível na hora certa, no local certo, no exato momento de sua utilização – não se observa um conceito exatamente novo. Esse conceito baseia-se na percepção de que se chegar tarde há paralisação do processo produtivo, e chegando muito cedo haverá um simples acúmulo de material sem utilidade naquele momento, requerendo espaço e capital, entre outros.
    O JIT é um sistema muito difundido pela indústria e atualmente é uma filosofia gerencial, que procura não apenas eliminar os desperdícios, como também colocar o componente certo, no lugar certo e na hora certa. O JIT conduz a estoques bem menores, custos mais baixos e melhor qualidade do que os sistemas de produção convencionais.
    O fim da linha de montagem é tomado como o ponto inicial. Para fornecer os componentes usados na montagem, um processo final vai para um processo inicial para retirar apenas o número de peças necessárias, quando elas são necessárias. Nesta forma reversa, o processo de fabricação vai do produto acabado de volta para o departamento onde teve início a montagem dos materiais. Cada elo na corrente just in time está conectado e sincronizado.
    http://revista.uepb.edu.br/index.php/qualitas/article/viewFile/268/232
  • Just-in-time está entre as principais técnicas de administração de materiais, porque busca a eliminação de tudo o que não agrega valor ao produto ou serviço, utilizando-se de baixos inventários desde o fornecedor até o produto acabado posto no cliente. Palavras chave-Produção sem estoques, eliminação do desperdício-melhoria continua dos processos.
    A função de compras é o primeiro passo do processo de administração de materiais, sendo seguida pelas funções de armazenamento e controle de estoque. O sistema de estoque just-in-time (JIT) – popularizado pelos japoneses, em que os fundos entregam peças no momento exato em que elas se tornam necessárias para o processo de produção da organização compradora – une essas três funções.
  • O Just in time é um modelo de gestão de materiais que prega exatamente o estoque zero. Ou seja, só será comprado para ser utilizado na produção o que foi encomendado. Para isso, a empresa tem que dispor de fornecedores muito eficientes e confiáveis. 

    (V) Os fornecedores entregam peças no momento exato em que elas se tornam necessárias para o processo de produção da organização compradora. 

    Ou seja, no momento da encomenda, no início do processo produtivo, o fornecedor entrega as peças na empresa. Correto. 

    (V) Utilizado adequadamente, esse sistema mantém os custos em nível mínimo. 

    A ideia do sistema just in time é exatamente zerar os custos com estoque (que significam dinheiro parado). Correto. 

    (F) Utilizado adequadamente, esse sistema mantém os estoques em nível máximo. 

    Errado. É exatamente o oposto. 

    (V) Utilizado adequadamente, esse sistema mantém o armazenamento em nível mínimo. 

    Correto. 

    (F) Os fornecedores entregam peças após constatada a falta da peça no processo de produção da organização compradora.

    Não é após constatada a falta da peça no processo de produção da organização, mas sim imediatamente quando da encomenda. 

    Item A.
  • (V ) Os fornecedores entregam peças no momento exato em que elas se tornam necessárias para o processo de produção da organização compradora. 

    (V ) Utilizado adequadamente, esse sistema mantém os custos em nível mínimo. 

    (F ) Utilizado adequadamente, esse sistema mantém os estoques em nível máximo. 

    (V ) Utilizado adequadamente, esse sistema mantém o armazenamento em nível mínimo. 

    (F ) Os fornecedores entregam peças após constatada a falta da peça no processo de produção da organização compradora. 

  • Letra A