O tijolo furado, por ser mais econômico que o tijolo maciço, deve ser sempre o material escolhido para paredes portantes.
Perigoso falar SEMPRE. Tudo depende do que vai ser feito nesta parede. O tijolo maciço não é mais barato que um tijolo furado.
O sistema construtivo com paredes portantes, segundo as normas da ABNT, não deve mais ser utilizado.
Nao existe esta restrição
Se as paredes forem de alvenaria, o emprego do tijolo maciço é uma possibilidade válida a ser considerada nesse sistema construtivo.
correto !
Nesse sistema construtivo, é necessário que existam sempre pilares de concreto armado integrados às paredes, tornando-as assim resistentes a cargas.
se os blocos atenderem à resistência mínima de norma, as paredes tornam-se capazes de suportar, além do peso próprio, os carregamentos usuais das edificações, sem a necessidade de pilares e vigas. Essa é a alvenaria estrutural ou alvenaria autoportante.
Esse sistema construtivo não é adequado devido ao seu alto custo.
Na execução de edificações a partir do zero, uma solução autoportante com alvenaria estrutural pode ser usada para garantir, simultaneamente, vedação e suporte de cargas. “Com isso, ocorrerá uma redução de custos, se comparado com o investimento exigido por outros sistemas”
Muitos profissionais empregam o tijolo de barro maciço na alvenaria estrutural, embora ele seja mais recomendado para alvenaria de fechamento – ou seja, parede que não sustenta a construção. “Ele aguenta perfeitamente os esforços”, afirma o arquiteto gaúcho Ronaldo Bastos Duarte, da Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec).
Há quem o escolha e deixe a tubulação aparente ou faça paredes duplas para comportar canos e fios. O bloco de solo-cimento, fabricado com argila, areia e cimento prensados, cumpre melhor o papel de vedação