SóProvas


ID
808216
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

No que se refere à evolução da administração pública no
Brasil após 1930, julgue os itens subsequentes.

O modelo da administração pública gerencial tem como um dos seus pressupostos a centralização das decisões e funções do Estado.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO 

    O FOCO DA ADM GERENCIAL É A ESPECIALIZAÇÃO , OU SEJA , A DISTRIBUIÇÃO DE AUTORIDADE .

    DELEGAR , NESSE ESTILO DE ADM , É O FOCO .

    O ESTILO QUE VISA A CENTRALIZAÇÃO É O PATRIMONIALISTA 


  • De acordo com o Professor Marcelo Camacho do Ponto dos Concursos :

    O modelo gerencial tornou-se realidade no mundo desenvolvido através da definição clara de objetivos para cada unidade da Adm. Púb., da DESCENTRALIZAÇÃO, da mudança de estruturas organizacionais e da adoção de valores e comportamento modernos no interior do Estado.

    Na Adm. Púb. Gerencial prioriza-se a eficiência da Administração, o aumento da qualidade dos serviços públicos e a redução dos custos. Busca-se desenvolver uma cultura gerencial nas organizações com ênfase no RESULTADOS, e aumentar a governança do Estado, isto é, a sua capacidade de gerenciar com efetividade e eficiência. O cidadão passa a ser visto com outros olhos, tornando-se peça essencial para o correto desempenho da atividade pública, por ser considerado seu principal beneficiário, o cliente dos serviços prestados pelo Estado.

    Segundo Bresser, a Administração gerencial constitui um avanço, mas sem romper em definitivo com a administração burocrática, pois não nega todos os seus métodos e princípios. Na verdade conserva alguns preceitos básicos como ADMISSÃO DE PESSOAL SEGUNDO CRITÉRIOS RÍGIDOS, MERITOCRACIA NA CARREIRA PÚBLICA, AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO, APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL E SISTEMA DE REMUNERAÇÃO ESTRUTURADO.
    A diferença principal reside na maneira como é feito o controle, que passa a concentrar-se nos resultados, não mais nos processos em si, procurando-se,ainda, garantir a autonomia do servidor para garantir tais resultados, que serão verificados posteriormente.
  • O paradigma gerencial contemporâneo, fundamentado nos princípios da confiança e da descentralização da decisão, exige formas flexíveis de gestão, horizontalização de estruturas, descentralização de funções, incentivos à criatividade. Contrapõe-se à ideologia do formalismo e do rigor técnico da burocracia tradicional.
  • O modelo da administração pública burocrática tem como um dos seus pressupostos a centralização das decisões e funções do Estado.
    O modelo da administração pública gerencial tem como um dos seus pressupostos a descentralização das decisões e funções do Estado.
  • A administração pública burocrática foi adotada para substituir a administração patrimonialista, que caracterizou as monarquias absolutas, na qual o patrimônio público e o privado eram confundidos.
     
    Surge assim a administração burocrática moderna, racional-legal; a organização burocrática capitalista, baseada na centralização das decisões, na hierarquia traduzida no princípio da unidade de comando, Os Dois Objetivos e os Setores do Estado na estrutura piramidal do poder, nas rotinas rígidas, no controle passo a passo dos processos administrativos. Também surge a burocracia estatal formada por administradores profissionais especialmente recrutados e treinados, que respondem de forma neutra aos políticos (MARE, 1997 – CADERNO 3).

    Fonte http://www.escoladegoverno.pr.gov.br/arquivos/File/artigos/administracao_e_previdencia/a_nova_administracao_publica.pdf
  • A administração pública gerencial surgiu na segunda metade do século XX, motivada pela busca de meios capazes de enfrentar a crise fiscal do Estado; como estratégia para reduzir custos e tornar mais eficiente a administração dos serviços que cabiam ao Estado; instrumento de proteção ao patrimônio público; e insatisfação contra a administração pública burocrática.
    O enfoque gerencial da administração pública manifestou-se Grã-Bretanha (Thatcher 1979) e nos EUA (Reagan 1980).
    A primeira tentativa de implementar, no Brasil, a administração pública gerencial, deu-se em 1967 – Governo Castelo Branco - por intermédio do Decreto-Lei n° 200, que promovia uma radical descentralização da administração pública brasileira. O DL 200 promoveu a transferência das atividades de produção de bens e serviço para autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista, bem como a instituição da racionalidade administrativa, planejamento, orçamento, descentralização e controle de resultados como princípios.

    A administração Fernando Henrique Cardoso (1995) propôs a reforma administrativa sob a abordagem gerencial.
    Características da administração pública gerencial:
    • Orientada para o cidadão.
    • Orientada para obtenção de resultados.
    • Pressupõe que políticos e funcionários públicos sejam merecedores de grau limitado de confiança.
    • Como estratégia, serve-se da descentralização e do incentivo à criatividade e à inovação.
    • Utiliza o contrato de gestão como instrumento de controle dos gestores públicos.
  • Um dos pressupostos da administração gerencial é a descentralização.

    Bons estudos!
  • A ABORDAGEM GERENCIAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA É BASEADA NA DESCENTRALIZAÇÃO. DESSE MODO, O CONTROLE PASSARÁ A SER FINALÍSTICO. OU SEJA: NÃO SERÁ COM BASE NA HIERARQUIA, E SIM NA TUTELA.

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Errado! O foco era a descentralização.

     

    OUTRA QUE AJUDA A RESPONDER:

     

    (CESPE/TRE_ES/2010/ANALISTA JUDICIÁRIO-CONTABILIDADE)
    As principais tendências do modelo gerencialista de administração pública incluem centralização administrativa e política e manutenção de funções do Estado, sem qualquer autonomia para o mercado e a sociedade.

    GABARITO: ERRADO.

     

    -

  • Sistema gerencial é marcado pela maior descentralização.

  • Falou em  RESULTADOS --------> GERÊNCIAL

    Falou em TRABALHO  --------> ORGANIZAÇÃO

    Falou em PESSOAS  --------> DIREÇÃO

    Falou em AVALIAÇÃO ou DESENPENHO ALCANÇADO --------> CONTROLE   

    Falou em PROCESSOS   --------> BUROCRÁTICO

  • A assertiva descreve o modelo burocrático.

  • GABARITO: ERRADO

    O modelo da administração pública gerencial é caracterizado pela descentralização das decisões e funções do Estado, e não pela centralização.

    Abraços.

  • ERRADO