SóProvas


ID
808222
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A respeito do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, julgue
os seguintes itens.

De acordo com o referido plano, no núcleo estratégico do aparelho de Estado a propriedade ideal deveria ser a pública, não a estatal.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: errado

    No núcleo estratégico, a propriedade tem que ser necessariamente estatal. Nas atividades exclusivas de Estado, em que o poder extroverso de Estado é exercido, a propriedade também só pode ser estatal.

    Já para o setor não-exclusivo ou competitivo do Estado, a propriedade ideal é a pública não-estatal.

    No setor de produção de bens e serviços para o mercado, dada a possibilidade de coordenação via mercado, a propriedade privada é a regra.

    Reparem que, no setor de atividades não exclusivas de estado do PDRAE, o tipo de propriedade deve ser pública não-estatal. Nessa questão, por meio de um jogo de palavras, a banca tentou confundir o aluno, pois, usou um termo parecido com esse para o núcleo estratégico: “a pública, não a estatal”. Mas foi só maldadade, nada inteligente.
  • O Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado identificou 4 segmentos de organização do Estado, formas de relacionamento com a sociedade, no que concerne à distribuição de responsabilidades:

    1. Núcleo Estratégico: O regime de propriedade deve ser necessariamente ESTATAL. É o setor que define o governo e as políticas públicas, e cobra seu cumprimento. Corresponde aos poderes Legislativo e Judiciário, ao MP, e no Poder Executivo ao Presidente da Rep., aos Ministros e aos seus auxiliares e assessores diretos, responsáveis pelo planejamento e formulação das políticas públicas. Aqui as decisões devem ser as melhores, atender ao interesse nacional e ter efetividade.

    2.Atividades Exclusivas: É o setor em que são prestados serviços que só o Estado pode realizar. São serviços em que exerce o poder extroverso do Estado- o poder de regulamentar, fiscalizar, fomentar. Ex: cobrança de impostos.

    3.Atividades não-exclusivas: correponde ao setor onde o Estado atua simultaneamente com outras organizações públicas não-estatais e privadas.

    4 Produção de bens e serviços para o mercado: corresponde à área de atuação das empresas. Aqui a propriedade privada é a regra.
  • percebo que a cespe é cheia de maldades. ¬¬

  • O PDRAE falou borracha e o CESPE copiou. No modelo gerencial, orientado pelas ideias de accountability e governança, prevalece a noção de Estado como coisa pública, distinguindo-se interesse público primário (interesse da coletividade) de interesse público secundário (interesse da Administração estatal). No modelo gerencial o interesse primário é o prevalente, no qual se reforça a noção da res publica.

    O examinador não sabe tudo não, às vezes eles falam borracha mesmo. O Bresser Pereira, ao escrever o PDRAE, acaba tecendo algumas ideias mal colocadas. Aí vem o examinador e só copia, sem entender em que contexto.

  • Plano Diretor da Reformas de Propriedade - PDRAE 

    ->Propriedade Estatal, 

    ->Propriedade Pública Não-Estatal, 

    >Propriedade Privada. 

    GAB ERRADO

     ERRO  é a letra a---veja-> não *A* estatal.

  • O TERCEIRO SETOR ( NÚCLEO DE SERVIÇOS NÃO EXCLUSIVOS) TRATA-SE DA ABSORÇÃO DOS SERVIÇOS NÃO EXCLUSIVOS POR UM SETOR PÚBLICO NÃO- ESTATAL. PERCEBEMOS QUE O TERMO "PÚBLICO" É DIVERSO DO CONCEITO DE "ESTATAL". O ESPAÇO PÚBLICO É MAIS AMPLO DO QUE O ESTATAL (OBS: CURSO LFG)
     

  • A prioridade do PDRAE é a propriedade estatal. 

  • NÚCLEO ESTRATÉGICO---> ESTATAL

     

    SERVIÇOS NÃO EXCLUSIVOS ---> PÚBLICO NÃO ESTATAL = ORGANIZAÇÕES SOCIAIS 

  • pública estatal

  • ERRADO 

     

    O regime de propriedade (DO NÚCLEO ESTRATÉGICO) seria necessariamente estatal e a forma de administrar seria um misto de burocrática e gerencial. -ELISABETE + LIMA

  • ITEM ERRADO

     

                                                               MODELO DE GESTÃO | PRINCÍPIO DE ORIENTAÇÃO | TIPO DE PROPRIEDADE

     

    NÚCLEO ESTRATÉGICO → BUROCRÁTICO E GERENCIAL | EFETIVIDADE| PÚBLICA ESTATAL

    Atividades Exclusivas → gerencial | eficiência | pública Estatal

    Serviços Não Exclusivos → gerencial | eficiência | pública Não Estatal

    Produção de Bens e Serviços para o Mercado → gerencial | eficiência | privada

     

    Mantenha-se firme, acredite e lute! :)

  • PLANO DIRETOR DE REFORMA DO APARELHO DO ESTADO 1995.

    NO NÚCLEO ESTRATÉGICO A PROPRIEDADE TEM QUE SER NECESSARIAMENTE ESTATAL. NAS ATIVIDADES EXCLUSIVAS DE ESTADO, ONDE O PODER EXTROVERSO DE ESTADO É EXERCIDO, A PROPRIEDADE TAMBÉM SÓ PODE SER ESTATAL.

    PÁG 43 PDRAE

  • De acordo com o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, no núcleo estratégico do aparelho de Estado a propriedade ideal deve ser estatal.

  • ERRADO

    NÚCLEO ESTRATÉGICO---------------------ESTATAL

    ATIVIDADES EXCLUSIVAS------------------ESTATAL

    SERVIÇOS NÃO EXCLUSIVOS-------------PÚBLICA NÃO ESTATAL (PUBLICIZAÇÃO)

    PRODUÇÃO PARA O MERCADO-----------PRIVADA (PRIVATIZAÇÃO)

    fonte: PDRAE

  • ERRADO

    ESTATAL

  • ERRADO

    Deveria ser a estatal.

    Segundo o PDRAE:

    1º Núcleo Estratégico >> Estatal

    2ºNúcleo de atividades exclusivas>> Estatal

    3ºNúcleo de atividades não exclusivas>> Estatal>> Publicização>>Pública não estatal

    4ºNúcleo de produção de bens e serviços para o mercado>> Estatal>>Privatização>>Privada

    Fonte: Prof. Rafael Barbosa

  • Luiz Carlos Bresser Pereira (Ministro do Ministério da Administração Federal e da Reforma do Estado, no governo de Fernando Henrique Cardoso, em 1995) apresentou uma reforma da administração federal chamada de Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado - PDRAE. Esse Plano possuía como objetivos: “a curto prazo, facilitar o ajuste fiscal, particularmente nos Estados e municípios, onde existe um claro problema de excesso de quadros; a médio prazo, tornar mais eficiente e moderna a administração pública, voltando-a para o atendimento dos cidadãos" (Pereira, 1996).

    Essa proposta de reforma dividia o Estado em quatro setores: núcleo estratégico do Estado; atividades exclusivas de Estado; serviços não-exclusivos ou competitivos; e produção de bens e serviços para o mercado. A título de entendimento, detalharei um pouco cada um desses setores. O Núcleo Estratégico é composto pela cúpula do Poder Executivo, Poder Judiciário e pelo Ministério Público. As Atividades Exclusivas de Estado são aquelas em que ocorre o exercício do poder de legislar e de tributar, ou seja, onde ocorre a regulação e a fiscalização; como exemplo, a Polícia Federal e a Receita Federal. Os Serviços Não-Exclusivos ou Competitivos do Estado são aqueles que, “(...) embora não envolvendo poder de Estado, o Estado realiza e/ou subsidia porque os considera de alta relevância para os direitos humanos ou economias externas" (Pereira, 1996), como a saúde e a educação. Por fim, a Produção de Bens e Serviços para o Mercado é um setor em que as atividades estatais são realizadas por Empresas de Economia Mista que operam serviços públicos e/ou serviços considerados estratégicos, como os Correios e a Caixa Econômica Federal.

    No que tange ao Núcleo Estratégico, segundo Bresser Pereira, o regime de propriedade deveria ser o estatal, pois é o segmento que define o governo e as políticas públicas, e cobra seu cumprimento. Em face do exposto, podemos afirmar que a questão em análise está errada.


    Fonte:

    PEREIRA, Luiz Carlos Bresser. Da Administração Pública Burocrática à Gerencial. RSP n.º 47. BRASIILIA, 1996.


    Gabarito do Professor: ERRADO.