SóProvas


ID
808306
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com referência à gestão de pessoas nas organizações, julgue os
itens a seguir.

O desempenho humano, resultado da motivação e das competências para a realização do trabalho, está relacionado à inexistência ou pouca incidência de obstáculos contextuais.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito questionável ;s 

    Restringiu-se o desempenho humano àquelas 2 características ;s 
  • Acho que o colega se confundiu ao achar que o banca restringiu os fatores relacionados ao desempenho humano à motivação e às competências. Na realidade são vários fatores, mas esses dois estão no meio deles. Segue um trecho de um texto interessante:


    O desempenho humano depende de uma complexidade de fatores que atuam interagindo entre si de maneira extremamente dinâmica. Em um situação na qual os objetivos e as metas foram devidamente explicitados, a tarefa foi desenhada e redesenhada sob medida para a pessoa. Se ela está motivada para executá-la e para atingir os objetivos propostos, certamente dedicará um determinado esforço individual proporcional à sua motivação. Esse esforço pessoal é eficaz na medida em que em a pessoa possua as habilidades adequadas para a execução da tarefa e as condições ambientais não lhe provoquem restrições ou limitações. Assim, o desempenho é consequência do estado motivacional e do esforço individual para realizar a a tarefa e atingir os objetivos.
    (CHIAVENATO - Adm Geral e Pública para concursos)
  • Nem aqui nem na Jamaica, nem na China o desempenho humano está relacionado à inexistência ou pouca incidência de obstáculos contextuais, é exatamento o contrário: para obter um desempenho adequado o ser humano tem que saber lidar com todas as adversidades que surgirão no decorrer da tarefa ou projeto desenvolvido por ele na organização.
    Exemplificando: Até mesmo na Utopia  de Thomas Morus os cidadãos tinham que lidar com adversidades , com guerras, com culturas totalmente divergentes  da sua para poderem ter seu território como queriam, imaginem só em uma organização.
    Porém vamos tentar desmistificar o que o cespe quis dizer com a questão:
    .Que a obtenção de um desempenho humano favorável pode ser alcançada mais facilmente com a inexistência ou pouca incidência de obstáculos contextuais.
  • São na verdade duas afirmações:
    (1)"O desempenho humano é resultado da motivação e das competências para a realização do trabalho."
    (2)"O desempenho humano está relacionado à inexistência ou pouca incidência de obstáculos contextuais".

    Percebí uma relação com a teoria do dois fatores de Herzberg.
    Para esse autor, há dois tipos de fatores moticionais:
      Fatores    Higiênicos  (extríns ecos/insatisfacientes): ambiente e condições de trabalho. Como essas condições são administradas e decididas pela empresa, estão fora do controle das pessoas.
     Fatores  Motivacionais (intríns ecos/satisfacientes): Relacionados com o conteúdo do cargo e com a natureza das tarefas que o indivíduo executa. Estão sob o controle dos indivíduos, pois estão relacionados com aquilo que ele faz e desempenha.
    Os primeiros, se presentes e ruins ou precários, geram insatisfação, enquanto os segundos, se presente geram satisfação.
    A afirmação (1) reflete os fatores satisfacientes - motivacionais - , enquanto a afirmação (2) reflete os fatores insatisfacientes.
    O item afirma, então, que havendo motivação, satisfação no trabalho e inexistencia ou pouca incidência dos fatores insatisfacientes háverá desempenho humano.
    Podemos inclusive deduzir que haverá um bom desempenho humano.
  • O “Modelo Contextual” da gestão de recursos humanos, desenvolvido pelos investigadores 
    do Centro de Estratégia e Mudança Organizacional da  Warwick Business School, advoga que as 
    organizações devem seguir um conjunto de passos diferentes para atingirem os mesmos
    resultados, devido a existência de inter-relações do contexto externo (socio -económicas; 
    tecnológicas;  político-legais e competitivas) e do contexto organizacional interno (cultura,
    estrutura e liderança). Estas ligações contribuem directamente para o conteúdo da gestão de 
    recursos humanos organizacional
  • O desempenho humano, resultado da motivação e das competências para a realização do trabalho, está relacionado à inexistência ou pouca incidência de obstáculos contextuais.

    obstaculos contextuais = cultura precária, autoritária, estrutura organizacional deficiente etc.


    Se não houver 
    obstaculos contextuais, o desempenho humano ocorreá caso exista motivação e competências adequadas para a realização do trabalho.

    Se alguém concorda comigo, me manda um recado
  • Só quero dizer que tenho alguma concordância com o que foi exposto pelo colega Guilherme.
  • Eu tb fiz a relação com a teoria de Hezeberg, mas ao contrário doq ue o Guilherme falou, a teoria diz exatamente que os fatores higienicos qd atendidos deixam de gerar insatisfação, mas isso não significa que trarão satisfação, o contrário da insatisfação é a não insatisfação e não satisfação...
  • Para que respondam a essa questão, é necessário que saibam a seguinte continha:
    Desempenho = Capacidade (Competência e Habilidade) + Motivação (Atitude) + Suporte organizacional
    Ou seja, essas 3 determinantes - capacidade, motivação e suporte organizacional - são primodiais e sem qualquer uma delas, não há de se falar em  DESEMPENHO. Com base nisso, pensemos:
    a) Não basta a pessoa SABER FAZER e ter o CONHECIMENTO se ele não está MOTIVADO ou a Empresa não fornece um boa estrutura de trabalho;
    b) Também não adianta a pessoa Não SABER FAZER e não TER o CONHECIMENTO, mesmo que esteja MOTIVADO em fazer alguma coisa e a Empresa lhe fornece toda a estrutura de que precise para o desempenho de suas atribuições;
    c) E para finalizar, Não adianta a pessoa SABER FAZER e TER o CONHECIMENTO, estar MOTIVADO, mas não tem SUPORTE ORGANIZACIONAL para realizar suas tarefas - que vão desde a falta de iluminação adequada ao ambiente de trabalho à inadequação das políticas da empresa.
    Todos esses 3 exemplos afetam no DESEMPENHO. Nesse sentido é que responderemos a questão com enorme tranquilidade.
    Pergunta-se: O desempenho humano, resultado da motivação e das competências para realização do trabalho, está relacionado à inexistência ou pouca incidência de obstáculos contextuais.
    Continha - Desempenho = (É o resultado) Capacidade + Motivação + Suporte Organizacional
    Resposta - CORRETÍSSIMA, perceba, com muita acuidade, que o Desempenho além de estar relacionado à motivação e às competências, também deve estar relacionado com o SUPORTE ORGANIZACIONAL (que tem a função de ELIMINAR OU DIMINUIR OS OBSTÁCULOS CONTEXTUAIS - sendo responsabilidade da ORGANIZAÇÃO cuidar do ambiente de trabalho, do clima e da cultura organizacional, e assim por diante).







  • Eu entendo que são duas afirmações, como disse um colega. Achei a justificativa aceitável, porém ainda tem alguma coisa cabulosa na questão.

    Na afirmativa "O desempenho humano está relacionado à inexistência ou pouca incidência de obstáculos contextuais",

    penso que o desempenho está relacionado à incidência OU NÃO de obstáculos.

    Se tem obstáculo - diminui o desempenho
    Se não tem obstáculo - melhora o desempenho

  • A  resposta de Ramon cirilo está corretissima. o desempenho deriva de três dimensões:capacidade(competência),motivação e suporte organizacional.Então, para termos uma bom desempenho,temos:


    motivação +capacidade  + suporte organizacional(variações ambientais,obstaculos contextuais) =desempenho humano
  • O desempenho humano (ignore o aposto, que por sinal está correto, apenas para facilitar a análise) está relacionado à inexistência ou pouca incidência de obstáculos contextuais.
    O item relaciona o desempenho à inexistência ou à pouca incidência de obstáculos, e não a motivação em si. Ora, quanto menos obstáculos existirem, maior a chance de as pessoas desenvolverem com um melhor desempenho suas tarefas.
    Item correto.

    Que Deus nos abençoe!
  • A parte da assertiva que diz "está relacionado" não nos permite inferir que o "desempenho humano" SOMENTE ocorra se houver inexistência ou pouca incidência de obstáculos contextuais; o mesmo poderá ser ruim ou bom, a assertiva não cobrou esse mérito!!!

    CUIDADO COM AS GENERALIZAÇÕES...

    Espero ter ajudado... 
  • QUESTÃO CHATA MAS DE GRANDE APRENDIZADO:
    O desempenho humano, resultado da motivação e das competências para realização do trabalho, está relacionado à inexistência ou pouca incidência de obstáculos contextuais.

    OBSTÁCULO CONTEXTUAL É TUDO AQUILO QUE DIZ RESPEITO ÀS DIFICULDADES QUE ENCONTRAMOS NO AMBIENTE EM QUE ESTAMOS INSERIDOS. NO CASO DE UM TRABALHO, POR EXEMPLO, UM OBSTÁCULO CONTEXTUAL PODERIA SER UMA IMPRESSORA QUE NÃO FUNCIONA ADEQUADAMENTE, OU MESMO UM COMPUTADOR LENTO.
    NESSE SENTIDO, A REDAÇÃO DA QUESTÃO ESTÁ UMA ME#D@ POIS TANTO FAZ EU DIZER;
    O desempenho humano, resultado da motivação e das competências para realização do trabalho, está relacionado à inexistência ou pouca incidência de obstáculos contextuais
    OU ESCREVER O desempenho humano, resultado da motivação e das competências para realização do trabalho, está relacionado à existência ou grande incidência de obstáculos contextuais.

    PERCEBERAM? SE HÁ INEXISTÊNCIA OU POUCA INCIDÊNCIA DE OBSTÁCULOS CONTEXTUAIS O DESEMPENHO O DESEMPENHO SERÁ DIFERENTE SE, PARA O MESMO CENÁRIO, HOUVER MUITOS OBSTÁCULOS CONTEXTUAIS (ÓBVIO).
    É SÓ PENSAR: SERÁ QUE UM MÉDICO QUE REALIZA CIRURGIAS NO HOSPITAL DAS CLÍNICAS TERIA O MESMO DESEMPENHO SE ATENDESSE EM UM HOSPITAL DE UMA PEQUENA CIDADE DO INTERIOR?

  • Pode vir 500 doutrinadores dizer que essa assertiva está correta, e eu vou insistir que está errada...

    Pensem comigo, será mesmo que a inexistência ou pouca incidência de obstáculos contextuais REALMENTE é o que influencia no desempenho?

    Eu sou mais motivado e produzo melhor em condições adversas... Quando tudo está contra mim, aí sim que eu produzo, que eu enfrento as dificuldades, que eu dou o máximo de mim...

    Agora, a questão coloca a questão correta em sua afirmativa, e considera isso como verdade...

    Concordo que, se quisessem dizer: "De acordo com o doutinador X" aí sim, poderia ser a resposta que eles quisessem...

    Mas eu questiono até mesmo os doutrinadores nessa afirmativa aí...
  • Complementando os comentários:  Q80339  Prova: CESPE - 2010 - ABIN - AGENTE TÉCNICO DE INTELIGÊNCIA - ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO
    O desempenho no ambiente de trabalho decorre dos seguintes fatores: motivação e habilidades de uma pessoa e condições organizacionais favoráveis.
    Questão correta. O Cespe define três fatores para abordar o DESEMPENHO no ambiente de trabalho: MOTIVAÇÃO; HABILIDADE PESSOAL E CONDIÇÕES ORGANIZACIONAIS FAVORÁVEIS.
    Percebamos que "inexistência ou pouca incidência de obstáculos contextuais. " relaciona-se a "condições organizacionais FAVORÁVEIS".
    Contudo, eu acho que o Cespe vacilou na redação da questão, poderia ter sido escrita assim:
    O desempenho humano é resultado da motivação, das competências para a realização do trabalho e do contexto organizacional, em que este está relacionado à inexistência ou pouca incidência de obstáculos contextuais.
  • DESEMPENHO = MOTIVAÇÃO + CAPACIDADE OU COMPETENCIAS + SUPORTE ORGANIZACIONAL/CONTEXTO ORGANIZACIONAL FAVORÁVEL
  • "Quando o individuo sabe que não irá conseguir realizar a atividade, ele nem tentará...

    Se ele sabe que tem capacidade e é bom, ele realizará..."

    Será que tem relação com a questão?

  • NÃO CONCORDO COM O GABARITO !!! E TENHO DITO !!


  • Desempenho= motivação + competência + suporte organizacional, que na questão está relacionada à pouca incidência de obstáculos contextuais.


    Fonte: Andréia Ribas, Gestão de pessoas para concurso.

  • Como preconiza o ditado concurseiro: "aceita que você erra menos".


    "O desempenho humano, resultado da motivação e das competências para a realização do trabalho, está relacionado à inexistência ou pouca incidência de obstáculos contextuais."


    Fonte: `Ponto dos Concursos


    URL: https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=2&ved=0CDcQFjAB&url=https%3A%2F%2Fwww.pontodosconcursos.com.br%2Fcursosaulademo.asp%3Ftr%3D7063%26in%3D59339%26seg%3D0&ei=IgA6U9asDei90AGL_4G4Bw&usg=AFQjCNHgUj6subAv_DuocOMC2Jg93saJgw&sig2=AY5cXCp01JtZRF76n2DyMw&bvm=bv.63934634,d.dmQ&cad=rja

  • Condições organizacionais, obstáculos contextuais, ambiente de trabalho, seja eles mínimos ou máximos, contribuem para a realização do trabalho!

  • Já dizia Bruno e Marrone: "Choram as rosaaaaaaaaas..." Que questãozinha sem noção! Como disse nosso amigo acima, "Aceita que erra menos."


    Boa sorte para todos. Não desanimem! =)

  • DESEMPENHO = MOTIVAÇÃO + COMPETÊNCIAS + CONDIÇÕES ORGANIZACIONAIS FAVORÁVEIS.

    Portanto, a inexistência ou pouca incidência de obstáculos contextuais contribuí para um aumento do desempenho.



  • então Tiago Barbosa, o cespe não faz as questões dele baseado nas suas experiências, mas no q a doutrina prega u_u

  • Tiago Barbosa, atente a seu próprio comentário:  

    "Pensem comigo, será mesmo que a inexistência ou pouca incidência de obstáculos contextuais REALMENTE é o que influencia no desempenho?
    Eu sou mais MOTIVADO e produzo melhor em condições adversas... Quando tudo está contra mim, aí sim que eu produzo, que eu enfrento as dificuldades, que eu dou o máximo de mim..."

    Você usou o termo motivação e não desempenho, como na questão.

  • Gab.: Certo

    Mas o CESPE vascilou, não diz se aborda o bom ou mau desempenho. No caso em tela se refere ao mau desempenho.

  • Não Antonio... A CESPE se reference ao BOM desempenho mesmo.

  • Apesar da redação meio confusa, a questão está certa. O
    desempenho no trabalho depende da motivação do funcionário, de seus
    conhecimentos e habilidades, além do suporte da empresa em que
    trabalha.
    Desta maneira, o suporte da instituição criaria um ambiente sem
    obstáculos, sem barreiras que impossibilitassem um bom desempenho
    por parte do empregado. Por exemplo, não faltariam materiais ou energia
    elétrica no ambiente de trabalho. O gabarito é mesmo questão certa.


    - Professor Rodrigo Renno

  • Copiou e colou!

     

    "O desempenho humano, resultado da motivação e das competências para a realização do trabalho, está relacionado à inexistencia ou pouca incidência de obstáculos contextuais, ou seja, está relacionado a suporte organizacional."

     

    Fonte: Andrea Ribas.

  • Desempenho é MÓ COCÔ

    MOtivação +

    COmpetência +

    COntexto

  • "Apesar da redação meio confusa, a questão está certa. O desempenho no trabalho depende da motivação do funcionário, de seus conhecimentos e habilidades, além do suporte da empresa em que trabalha. Desta maneira, o suporte da instituição criaria um ambiente sem obstáculos, sem barreiras que impossibilitassem um bom desempenho por parte do empregado. Por exemplo, não faltariam materiais ou energia elétrica no ambiente de trabalho."

    (Rodrigo Rennó) - Estratégia Concursos

  • Para ter um bom desempenho eu preciso: Estar motivado + ter habilidades + ter um ambiente favorável

  •  

    "O desempenho humano está  SIM relacionado à inexistencia ou pouca incidência de obstáculos contextuais, ou seja, está relacionado a suporte organizacional."

    "eSTÁ RELACIONADO A ISSO E OUTRAS VARIAVEIS. A QUESTÃO NÃO QUIS SER TAXATIVA DIZENDO QUE É O ÚNICO MOTIVO PARA SE TER BOM DESEMPENHO HUMANO." Pode ser ter bom desempenho com muitos obstáculos contextuais. - Aqui que é o fidamiada rs

     

  • O grande problema desta questão é o significado que se dá a "Obstáculos Contextuais". Se você considerar que estes obstáculos são decorrentes do baixo suporte organizacional a questão estaria correta, mas se você considerar que estes obstáculos são decorrentes das dificuldades da própria tarefa a ser desempenhada, estes obstáculos que exigem competências e capacidades diferenciadas podem ser motivadoras para aquelas pessoas que sabem desempenhá-las. Acredito que a generalização do termo trouxe dificuldades para muitos.

  • (CESPE - DEPEN – AGENTE – 2015) A motivação no trabalho
    caracteriza-se pelo esforço despendido pelo indivíduo para
    cumprir objetivos e metas previamente estipulados, ainda que
    dificuldades e obstáculos afetem seu desempenho profissional
    por um breve período.

     

    Essa foi considerada correta pelo CESPE. No minimo contraditorio...

  • A prova da ANCINE e da SUFRAMA dessa época aí foram um absurdo de difíceis, parecem mais prova de Analista do que de técnico!!

  • O desempenho humano, resultado da motivação e das competências para a realização do trabalho, está relacionado à inexistência ou pouca incidência de obstáculos contextuais.

    O desempelho esta relacionado com a motivação, competência e suporte organizacional.

    Segundo a professora do Qconcursos a interpretação que deve se dar a parte sublinhada é a de SUPORTE ORGANIZACIONAL ( condiçoes organizacionais favoráveis). Ou seja, se inexiste a incidência de obstáculos contextuais, logo, há a presença de suporte organizacional. 

     

     

    .

  • QUESTÃO: O desempenho humano, resultado da motivação e das competências para a realização do trabalho, está relacionado à inexistência ou pouca incidência de obstáculos contextuais.

     

    " à inexistência ou pouca incidência de obstáculos contextuais" = SUPORTE ORGANIZACIONAL

     

    Então, o desempenho humano é resultado da motivação e da competência ou está relacionado com o suporte organizacional ?

    Tudo verdade. Tanto resulta da motivação e da competência assim como está relacionado ao suporte organizacional.

     

    CORRETO

     

     

  • Como diabos uma pessoa vai saber que "à inexistência ou pouca incidência de obstáculos contextuais"  é  igual a suporte organizacional?!

    pelo amor né.... 

    a cespe fuma bosta de cavalo..só pode...

  • Esse tipo de questão dá vontade de desistir desse mundo utópico e sem sentido do monopólio da desinformação das bancas de concursos. Isto não cobra conhecimento, pelo contrário, cobra uma alienação à irracionalidade. Tente convencer a si mesmo que essa questão faz algum sentido. Falhe miseravelmente.

  • Ramon Cirilo Maldonado, parabéns pelo malabarismo, mas o que foi dito não conduz com a realidade. Sejamos objetivos, em vez de ficar justificando o gabarito a qualquer custo.

    Duvido que vc fodão teria coragem de marcar certa uma assertiva dessas. Depois, com gabarito em mão, até o estagiário se vira ;)

  • Essa não deu pra engolir não, ficou presa na garganta!

  • venho errando essa questão desde 2014.

  • foco,força e vá se lascar Cespe

  • Quando você olha as estatísticas, sente que não deveria ter resolvido esta questão!

  • ficaria mais fácil se a banca trocasse "inexistência ou pouca incidência de obstáculos contextuais" por "ambiente favorável" como disse a Geovana Santana, ou pelo menos deixasse um gancho para se compreender de tal maneira!

  • Mais uma questão que cobra os componentes do desempenho organizacional. Lembrando então a você, temos que o desempenho é influenciado pela motivação, habilidades, conhecimentos, atitudes e contexto/apoio organizacional, conforme a equação abaixo:

    DESEMPENHO = MOTIVAÇÃO + CAPACIDADES E HABILIDADES + CONTEXTO

    Assim, temos que a questão está correta.