SóProvas


ID
808312
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com referência à gestão de pessoas nas organizações, julgue os
itens a seguir.

As lideranças transformacional e transacional assemelham-se quanto ao estilo comportamental do líder, sendo elemento comum dessas abordagens a capacidade de adequação do comportamento de liderança ao contexto.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO ERRADA. As Lideranças transformacional e transacional fazem parte do grupo de teorias comportamentais, e não do grupo de teorias contigênciais ( essa que o estilo do líder se molda a situação/contexto).

    Liderança transformacional

    > influência idealizada (carisma) - o líder adota comportamentos ( e.g. de respeito e elevação moral) que ativam fortes emoções nos seguidores, suscitam confiança e identificação destes com ele, influenciam os seus ideiais e os aspectos "maiores do que a vida";

    > liderança inspiracional - o líder comunica uma visão apelativa, usa símbolos para fomentar o esforço dos seguidores, atua como um modelo de comportamentos, promove otimismo.

    > estimulação intelectual - o líder estimula nos seguidores a tomada de consciência dos problemas, dos seus próprios pensamentos e imaginação. Ajuda-os a reconhecer as suas próprias crenças e valores. Fomenta-lhes o pensamento inovador/criativo. 

    > Consideração individualizada - o líder atende às necessidades de desenvolvimento dos seguidores, apoia-os, encoraja-os, treina-os, tenta desenvolver o seu potencial, fornece-lhes feedback, delega-lhes responsabilidades.

    Liderança transacional

    >recompensa contingente - o líder clarifica ao seguidor o que este deve fazer para ser compensado pelo esforço.

    > gestão por excepção ativa - o líder monitoriza o desempenho dos seguidores e adota ações corretivas se eles não alcançam os padrões estabelecidos.

    > gestão por excepção passiva - o líder aguarda que os problemas ocorram para que, então, sejam tomadas ações corretivas.

    > Liderança laissez-faire (não liderança) - o líder praticamente abstém-se de tentar influenciar os subordinados.
  • O perfil TRANSACIONAL de liderança concentra sua atenção no desempenho do funcionário ou grupo, enfatizando o cumprimento de prazos, a execução das metas e o processo decisório.

    O líder TRANFORMACIONAL se apoia nas necessidades de estima e autorrealização dos colaboradores, oferecendo uma série de recompensas de cunho emocional, como a própria realização da tarefa, e, por isso, a maioria dos seus liderados é do tipo fiel.

    Portanto a questão também  erra quando afirma que as lideranças assemelham-se quanto ao estilo comportamental.
  • ITEM ERRADO
    Como já explicado pelos colegas as lideranças do estilo comportamental focam no comportamento do líder,no estilo de liderança e não na capacidade de adequação. Essa característica é referente ao estilo contigencial e não comportamental.

    Complementando:
    A liderança transacional "envolve a
    atribuição de recompensas em troca da sua obediência." 
    A liderança transformacional "é definida em
    termos dos efeitos sobre os seguidores" e age inspirando, estimulando, considerando...

    Para Bass (1985), os líderes transformacionais são agentes da mudança, incitam e transformam as atitudes, crenças e motivos dos seguidores, tornando-os conscientes das suas necessidades. Por outro lado, os líderes transaccionais clarificam o papel e os requisitos da tarefa e fornecem recompensas contingentes positivas e negativas, de acordo com o sucesso do desempenho.

     
    mais informações em: 

    http://terrear.blogspot.com.br/2010/02/lideranca-transformacional-e-lideranca.html
    http://www.ebah.com.br/content/ABAAAALvcAK/teorias-sobre-lideranca

  • Ronit Kark, ao escrever sobre os dois tipos de liderança, nos dá um ótimo bizu para a hora da prova:
           
    No estilo transacional há prevalência de características do estereótipo masculino: competitividade, autoridade hierárquica, alto controle do líder, resolução analítica de problemas, determinação de objetivos e processos racionais de troca.                                                                                                                                                               
     

    Já no estilo transformacional as características femininas são as que predominam: cooperação, colaboração, baixo controle e soluções baseadas em intuição e racionalidade, ênfase no desenvolvimento de seguidores, empowerment e criação de ligações emocionais.                                                                                                                                                       

    http://miscelaneaconcursos.blogspot.com.br/2012/04/lider-transacional-x-lider.html
  • LIDERANÇA TRANSACIONAL

    Robbins define o líder transacional como "tipo de líder que guia ou motiva seus seguidores na direção de metas estabelecidas, esclarecendo as exigências do papel e da tarefa." Ou seja, são líderes que valorizam o trabalho padronizado e tarefas orientadas.
    Como principais tipos de liderança transacional temos:

    • Recompensa Contingencial: É uma transação em que há promessa de recompensa em troca de um bom desempenho. O líder pode, também, "punir" caso o trabalho não corresponda aos padrões.
    • Gestão por exceção (ativo): Ações corretivas através da observação e busca de desvios de regra e padrões.
    • Gestão por exceção (passivo): Há a intervenção somente se os padrões não tiverem sido cumpridos.
    • Laissez-faire: O líder evita tomar decisões e se exime de responsabilidades.
    Na liderança transacional o comprometimento é de curto prazo.


    LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL

    Robbins destaca que "a liderança transformacional é aquela em que os líderes oferecem considerações individualizadas e estímulo intelectual a seus liderados, além de possuírem carisma." Alguém com este perfil é um verdadeiro líder que inspira a equipe com uma visão partilhada. O foco no desempenho das tarefas continua a existir, entretanto ocorre simultaneamente a uma adequação à estratégia da empresa. O líder transformacional objetiva o desenvolvimento de seus liderados com técnicas de empowerment(delegação de poder de decisão, autonomia e participação de empregados na administração da empresa).

    O líder transformacional possui 4 características peculiares:

    • Influenciadores e Idealizadores: Possuem carisma, são admirados, respeitados e confiáveis. Fornecem visão e sentido de missão.
    • Inspiradores e Motivadores: Otimistas, lançam desafios com o fim de proporcionar um melhor futuro a cada membro da equipe. São estimuladores da equipe.
    • Estimulação Intelectual: Encorajam os liderados a buscarem soluções criativas e inovadoras. Promovem a inteligência.
    • Consideração Individualizada: O líder utiliza o mentoring e coaching para que cada membro da equipe consiga atingir suas metas. Os liderados são desenvolvidos para atingirem seus melhores níveis de eficiência operacional.
    Na liderança transformacional o comprometimento é de longo prazo.
  • A origem da Liderança Transformacional está na Teoria da Liderança Carismática, de Weber (1947).

    Segundo Weber, o líder carismático é percebido como detentor de poderes divinos, excepcionais e estes líderes ascendem em momentos de crise, propondo uma nova visão a ser seguida. Possuem um forte vínculo emocional com seus subordinados. 

    Burns (1978) continuou o debate sobre o apelo aos valores e emoções dos subordinados. Burns acreditava que a liderança poderia se manifestar de duas formas: transacional ou transformacional.

    A liderança transacional se caracteriza pelo relacionamento de troca para que as necessidades de ambos sejam atendidas, apelando para seus interesses próprios. A troca pode ser econômica, política ou psicológica. Este tipo de liderança pode ser efetiva, mas não resulta em mudança organizacional, ela favorece a manutenção do status quo.

    Já na liderança transformacional, os líderes posicionam seus subordinados em níveis mais elevados de responsabilidade, abdicando de seus interesses 
    próprios em favor da coletividade. Com isso, promovem a mudança do status quo através de um propósito superior. Através desta análise, percebemos que o carisma é uma condição necessária, mas não suficiente para a liderança transformacional. 

    Avolio e Bass (2000) extenderam a teoria de Burns, acreditando que o líder transformacional alcança maiores resultados porque consegue fazer com que seus subordinados tenham consciência dos objetivos e a importância de atingí-los, ele convence seus subordinados a agirem em função do bem comum e a sua visão de futuro faz com que seus subordinados satisfaçam necessidades de nível superior. Como os autores criaram um questionário que identifica o líder como transacional e/ou transformacional, esta teoria é a mais utilizada.

    http://www.ibmecrj.br/sub/RJ/files/dissert_mestrado/ADM_cristianaeboli_jul10.pdf
  • Resumindo os comentários acima:   Correção > "As lideranças transformacional e transacional assemelham-se quanto ao estilo contingencial, sendo elemento comum dessas abordagens (    ) O comportamento de liderança ao contexto." 
    Robbins define o líder transacional como "tipo de líder que guia ou motiva seus seguidores na direção de metas estabelecidas, esclarecendo as exigências do papel e da tarefa".  Comprometimento é de curto prazo. // Também destaca que "a liderança transformacional é aquela em que os líderes oferecem considerações individualizadas e estímulo intelectual a seus liderados, além de possuírem carisma". Comprometimento é de longo prazo.
    Segundo os autores, liderança de sucesso é alcançada ao selecionar-se o estilo de liderança correto, o que seria contingencial ao nível de presteza dos seguidores (extensão em que as pessoas têm a capacidade e a disposição de realizar uma tarefa especifica). // ** TEORIA COMPORTAMENTAL >> Seu comportamento é orientado para objetivos, podendo cooperar com os outros indivíduos, quando for importante para o alcance dos objetivos o esforço coletivo, ou ainda pode competir com os outros, quando ocorre uma disputa. O homem passa ser interpretado como um ser passivo de aprender e mudar suas atitudes. (CHIAVENATO, 2003) 
  • O erro está em nessa parte: "sendo elemento comum dessas abordagens a capacidade de adequação do comportamento de liderança ao contexto."

    Isso diz respeito à liderança situacional, e não transacional e transformacional.
  • Para complemetar os estudos segue pequeno resumo, conforme professor Wagner Rabello do Canal dos Concursos:

    1)LIDERANÇA TRANSACIONAL:
    Tipo de líder que guia ou motiva seus seguidores na direção de METAS ESTABELECIDAS. esclarecendo as exigências do papel e da tarefa;

    2) LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL:
    Assemelha-se ao líder CARISMÁTICO  na sua capacidade de liderar as pessoas às MUDANÇAS profundas na organização.

    Continuem firmes, a dificuldade é para todos...

  • Apenas gostaria de compartilhar um macete que costumo utilizar para memorização:

    Liderança Transformacional = transformação = mudança = lider que tem carisma e lidera as pessoas às mudanças na organização

    Liderança Transacional = transação = negociação = lider que define metas a serem cumpridas, negocia o esforço de seus seguidores em troca de algum resultado.
  • De acordo com os comentários da Prof. Andrea Ribas, as lideranças transformacial e transacional  não se assemelham às teorias comportamentais, e não se encaixam nas abordagens de liderança - traços de personalidade, estilos de liderança e situacional.

    Por  tanto, item errado
    .

  • Transacional - (transação, negócio. Esforço+recompensa) é aquela onde existe uma relação de troca entre líder e subordinado.

    Transformacional - o líder é um inspirador de seus subordinados. Não se apoia somente na recompensas.
  • Liderança Transacional -> O liderado apresenta desempenho, atinge os resultados e , em troca, o líder dá benefícios.
    Liderança Transformacional -> Os líderes proporcionam atendimento personalizado e estímulo intelectual para os liderados (carisma, influência mutua)
    Profª Andrea Ribas.

    ERRADO

  • Transacional foca resultados enquanto a transformacional foca mudanças!

  • Comentário: Carlos Xavier


    A liderança transacional é aquela na qual o líder atua realizando trocas com os seus subordinados. O seu pensamento funciona assim: “se eu der uma recompensa, o funcionário fará um bom trabalho em troca”. A liderança transformacional vai muito além, sendo diferente da anterior e possibilitando uma complementação prática na ação do líder. Sob ela, o líder deve buscar criar inspiração para a transformação do  comportamento do indivíduo, de modo que ele se comprometa de verdade com a causa para a qual está se esforçando. Assim, quando a questão afirma que ambas estão assemelhadas quanto ao comportamento do líder, ela está errada!

  • Além de não se assemelharem, não se encaixam em nenhum dos estilos apresentados.

    As novas teorias da liderança (transacional e transformacional) não se encaixam nas abordagens da liderança (traços de personalidade, estilos de liderança e situacional)

    Existem 3 abordagens de lideranças: Traços de Personalidade ( traços físicos, intelectuais, sociais e relacionados a tarefa), Estilos de liderança (comportamentais e a liderança pode ser aprendida) que são essas em tela: Autocratica, democratica e liberal e a Contingencial (também conhecida como Situacional) veio para preencher a lacuna deixada pelas demais, onde o lider deve agir de acordo com as situações apresentadas pelo ambiente. As teorias são: Modelo de Fiedler; Teoria caminho-meta ou caminho-objetivo; Teoria 3-D de eficácia gerencial de Reddin e Continuum de Liderança de Schimdt Tannenbaum e Schid; Teoria situacional - Hersey e Blanchard; 

    Temos também Abordagens emergentes da liderança (teoria neocarismática)
    Liderança Carismática;
    Liderança Transancional 
    Liderança Transformacional 

    ainda tem outras classificações de liderança.

    Fonte: Chiavenato (2014, Adm Publica e Geral para concursos) 
    Ribas e Salim (2015, Gestão de Pessoas para concursos)

  •  

    Liderança Transacional

    Neste tipo de liderança, o gestor se comporta como chefe e não como líder. Suas táticas são pautadas principalmente pela obediência às regras e cumprimento das metas estabelecidas, além de seguir a ideia de recompensa proporcional ao desempenho. Esse é um gestor que não se preocupa em compreender as motivações de sua equipe ou em antecipar-se aos problemas, ele apenas segue o fluxo e cumpre demandas.

    Liderança transformacional

    Este conceito de liderança define o comportamento do líder ideal: um gestor que estimula a alta performance de seu time, pautando-se em influência, inspiração, exemplo e motivação. Neste caso, os pilares de liderança são fundamentados na confiança, respeito, colaboração e comprometimento.

    O líder transformacional conhece as motivações individuais de seus liderados, compreendendo o perfil de cada um e desenvolvendo suas estratégias de acordo com isso. Ele sabe desfrutar o potencial de sua equipe de maneira plena e manter a sincronia de contratante e contratados, garantindo o alcance de resultados satisfatórios para todos.

  • Sopa de letrinhas da cespe.

     

    As lideranças transformacional e transacional assemelham-se quanto ao estilo comportamental do líder, sendo elemento comum dessas abordagens a capacidade de adequação do comportamento de liderança ao contexto.

     

    A questão fala de três abordagens distintas.

     

    Tranformacional e transacional - abordagem emergente;

    Abordagem Comportamental; e

    Abordagem Situacional.

  • ABORDAGENS:

    - Traços de personalidade

    - Estilos de liderança (ou Teorias Comportamentais)

    - Teorias Situacionais ou Contingenciais

    **Abordagens EMERGENTES da liderança:

    *Liderança Carismática

    *Liderança TRANSACIONAL

    *Liderança TRANSFORMACIONAL

    FONTE: RIBAS

  • se fossem semelhantes, nao precisaria ter 2 nomes distintos..hahaha

  • Item errado.


    Segundo Burns (1978), a liderança pode se manifestar de duas formas: transacional ou transformacional:

    liderança transacional se caracteriza pelo relacionamento de troca para que as necessidades de ambos sejam atendidas, apelando para seus interesses próprios. A troca pode ser econômica, política ou psicológica. Este tipo de liderança pode ser efetiva, mas não resulta em mudança organizacional, já que favorece a manutenção do status quo.

    Já na liderança transformacional, os líderes posicionam seus subordinados em níveis mais elevados de responsabilidade, abdicando de seus interesses próprios em favor da coletividade. Com isso, promovem a mudança do status quo através de um propósito superior. Através desta análise, percebemos que o carisma é uma condição necessária, mas não suficiente para a liderança transformacional.

    Portanto, as duas formas de liderança são antagônicas entre si, não se assemelhando quanto ao estilo comportamental do líder.

    (créditos para o professor Adriel Sá - Tec concursos)

  • ERRADO

     Trata-se de um modelo de liderança que busca complementar uma visão de liderança transacional.

    É importante entender que a Liderança Transacional NÃO é o oposto da Liderança Transformacional. Na verdade, a liderança transformacional é construída com base na liderança transacional, produzindo um desempenho bastante superior ao que seria conseguido apenas com essa última abordagem.

     

    Líderes transacionais e transformacionais apresentam características distintas, como pode ser observado no quadro a seguir:

    ►Liderança Transacional:

     ·       Recompensa contingente: negocia a troca de recompensas por esforço, promete recompensas pelo bom desempenho, reconhece as conquistas.

    ·       Administração por exceção (ativa): procura e observa desvios das regras e padrões, tomando as atitudes corretivas necessárias.

    ·       Administração por exceção (passiva): intervém apenas quando os padrões NÃO são alcançados.

    ·       Laissez-faire: abdica das responsabilidades, evita tomar decisões.

    ►Liderança Transformacional

     ·       Influência idealizada: oferece uma visão e o sentido da missão, estimula o orgulho, ganha respeito e confiança.

    ·       Motivação inspiracional: comunica suas altas expectativas, utiliza símbolos para focas os esforços, expressa propósitos importantes de maneira simples.

    ·       Estímulo intelectual: promove a inteligência, a racionalidade e a cuidadosa resolução de problemas.

    ·       Consideração individualizada: da atenção personalizada, trata cada funcionário individualmente, aconselha, orienta.

    Obs.: assemelham-se quanto ao Estilo Comportamental.

    Fonte: Estratégia Concursos (2019)

  • liderança

  • liderança

  • liderança

  • liderança

  • liderança

  • liderança

  • liderança

  • liderança

  • Comentário

    Naturalmente, as lideranças transformacional e transacional apresentam semelhanças, pois ambas são formas de liderar emergentes, mas o comportamento do líder tem peculiaridades em cada uma. Na liderança transacional o líder guia o comportamento dos liderados através da troca e negociação por recompensas e benefícios. Já na liderança transformacional o líder desenvolve o subordinado, causando transformações profundas no seu comportamento. 

    Além disso, a abordagem que adequa o comportamento do líder ao contexto existente é a abordagem de liderança situacional, que não se confunde com as lideranças emergentes. Portanto, item ERRADO.

    Gabarito: E

  • Gabarito: ERRADO.

    ATENÇÃO! NÃO CONFUNDIR LIDERANÇA TRANSACIONAL COM LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL!

    1) LIDERANÇA TRANSACIONAL:

    > Líder apela pras necessidades primárias dos liderados, buscando a motivação deles a partir de uma TROCA DE RECOMPENSAS!

    BIZU

    TRANSACIONAL = TRANSAÇÃO DE BANCO = DINHEIRO & RECOMPENSA

    2) LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL:

    > Líder ajuda os liderados a TRANSCENDEREM os seus limites, estimulando a capacidade intelectual deles e dando atenção às suas necessidades individuais!

    Fonte: meu caderno de anotações + comentários de outros colegas do QC

  • Errado.

    Existem modelos que focalizam não o comportamento dos líderes perante os seguidores, mas sim o tipo de recompensa que o líder oferece, definindo dois tipos de líderes: transacionais e transformacionais. 

    Fonte: Administração teoria e pratica no contexto brasileiro - Sobral e Peci - página 342