-
Correto. Segundo RENNÓ (pág. 26:2013)
As características principais da Burocracia são:
Ø Formalidade – a autoridade deriva de um conjunto de normas e leis, expressamente escritas e detalhadas. O poder do chefe é restrito aos objetivos propostos pela organização e somente é exercido no ambiente de trabalho – não na vida privada. As comunicações internas e externas também são todas padronizadas e formais.
Ø Impessoalidade – Os direitos e deveres são estabelecidos em normas. As regras são aplicadas de forma igual a todos, conforme seu cargo em função na organização. Segundo Weber, a Burocracia deve evitar lidar com elementos humanos, como a raiva, o ódio, o amor, ou seja, as emoções e as irracionalidades. As pessoas devem ser promovidas por mérito, e não por ligações afetivas. O poder é ligado não às pessoas, mas aos cargos – só se tem o poder em decorrência de estar ocupando um cargo.
Ø Profissionalização – As organizações são comandadas por especialistas, remunerados em dinheiro (e não em honrarias, títulos de nobreza, sinecuras, prebendas etc.), contratados pelo seu mérito e seu conhecimento (e não por alguma relação afetiva ou emocional).
O modelo burocrático se caracterizou pela meritocracia na forma de contratação e promoção dos empregados. No setor público, temos o exemplo dos concursos públicos.
Esse tipo de ingresso nas carreiras públicas buscou eliminar o hábito arraigado do modelo patrimonialista de ocupar espaço no aparelho do Estado através de trocas de cargos públicos por favores pessoais ao soberano.
Antigamente, as pessoas seriam nomeadas por seus conhecimentos e habilidades, não por seus laços familiares ou de amizade. Prebendas e sinecuras, características do modelo patrimonialista, ou seja, aquelas situações em que pessoas ocupam funções no governo ganhando uma remuneração em troca de pouco ou nenhum trabalho, são substituídas pelo concurso público e pela noção de carreira.
Dessa forma, o que se busca é a profissionalização do funcionário, sua especialização. De acordo com Weber, cada funcionário deve ser um especialista no seu cargo. Assim, deve ser contratado com base em sua competência técnica e ter um plano de carreira, sendo promovido devido à sua capacidad
-
CORRETO
O conceito de burocracia para Max Weber é o de uma organização eficiente por excelência, cujas práticas repousam na racionalidade administrativa, no profissionalismo, na meritocracia, no formalismo, na supervisão hierárquica vertical, cuja ênfase está naestrutura organizacional. - ELISABETE + LIMA. 2016
-
➧ Características da administração Burocrática
▪ Caráter legal das normas;
▪ Caráter formal das comunicações;
▪ Divisão do trabalho;
▪ Impessoalidade do relacionamento;
▪ Hierarquização da autoridade;
▪ Rotinas e procedimentos;
▪ Competência técnica e mérito;
▪ Especialização da administração;
▪ Profissionalização;
▪ Previsibilidade no funcionamento.
➧ Disfunções da Burocracia
• Internalização das normas e exagerado apego aos regulamentos;
• Excesso de formalismo e papelório;
• Resistência a mudanças;
• Despersonalização do relacionamento;
• Categorização do processo decisório;
• Superconformidade às rotinas e procedimentos;
• Exibição de sinais de autoridade;
• Dificuldades com clientes;
➥ Fonte: Prof. Heron Lemos – Apostila de Administração – Tiradentes
-
GABARITO: CERTO
Segundo Weber a teoria da burocracia tem algumas características especificas. De acordo com o livro: Introdução da teoria da administração de Idalberto Chiavenato (2004, 7 ed.) essas características são: Caráter legas de normas e regulamentos, Caráter formal das comunicações, Caráter racional e divisão de trabalho, Impessoalidade nas relações, Hierarquia de autoridade, Rotina e procedimentos padronizados, Competência técnica e meritocracia, Especialização da administração, Profissionalização dos participantes e Completa previsibilidade do funcionamento.
FONTE: ADMINISTRADORES.COM.BR
-
CERTO
-
MAIS CERTO IMPOSSÍVEL
-
Perfeitamente!!
-
Típica questão resumo , revisão . Ótima . Gab certo