SóProvas


ID
809440
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-RR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Com base na CF, assinale a opção correta acerca do Sistema Tributário Nacional, dos impostos e da repartição das receitas tributárias.

Alternativas
Comentários
  • Art. 157. Pertencem aos Estados e ao Distrito Federal:

    I - o produto da arrecadação do imposto da União sobre renda e proventos de qualquer natureza, incidente na fonte, sobre rendimentos pagos, a qualquer título, por eles, suas autarquias e pelas fundações que instituírem e mantiverem; (...)
    O Imposto pertencente às Sociedades de Economia Mista e Empresa Pública não entram na regra acima.

  • c - Art. 155. Compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir impostos sobre:
    I - transmissão causa mortis e doação, de quaisquer bens ou direitos.


    e - Art. 145. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão instituir os seguintes tributos:
    § 1º - Sempre que possível, os impostos terão caráter pessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte, facultado à administração tributária, especialmente para conferir efetividade a esses objetivos, identificar, respeitados os direitos individuais e nos termos da lei, o patrimônio, os rendimentos e as atividades econômicas do contribuinte.

  • A alternativa "c" está incorreta porque nem todos os tributos estão submetidos ao Princípio da Anterioridade Tributária, ou seja, há tributos sobre os quais não há vedação constitucional da sua cobrança no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei da instituição ou aumento deste tributo.


    c) A vedação constitucional da cobrança de tributos no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os tenha instituído ou aumentado alcança, de modo indeterminado, os diversos tributos de todos os entes federativos.

    Neste sentido, Art. 150,§1º da Constituição Federal:


    Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:
    III - cobrar tributos:
    b) no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou;
    § 1º A vedação do inciso III, b, não se aplica aos tributos previstos nos arts. 148, I, 153, I, II, IV e V; e 154, II; e a vedação do inciso III, c, não se aplica aos tributos previstos nos arts. 148, I, 153, I, II, III e V; e 154, II, nem à fixação da base de cálculo dos impostos previstos nos arts. 155, III, e 156, I.

    Dessa forma, os Empréstimos Compulsórios para atender a despesas extraordinárias, decorrentes de calamidade pública, de guerra externa ou sua iminência, o Imposto de Importação, o Imposto de Exportação, o Imposto sobre Produtos Industrializados, o Imposto sobre operações de crédito, câmbio e seguro, ou relativas a títulos ou valores mobiliários (IOF) e os Impostos Extraordinários de Guerra não estão submetidos ao Princípio da Anterioridade Tributária, previsto no art. 150,III,b, da Constituição Republicana.

  • Letra b: ERRADA

    Taxas são tributos, previstos no art. 5º, do CTN e no artigo 145, II, Constituição Federal. O estado pode cobrar taxa: por utilização efetiva do serviço, neste caso o valor deverá ser cobrado de acordo com o consumo, ou por utilização potencial, já que consumo de água é essencial, neste caso pode-se cobrar uma quantia fixa por mês, independentemente de ter havido consumo.

    Tratando-se de taxa, há a possibilidade de se cobrar por serviço "potencialmente" prestado, v.g. pode-se cobrar taxa de esgoto até mesmo do cidadão cuja casa nem mesmo esteja ligada à rede municipal de coleta, se houver tubulação que passe em sua rua.

    Taxas são devidas quando um serviço é prestado ou quando em potencial, v.g. não é necessário que se coloque lixo nos cestos de coleta para ser compelido ao pagamento da taxa respectiva. Já a tarifa (ou preço público) só é devida quando da prestação de um serviço requisitado ou utilizado, v.g. a tarifa de energia elétrica fornecida, se determinada residência não for servida de tal energia, ele não é compelido ao pagamento da tarifa respectiva.
  • Vamos ao famoso "item por item".

    A - CORRETA: CF, art. 153, I, c/c art. 157, I. 

    B - ERRADA: CF, art. 145, I - pode ser cobrada taxa pela utilização potencial do serviço público, não somente pela efetiva utilização. 

    C - ERRADA: CF, art. 150, §1º - há várias exceções ao princípio da anterioridade anual (ex.: Imposto de Importação, Exportação, IOF). Confesso que também achei muito estranha a redação da alternativa, mas quando o examinador disse "de modo indeterminado" quis, salvo melhor juízo, destacar que não haveria exceção à regra.

    D - ERRADA: CF, art. 155, I - ITCMD é de competência dos Estados-Membros e Distrito Federal. 

    E - ERRADA: CF, art. 145, §1º - a norma diz que na indigitada situação os direitos individuais do contribuinte deverão ser respeitado, mas em momento algum faz qualquer alusão a prévia ciência do investigado. 

    Abraço a todos e excelentes estudos!