SóProvas


ID
809770
Banca
COPESE - UFT
Órgão
DPE-TO
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O Estado de Goiás teve duas importantes frentes de penetração: uma proveniente de São Paulo e outra do norte, sobretudo de Belém (Grão-Pará) que foi utilizada na construção discursiva de uma oposição binária em relação à identidade tocantinense: a dos missionários e dos bandeirantes.
Em relação às bandeiras é CORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • As bandeiras quase não contribuíram para a ocupação da região.

  • As bandeiras tiveram como consequência direta a EXPANSÃO TERRITORIAL PARA O INTERIOR. O que contribuiu para a ocupação de Goiás foi a MINERAÇÃO ocorrida no séc. XVIII. Logo após o declínio da exploração aurífera, a AGRICULTURA e PECUÁRIA começaram a ter força, o que levou ao crescimento da população do estado...

     

    Outros dois fatores que influenciaram na ocupação de Goiás foram a "Marcha para o Oeste" de Getúlio Vargas (culminou na construção de Goiânia) e a mudança da Capital Federal para o Centro-Oeste (criação de Brasília).

     

    =)

  • LETRA B

     

    ENTRADAS
    - Organizadas pelo governo
    - Não visavam lucro imediato
    - Partiam das Capitanias da Bahia e de Pernambuco
    -  Apenas prospecção
    - Respeitavam os limites de Tordesilhas

    ----

    BANDEIRAS
    -  Iniciativa privada
    - Visavam lucro imediato
    -  Partiam da Capitania de São Vicente (Vila de São Paulo)
    -  Prospecção e apresamento (PRISÃO DE INDÍOS)
    Não respeitavam os limites de Tordesilhas

  • Pouco contribuíram para a ocupação da região, pois se propunham aprisionar nativos e usá-los como mão-de- obra nas lavouras de açúcar em São Paulo.

    RESPOSTA B.

    PMGO

  • Pessoal tive as seguintes dúvidas nessa questão:

    Imaginei que o item "b" fosse falso por conta do fim da frase:

    b) pouco contribuíram para a ocupação da região, pois se propunham aprisionar nativos e usá-los como mão-de- obra nas lavouras de açúcar em São Paulo.

    Para mim o que se mostra mais correto é o que consta na letra "c". Por que ela é falsa?

    Peço ajuda na correção da questão. Seria bom apontar os erros de cada item e demonstrar o por que da letra B se apresentar como a mais correta.

    Obrigada.

  • imagino que a letra 'C' esteja errada, visto que, as condições para ocupação em Goiás no ano de 1725 deu-se pela descoberta de datas auríferas às margens do rio vermelho que ficava mais ao sul do estado, esta bandeira do Anhanguera veio da capitania de São Vicente (São Paulo), logo, o norte não foi tão importante assim para a ocupação inicial.

  • Tocantins é o mais novo dos estados brasileiros. Foi criado em 1988, com a promulgação da Constituição brasileira. Antes, as terras que hoje correspondem ao território do Tocantins faziam parte do estado de Goiás.

    Antes da colonização, o território do Tocantins era ocupado pelos índios xingus e txucarramães. Em 1625, missionários católicos liderados por Frei Cristovão de Lisboa, fundaram uma Missão religiosa no extremo norte de Goiás. Do norte e do nordeste chegaram imigrantes a região durante dois séculos. No século XVIII, os bandeirantes chegaram à região pelo sul, em busca de ouro. Assim, estabeleceram-se na região duas culturas: a dos que vieram de São Paulo (), ou sulistas, e a dos que vieram do norte e nordeste, chamada de nordestina. A dificuldade de acesso fez com que os habitantes do norte da região estabelecessem mais vínculos comerciais com os estados vizinhos (Pará e Maranhão) do que com os habitantes do sul. O mesmo ocorreu com os habitantes do sul, que se aproximaram comercialmente dos estados de Minas Gerais e São Paulo.

    A partir de 1821, o movimento separatista se fortaleceu com a proclamação, ainda que sem sucesso, do Governo Autônomo de Tocantins. Em 1920, as ideias separatistas afloram novamente, ainda sem sucesso. Com a criação do Distrito Federal e a , a região norte do então estado de Goiás começou a se desenvolver. A construção de rodovia Belém-Brasília, a mineração de ouro e calcário e o extrativismo da madeira (principalmente do mogno) aceleraram o desenvolvimento da região, expandindo a população, a agricultura e o comércio.

    A proposta separatista, ou seja, para a criação de um novo estado, foi apresentada e aprovada no Congresso Nacional por duas vezes, mas os presidentes  e seu sucessor  a vetaram.

    Finalmente, com a promulgação da Constituição, em 1988, foi criado o estado do Tocantins. A cidade de Miracema do Tocantins foi escolhida como capital provisória, até que a capital Palmas fosse construída. Em 1989 começou a construção da nova capital, e em 1990 a sede do governo é transferida para Palmas, a partir de então, capital do estado do Tocantins. Na década de 90, a nova capital atraiu milhares de migrantes de diferentes estados. Palmas é uma cidade planejada, assim como a capital do país, Brasília.

    Referências:

    TOCANTINS. História. Disponível em: http://www.brasilchannel.com.br/estados/index.asp?nome=Tocantins&area=historia Acesso em 18 jan. 2011.

    TOCANTINS. Trajetória de luta pela criação do Tocantins. Portal de informações e serviços do estado de Tocantins. Disponível em: http://to.gov.br/tocantins/trajetoria-de-luta-pela-criacao-do-tocantins/756

  • A cidade de Miracema do Tocantins foi escolhida como capital provisória, até que a capital Palmas fosse construída. Em 1989 começou a construção da nova capital, e em 1990 a sede do governo é transferida para Palmas, a partir de então, capital do estado do Tocantins. Na década de 90, a nova capital atraiu milhares de migrantes de diferentes estados. Palmas é uma cidade planejada, assim como a capital do país, Brasília.