SóProvas


ID
809824
Banca
COPESE - UFT
Órgão
DPE-TO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Marque a alternativa CORRETA, de acordo com o que dispõe a Constituição Federal de 1988:

Alternativas
Comentários
  • Art. 18. A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constituição.

    Alternativa a) ERRADA. Nada de autarquia.


    Art. 18, § 2º - Os Territórios Federais integram a União, e sua criação, transformação em Estado ou reintegração ao Estado de origem serão reguladas em lei complementar.

    Alternativa b) errada. Os territórios integram a União.


    Art. 18, § § 2º - Os Territórios Federais integram a União, e sua criação, transformação em Estado ou reintegração ao Estado de origem serão reguladas em lei complementar.

    § 4º A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por Lei Complementar Federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei.
    (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 15, de 1996)

    Alternativa c) correta.

    Art. 18. A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constituição.
    Fonte: 
    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

    Alternativa d) errada. Os estados são autônomos, não soberanos. O próprio adjetivo de membro exclui a soberania.

    Segundo Vinícius Lessa Costa "
    à medida que expresse “a unidade de uma ordem no plano internacional”[4], sempre se concentrará em torno do Estado Federal, ao passo que os Estados federados passam a compor entidades de poder eqüidistante dotadas de autonomia em relação ao Estado Federal.
    http://www.jurisciencia.com/artigos/os-estados-membros-de-uma-federacao-possuem-soberania-sao-verdadeiros-estados/554/
  • No caso de desmembramento, fusão, incorporação...de Estados e Municípios (resumo): Estados: aprovação da população mediante – plebiscito e – lei complementar pelo Congresso Nacional. Municípios: - divulgação do estudo de viabilidade municipal apresentados e publicados na forma da lei – consulta prévia à população mediante plebiscito – lei estadual durante o período determinado por lei complementar federal.
  • A) ERRADA = Não compreende as AUTARQUIAS. Art. 18, caput, CF.

    B) ERRADA = Integram a União sim. Art. 18, §2, CF.

    C) CORRETA = Art. 18, §2 e §4, CF.

    D) ERRADA = Somente Autonomia. Soberania somente a União nas relações internacionais.
  • Território federal é uma denominação brasileira para uma categoria específica de divisão administrativa. Os territórios federais integram diretamente a União, sem pertencerem a qualquer Estado, e podem surgir da divisão de um Estado ou desmembramento, dele exigindo-se aprovação popular através de plebiscito e lei complementar.

    A Constituição Federal de 1988 aboliu todos os territórios então existentes: Fernando de Noronha tornou-se um distrito estadual do Estado de Pernambuco. Amapá e Roraima ganham o status integral de Estados da Federação. Rondônia foi território até 1982.
    Caso um novo território venha a ser criado, poderá ter municípios (diferentemente dos distritos estaduais e Federal) e elegerá fixamente quatro deputados federais, independente de sua localização, dimensão territorial, condições socioeconômicas, tamanho da população e inclusive do eleitorado.
  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre organização político-administrativa.

    A- Incorreta - As autarquias integram a administração indireta e os territórios integram a União. Art. 18, CRFB/88: "A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constituição. (...) § 2º Os Territórios Federais integram a União, e sua criação, transformação em Estado ou reintegração ao Estado de origem serão reguladas em lei complementar. (...)".

    B- Incorreta - Os territórios integram a União e sua reintegração ao Estado de origem (o que mais se aproxima de "extinção") ocorre por lei complementar (não ordinária), vide alternativa A.

    C- Correta - É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 18: "(...) § 2º Os Territórios Federais integram a União, e sua criação, transformação em Estado ou reintegração ao Estado de origem serão reguladas em lei complementar. (...) § 4º A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por Lei Complementar Federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei".  

    D- Incorreta - A soberania é fundamento da República, não dos entes. Os entes possuem autonomia. Art. 1º, CRFB/88: "A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: I - a soberania; II - a cidadania; III - a dignidade da pessoa humana; IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V - o pluralismo político". Art. 18, CRFB/88: "A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constituição".

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa C.