SóProvas


ID
813391
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Em um setor do Tribunal de Contas do Estado, há 15 salas e cada uma tem apenas uma porta. Sabe- se que uma mesma chave não abre mais do que uma porta. Estando todas as chaves misturadas em uma caixa e sem identificação, para descobrir qual é a chave de cada porta, um funcionário foi obrigado a testá-las por tentativa, tomando o cuidado de não testar uma mesma chave mais do que uma vez. Nessas condições, qual o número máximo de tentativas para que ele possa colocar cada chave em sua respectiva porta?

Alternativas
Comentários
  • Olá amigos do QC, a questão pede o número máximo de tentativas, então só abriremos cada porta com a última chave possível. Para abrirmos a primeira porta temos que fazer 14 tentativas, a 15°chave não conta pois ela abrirá a porta. seguindo o raciocínio teremos:
    Para abrirmos a segunda porta = 13 tentativas;
    Para abrirmos a terceira porta = 12 tentativas;
                                       .
                              .
                              .

    Para abrirmos abrirmos a 14 porta ( ou seja, a penúltima) = 1 tentativa. A última porta não conta pois só sobrará uma chave que será a sua própria.
    Agora somando todas as tentativas chegaremos a :
    14 + 13 + 12 + 11 + 10 + 9 + 8 + 7 + 6 + 5 + 4 + 3 + 2 + 1 = 105

    Grande abraço e Deus é bom
  • Batalhador, você acertou a questão, mas eu entraria com recurso pois considero a "chave do acerto" uma tentativa também, uma tentativa acertada,mas ainda sim uma tentativa.

  • maira candido, quando você tem a chave certa da sua casa, podemos considerar como tentativa, mesmo que seja única? Não faz sentido chamar de tentativa aquilo que se tem certeza. As últimas chaves que abrem suas respectivas portas não contam.

  • 15 salas e nenhuma porta de uma sala para outra. A resposta exige adição porque diz possibilidades. Se fosse combinações, aí sim seria miultiplicação. E sim, 15 chaves sao 14 tentativas possiveis. Mesma situação quando ha 2 gêmeos identicos e se sabe que o nome de um deles é pedro. se chamar 1 deles e ele nao responder, havera a certeza de que o outro sera o pedro.

  • Teria que ser 104, pois a última chave não pode ser considerada tentativa, e sim certeza.

    no entanto como a questão é de múltipla escolha, não tem como errar essa questão, mesmo sabendo que ela está equivocada.

  • Questão sem sentindo. Como se uma tentativa acertada não fosse uma tentativa. Indo pela lógica da questão não teria resposta, já que a última teria uma chave só e não configura tentativa pela lógica da questão. Daí a resposta não seria 105, mas sim 104.

  • É adição porque os eventos são exclusivos, ou seja, cada chave só abre uma porta. Caso se tratasse de várias chaves para uma porta, por exemplo, seria multiplicação, porque esta permite decisões ou combinações sucessivas.