SóProvas


ID
813913
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. O princípio da legalidade representa a consagração da ideia de que a Administração Pública só pode ser exercida conforme a lei, sendo a atividade administrativa, por conseguinte, sublegal ou infralegal, devendo restringir-se à expedição de comandos que assegurem a execução da lei.

II. O princípio da moralidade torna jurídica a exigência de atuação ética dos agentes da Administração Pública.

III. O princípio da eficiência retrata que toda atuação da Administração deve visar ao interesse público e a satisfação do interesse público.

IV. O princípio da finalidade retrata que todo agente público deve realizar suas atribuições com presteza, perfeição e rendimento funcional.

Alternativas
Comentários
  • O conceito das alternativas III e IV estão invertidos. O CERTO é:

    III. O princípio da FINALIDADE retrata que toda atuação da Administração deve visar ao interesse público e a satisfação do interesse público.

    IV. O princípio da EFICIÊNCIA retrata que todo agente público deve realizar suas atribuições com presteza, perfeição e rendimento funcional.

  • Apenas complementando...

    Legalidade:
    O agente público tem o poder-dever de agir conforme lei. Hely Lopes Meirelles aborda o critério de subordinação à lei (o agente público somente pode fazer o que a lei determina) e o critério de não contradição à lei (o particular pode fazer tudo o que a lei não proíbe).
    Impessoalidade:
    O agente público deve conduzir suas atividades sem visar interesse próprio ou de terceiros. A impessoalidade representa o interesse público.
    Moralidade:
    O agente público deve atuar com honestidade, lealdade, retidão, integridade, boa-fe, norteando-se pelos princípios éticos e morais.
    Publicidade:
    O agente público deve agir com transparência, fazendo com que os administrados tomem conhecimento dos atos praticados.Mas, a doutrina aponta a situação na qual o direito à informação sobre atos acarretar insegurança nacional. Mas, a regra é de publicidade dos atos públicos.
    Eficiência:
    Agilidade sem desperdício de dinheiro público. O administrador deve obter um bom resultado, com o menor custo possível.

    Espero ter ajudado.
    Foco e Perseverança!
  • Alternativa I com uma redação sofrível...

  • Essa banca é muito péssima, socorr

  • ESSA AOCP É MUITO "PEGADINHEIRA" MESMO

  • Cada hora a banca exige um entendimento diferente de cada princípio! Por vezes a opção correta é extensiva, dando ideia ampla no sentido de interesse público e sua satisfação. Em outras utiliza sentido restrito, como na questão em tela! 

  • Não é pegadinha não ... provavelmente é um monte de questão de examinador diferente , cada um querendo fazer "questões inteligentes" copiando partes de livros de doutrinadores diferentes...

     

     

  • GABARITO: LETRA C

  • Se pegar e Eliminar a III vc mata a questao.

  • 3 e 4 estão com conceitos invertidos...

  • Elimina a IV que mata a questão