SóProvas


ID
816160
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

No que diz respeito à estrutura atual e ao funcionamento do Sistema Financeiro Nacional (SFN) e dos mercados de capitais, julgue os itens subseqüentes.

A taxa over SELIC, taxa prime do mercado, corresponde à taxa de juros pela qual o BACEN, no âmbito de sua política monetária, compra e vende títulos públicos e, por essa razão, é por ele definida, independentemente dos mecanismos de mercado.

Alternativas
Comentários
  • (...) a taxa SELIC resulta do valor mensal dos juros pagos na negociação dos títulos emitidos pelo Estado e negociados por instituições financeiras, sendo a taxa remuneratória do capital que financiará o déficit estatal. Isto é, a taxa SELIC é, a priori, um instrumento de remuneração do capital, tendo, portanto, natureza típica dos juros. 
    Lições de Direito Econômico 6ª ed. - Leonardo Vizeu Figueiredo.
  • Já li em algum lugar que a SELIC é a junção de juros + correção monetária
  • ) a taxa SELIC resulta do valor mensal dos juros pagos na negociação dos títulos emitidos pelo Estado e negociados por instituições financeiras, sendo a taxa remuneratória do capital que financiará o déficit estatal. Isto é, a taxa SELIC é, a priori, um instrumento de remuneração do capital, tendo, portanto, natureza típica dos juros. 
    Lições de Direito Econômico 6ª ed. - Leonardo Vizeu Figueiredo.

  • 1. Taxa Selic Over

    Selic significa Sistema Especial de Liquidação e de Custódia. A taxa Selic (também conhecida como over Selic) é a taxa média ponderada e ajustada das operações de financiamento por um dia no mercado interbancário. (...)

    2. Taxa Selic – Meta

    A Taxa Selic-Meta é uma taxa de juros definida pelo Banco Central nas reuniões do COPOM (Comitê de Política Monetária) sendo uma importante ferramenta de controle do nível de aquecimento da economia e do controle da inflação. (...) Após a definição da Taxa Selic Meta, o Banco Central, através do mercado aberto, inicia o processo de efetivamente comprar e vender títulos com o objetivo de trazer a Taxa Selic over para próximo da taxa Selic-meta.  (...) Então, na hora de reequilibrarem suas contas, os bancos vão comprar ou vender esses títulos com uma taxa maior, graças às vendas feitas pelo Banco Central, trazendo assim a taxa Selic-over próximo da taxa Selic-meta.

     

    FONTE: http://ynvestimentos.com.br/2013/11/taxa-selic/

  • Afinal de contas, qual é o erro do enunciado?

    O enunciado mistura : Taxa Selic over com Taxa Selic Meta (Meta de Taxa de Juros básica da economia).

    A Selic Meta é aquela fixada pelo COMITÊ DE POLÍTICA MONETÁRIA -COPOM.

    O adjetivo "meta", significa que ela é um objetivo fixado. Por sua vez, a taxa selic over, seria, por assim dizer, a taxa real, a taxa que realmente foi praticada pelo mercado, em razão e decorrente da influência das diversas operações realizadas (compra e venda de títulos público) pelo Banco Central visando cumprir a "taxa-meta". Dessa maneira, existe uma pequena variação entre a taxa fixada como meta e a taxa que realmente foi realizada pelo mercado, não sendo elas correspondentes ou idênticas. Disso resulta que as taxas não sejam estabelecidas segundo os mesmos critérios ou maneiras: A Taxa Selic Meta, estabelecida pelo COPOM dispõe, sim, de certa discricionariedade, segundo a sua política monetária, já a Taxa Selic over (taxa prime de mercado) é extraída a partir de um cálculo que considera a média ponderada de todas as transações com títulos públicos feitas no sistema SELIC. Logo, é possível concluir que a Selic Over não é "definida independentemente dos mecanismos de mercado".