SóProvas


ID
817774
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Na pavimentação de uma rodovia, foi selecionada para a implantação do revestimento uma mistura asfáltica do tipo SMA (Stone Matrix Asphalt). Esta mistura apresenta diversas vantagens em relação ao CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado à Quente), dentre as quais é correto citar:

Alternativas
Comentários
  • Concreto asfáltico tipo SMA é uma mistura executada a quente, em usina apropriada, com características específicas. É composta de agregado mineral graduado, material de enchimento, fibras de celulose, cimento asfáltico modificado por polímero e, se necessário, melhorador de adesividade, sendo espalhada e compactada a quente. O concreto asfáltico tipo SMA deve ser empregado como camada de revestimento do pavimento. 

  •          c) a maior resistência à deformação permanente.

  • Também conhecida no Brasil como matriz asfáltica pétrea, a mistura SMA (do inglês, Stone Matrix Asphalt) tem sido empregada pelo mundo em vias com condições severas de tráfego, como paradas e faixas exclusivas de ônibus. Esse tipo de revestimento asfáltico usinado a quente é constituído por ligantes asfálticos especiais modificados por polímeros e agregados graúdos cúbicos, com escassa presença de agregados miúdos.

    O SMA não é uma solução nova. Foi desenvolvido em 1968 na Alemanha e hoje é a mistura asfáltica especificada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para os autódromos que recebem provas de Fórmula 1 devido a sua elevada resistência e drenabilidade. Essas características também a tornam uma boa alternativa para os corredores destinados a veículos pesados de transporte coletivo.

    Comparado com o pavimento de concreto Portland (PCP), comumente utilizado nos corredores de ônibus no País, o SMA apresenta maior qualidade de rolamento, facilidade de aplicação (pode, inclusive, ser aplicado sobre o PCP) e maior drenabilidade, além de não exigir tempo de cura. 'Já quando comparado às misturas convencionais, apresenta maior resistência a deformação permanente, elevada resistência ao trincamento por fadiga e maior vida útil', observa o engenheiro Gerson da Silva Pereira, coordenador do Comitê Técnico da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Asfaltos (Abeda).

  • Ninguém comentou o motivo da característica apontada na questão; então, lá vai:

    O SMA tem a curva granulométrica com proporcionamento dos grãos de maiores dimensões em quantidade dominante em relação aos grãos de dimensões intermediárias (graduação descontínua), completados por certa quantidade de finos, proporcionando uma curva descontínua em certas peneiras, com o objetivo de tornar o esqueleto mineral mais resistente à deformação permanente com o maior número de contatos entre os agregados graúdos.

  • Revestimento caracterizado por elevada % de agregados graúdos, que formam uma

    estrutura descontínua semelhante a uma parede de pedra de elevado atrito interno. Os

    vazios do esqueleto mineral são preenchidos com ligante modificado por polímeros,

    fíler mineral e fibras orgânicas.

    Suas principais vantagens são:

    -Melhoria das condições mecânicas do pavimento: Resistência à deformação,

    fissuração e desgaste

    -Melhoria das características funcionais como resistência à derrapagem, redução do

    spray e reflexão de luz.