SóProvas


ID
819214
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

Acerca dos conceitos básicos de direito internacional, julgue os itens a seguir.

O direito internacional humanitário não pode ser suspenso ou derrogado, diferentemente do direito internacional dos direitos humanos. Em relação a este último, admite-se, em casos de estado de sítio, a suspensão de determinados direitos, salvo aqueles insuscetíveis de suspensão ou de derrogação, como o direito a um julgamento justo e imparcial.

Alternativas
Comentários
  • Certo!

    Direito Internacional Humanitário

    E aplicável em tempo de conflito armado.

    Protege especificamente as pessoas afetadas por um conflito armado: população civil, feridos, doentes, prisioneiros de guerra ou detidos civis; assim como o pessoal médico ou sanitário e religioso, civil ou militar, e o pessoal da Cruz Vermelha, a fim de que possam fazer sua tarefa durante o conflito.

    O DIH protege contra infracções graves de instituições do próprio Estado ou de outros Estados em conflitos armados internacionais, de grupos ou indivíduos armados sob um comando responsável em situação de conflito armado interno.

    Nunca pode ser suspenso ou derrogado.

    Estabelece a obrigação dos Estados de adotarem medidas nacionais (exemplo: leis penais) que punem as violações deste direito. Foram criados tribunais para julgar as violações do DIH que ocorreram nos casos da ex-Iugoslávia ou Ruanda. Em 117 de julho de 1998, a comunidade internacional decidiu, durante uma conferência diplomática, pela criação de um tribunal permanente - a Corte Penal Internacional - encarregada de julgar os crimes de guerra, crimes de genocídio, crimes contra a humanidade, etc.

    Direitos Humanos

    São aplicáveis em qualquer tempo ou lugar.

    Os direitos humanos protegem as pessoas em qualquer situação (direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais).

    Os direitos humanos protegem os indivíduos de violações de agentes de seu próprio Estado.

    O exercício de certos direitos como a liberdade de imprensa ou de circulação pode ser suspenso durante a vigência do estado de sítio. Mas há outros direitos que nunca podem ser suspensos ou derrogados como o direito à vida e a um julgamento justo e imparcial.

    Existem mecanismos de supervisão internacional universais como o Comitê do Pacto de Direitos Civis e Políticos no seio das Nações Unidas, ou regionais, como a Comissão Interamericana de Direitos Humanos de acordo com o Pacto de São José da Costa Rica.

    Fonte: http://www.dhnet.org.br/direitos/sip/dih/dih.html
  • "O DIDH é aplicado a todo o tempo: em tempo de paz ou de conflito armado. Entretanto, de acordo com alguns tratados de DIDH, os Governos podem suspender algumas normas em situações de emergência pública que ponham em perigo a vida da nação, desde que tais suspensões sejam proporcionais à crise e sua aplicação não seja indiscriminada ou infrinja outra norma do direito internacional. "

    FONTE: https://ambitojuridico.com.br/cadernos/direitos-humanos/o-direito-internacional-dos-direitos-humanos/

  • Quem estudou Direito Constitucional acerta essa questão, Defesa do Estados e das instituições democráticas

  • Tipo de questão que acerta só com o bom senso.

  • O direito internacional humanitário não pode ser suspenso ou derrogado (abolido), diferentemente do direito internacional dos direitos humanos.. ENTÃO quer dizer que direito internacional de DH pode ser abolido(derrogado)... hahaha ok, cespe!

    Ainda tem pessoas que encontram justificativas para o gabarito, são as mesma que querem que anulem 20questões na prova pq não concordam com gabarito e ficam com mimimi.

  • Direitos Humanos - Podem ser suspensos no caso de guerra ( Agressão armada estrangeira )

    Direito Humanitário - É justamente o mínimo de dignidade dada a participantes desses conflitos armados, logo, na pior das situações, o direito humanitário está garantido, diferentemente dos direitos humanos .

  • Gabarito : Certo.

  • Em estado de sítio tem suspensão de alguns direitos.

    ex: direito a reunião.