SóProvas


ID
819487
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A natureza jurídica da autorização de serviços públicos ocorre pormeio de:

Alternativas
Comentários
  • Atos simples: São aqueles que decorrem da manifestação de vontade de um único órgão (singular, impessoal ou colegiado). Ex: Demissão de um funcionário.

  • NÃO CONFUNDIIIIR:

    CONCESSÃO E PERMISSÃO DE SERVIÇO PÚBLICO: SÃO CONTRATOS ADMINISTRATIVOS;

    AUTORIZAÇÃO DE SERVIÇO PÚBLICO: ATO ADMINISTRATIVO SIMPLES , DISCRICIONÁRIO E PRECÁRIO, GERALMENTE CONCEDIDO NUMA SITUAÇÃO EPISÓDICA, NÃO PERENE.

    GABA: C

  • Autorização: ato administrativo discricionário e precário pelo qual a Administração Pública possibilita ao particular o exercício de alguma atividade material de predominante interesse dele e que, sem esse consentimento, seria legalmente proibida (autorização como ato de polícia), ou a prestação de serviço público não exclusivo do Estado (autorização de serviço público), ou, ainda, a utilização de um bem público (autorização de uso).

     

    A autorização normalmente é necessária para o exercício de atividade potencialmente prejudicial à coletividade ou de atividade de interesse social, razão pela qual a lei exige a chancela do Estado para fins de proteção ao interesse público.


    Exemplos: autorização para porte de arma de fogo; para a exploração de serviços privados de educação e saúde; autorização de uso das vias
    públicas para realização de feiras; autorização para prestação de serviço de táxi etc.

     

     

    Erick Alves

  • CONcessão e permissão: CONtrato admnistrativo.

    ATOrização: ATO administrativo simples