*RESUMO DAS CLASSES DE ENZIMAS*
1. OXIRREDUTASES - catalisam reações de oxidação e redução: desidrogenases, redutase, oxidase, oxigenase, peroxidase, catalase, dismutase.
2. TRANSFERASES - transferem um grupo funcional. São transferases:
. Quinases - responsaveis pela fosforilação - transferem fosfato de um grupo doador (ATP ou GTP) a um substrato. Geralmente, catalisa reações irreversíveis que possuem uma hidrolase que irá catalisar a reação inversa (desfosforilação).
. Fosforilases - fosforólise - fosfato inorgânico é o grupo aceptor do substrato transferido.
. Pirofosforilases - pirofosforólise - pirofosfato inorgânico é o grupo aceptor do substrato transferido.
4. HIDROLASES - catalisam reações em que a água rompe o substrato em mais de um produto. Maioria catalisa reações irreversíveis. Geralmente são as enzimas de sufixo -ase. São hidrolases:
. Fosfatases - reação de desfosforilação - um dos produtos é um fosfato inorgânico.
. Esterases - nucleases, lipases, fosfatases - quebram um éster em ácido + álcool.
. Proteases - clivam ligações peptídicas
. Glicosilases.
. ATPases e GTPases.
4. LIASES (sintases) - quebram uma dupla ligação dando origem a mais de um produto (chamadas geralmente de sintases), ou a reação inversa em que um dos reagentes contém uma dupla ligação que irá desaparecer no produto. São liases: descarboxilases, desidratases, aldolases.
5. ISOMERASES - catalisam a interconversão entre dois isômeros. Geralmente são reações reversíveis. São isomerases: epimerases, racemases, cis-trans isomerases, topoisomerase.
6. LIGASES (sintetases) - acoplamento da reação de hidrólise do ATP + combinação de 2 reagentes ("liga" duas reações). O acoplamento da hidrólise do ATP permitem que a outra reação seja energeticamente favorável. Diferentemente das quinases que também usam ATP, aqui o grupamento fosfato não é transferido para os reagentes. (A + B + ATP -> AB + ADP + P). São ligases: sintetases, carboxilases, ligases.