-
GABARITO: letra B.
A letra a) está errada por incluir Monitor que é um papel de informação.
A categoria decisorial é caracterizada forma:
Papéis de decisão
O processo de tomada de decisões é essencial na arte de administrar. Inclusive muitos autores entendem os dois como sinônimos. Quando você administra, está na verdade tomando decisões. As tarefas de liderar, planejar, organizar, executar e controlar são todas feitas de decisões interligadas:
* Empreendedor : Nesse papel o gerente atua como iniciador e planejador da maior parte das mudanças controladas em sua organização. Mudanças controladas são aquelas desejadas pelo próprio gerente. Podem incluir melhoramentos na organização, identificação e aproveitamento de novos negócios.
* Controlador de distúrbios : Os distúrbios são as situações que estão parcialmente fora do controle gerencial, tais como os eventos imprevistos, as crises ou os conflitos. Nesse caso, o gerente age um resolvedor que minimiza os danos causados nesses tipos de situações.
* Administrador de recursos : Esse papel, inerente à autoridade formal, está presente em praticamente qualquer decisão que o gerente tome. Para Mintzberg, a alocação de recursos compreende três elementos essenciais – administrar o próprio tempo, programar o trabalho alheio e autorizar decisões tomadas por terceiros.
* Negociador : Em muitos momentos veremos que a negociação se faz presente dentro de uma organização, seja através de acordos com clientes, fornecedores, funcionários, sindicatos, etc. O gerente age como um intermediador entre esses dois, atuando logicamente a favor da organização, contudo, sem deixar de analisar e atender os interesses das contrapartes envolvidas.
Fonte: http://dinheiroonline.me/a-teoria-de-mintzberg/
-
Gabarito: Letra B
Mintzberg criou 3 categorias onde enquandrou 10 papéis gerenciais:
· Interpessoal:
o Testa-de-ferro – representa a empresa em sua figura física.
o Líder - procura fazer confluir os interesse da equipe e dos funcionários.
o Conexão – cria relações horizontais com pares fora da organização.
· Informacional:
o Monitoramento – identifica os aonteciments internos e externos que interferm na organização.
o Transmissão – espalha as informações de interesse dentro da empresa.
o Porta-voz – leva ao ambiente externo informações acerca da instituição.
· Decisória:
o Empreendedores – assumem a dianteira e acompanham decisões que possam interfirir nos rumos da oranização.
o Gerenciador de conflitos – é o momento em que o momento precisa reagir a fatos inesperados.
o Alocação de recursos – é a necessidade de movimentar os recursos da empresa para atingir o melhor resultado, controlando tempo, material e ações.
o Negociação – é a capacidade de lidar com outros gerentes preparado para comprometer recursos, a fim de alcançar um resultado maior.
Fonte: http://blogdaadm.blogspot.com.br/2008/04/henry-mintzberg-e-os-papis-gerenciais.html
-
A) Empreendedor, monitor, negociador e administrador de recursos - papel informacional
C) Disseminador, monitor, controlador de distúrbios e administrador de recursos - papéis informacionais
D) Controlador de distúrbios, líder, disseminador e administrador de recursos - papel interpessoal e papel informacional
GABARITO LETRA B
-
GABARITO: LETRA B
OS PAPÉIS DO ADMINISTRADOR
Mintzberg identifica dez papéis específicos do administrador divididos em três categorias: INTERPESSOAL, INFORMACIONAL E DECISORIAL. Por papel entende-se conjunto de expectativas da organização a respeito do comportamento de uma pessoa. Cada papel representa atividades que o administrador conduz para cumprir as funções de planejar, organizar, dirigir e controlar e que serão estudadas mais adiante.
1. PAPÉIS INTERPESSOAIS: representam as relações com outras pessoas e estão relacionados às habilidades humanas. Mostram como o administrador interage com as pessoas e influencia seus subordinados.
2. PAPÉIS INFORMACIONAIS: descrevem as atividades para manter e desenvolver uma rede de informações. Um administrador no nível institucional passa em média cerca de 75% do seu tempo trocando informações com outras pessoas dentro e fora da organização. Mostram como o administrador intercambia e processa a informação.
3. PAPÉIS DECISÓRIOS: envolvem eventos e situações em que o administrador deve fazer uma escolha. Esses papéis requerem tanto habilidades humanas como conceituais. Mostram como o administrador utiliza a informação em suas decisões.
INTERPESSOAL – REPRESENTAÇÃO – Assume deveres cerimoniais e simbólicos, representa a organização, acompanha visitantes e assina documentos.
INTERPESSOAL – LIDERANÇA – Dirige e motiva pessoas, treina, aconselha, orienta e se comunica com os subordinados.
INTERPESSOAL – LIGAÇÃO – Mantém redes de comunicação dentro e fora da organização, usa malotes, telefonemas e reuniões.
ð INTER – REPRESENTA LIDERANÇA E LIGAÇÃO.
INFORMACIONAIS – MONITORAÇÃO – Manda e recebe ligações, lê revistas e relatórios e mantém contatos pessoais.
INFORMACIONAIS – DISSEMINAÇÃO – Envia informações para membros de outras organizações, envia memorandos e relatórios, telefonemas e contatos.
INFORMACIONAIS – PORTA-VOZ -Transmite informações para pessoas de fora, por meio de conversas, relatórios e memorandos.
ð INFORMO, TRASMITO, DISSEMINO POR PORTA.
DECISORIAL – EMPREENDIMENTO – Inicia projetos, identifica novas ideias, assume riscos, delega responsabilidades de ideia para outros.
DECISORIAL -RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS – Toma ação corretiva em disputas ou crises, resolve conflitos entre subordinados, adapta o grupo a crises e mudanças.
DECISORIAL – ALOCAÇÃO DE RECURSOS – Decide a quem atribuir recursos. Programa, orça e estabelece prioridades.
DECISORIAL – NEGOCIAÇÃO – Representa interesses da organização em negociações com sindicatos, em vendas, compras ou financiamentos.
ð DECIDO OS EMPRENDIMENTOS, RESOLVO, ALOCO E NEGOCIO.
MEUS RESUMOS DAS AULAS DO PROF. PETRONIO CASTRO.
-
Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre os papeis dos administradores. A alternativa correta deverá nos apresentar os papéis do administrador classificados na categoria decisorial.
Chiavenato (2014) nos apresenta os papéis do administrador segundo Mintzeberg, divididos em três categorias: interpessoal, informacional e decisorial. Cada papel representa atividades que o administrador conduz para cumprir as funções de planejar, organizar, dirigir e controlar.
Papéis interpessoais: representam as relações com outras pessoas e estão relacionados às habilidades humanas. Mostram como o administrador interage com as pessoas e influencia seus subordinados. Compõem-se pelos seguintes:
- Representação: assume deveres cerimoniais e simbólicos, representa a organização, acompanha visitantes e assina documentos legais
- Liderança: dirige e motiva as pessoas, treina, aconselha, orienta e se comunica com o subordinados
- Ligação: mantém redes de comunicação dentro e fora da organização, usa malotes, telefonemas e reuniões
Papéis informacionais: descrevem as atividades para manter e desenvolver uma rede de informações. Um administrador no nível institucional passa em média cerca de 75% do seu tempo trocando informações com outras pessoas dentro e fora da organização. Mostram como o administrador intercambia e processa a informação. Neste grupo, há os seguintes papeis:
- Monitoração: manda e recebe informação, lê revistas e relatórios e mantém contatos pessoais
- Disseminação: envia informação para es membros de outras organizações, envia memorandos e relatórios, telefonemas e contatos.
- Porta voz: transmite informações para pessoas de fora, por melo de conversas, relatórios e memorando
Papéis decisórios: envolvem eventos e situações em que o administrador deve fazer uma escolha. Esses papéis requerem tanto habilidades humanas como conceituais. Mostram como o administrador utiliza a informação em suas decisões. Composto por:
- Empreendimento: Inicia projetos, identifica novas ideias, assume riscos, delega responsabilidades de ideias pata outros
- Resolução de conflitos: Toma ação corretiva em disputas ou crises, resolve conflitos entre subordinados, adapta o grupo a crises e mudanças
- Alocação de recursos: decide a quem atribuir recursos, programa, orça e estabelece prioridades
- Negociação: representa interesses da organização em negociações com sindicatos, em vendas, compras ou financiamentos
Tendo visto o assunto e como as colunas de relacionaram, concluímos que a alternativa "B" é a correta.
GABARITO: B
Fonte:
CHIAVANATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9. ed. Barueri, SP: Manole, 2014.
-
PAPÉIS INTERPESSOAIS:
- Símbolo / Representação - Representa a organização simbolicamente
- Liderança - Orienta, influencia e motiva
- Elemento de Ligação - Rede de contatos para troca de informações
PAPÉIS INFORMACIONAIS:
- Monitor - Coleta e analisa informações
- Disseminador - Compartilha informações (internamente)
- Porta-voz - Transmite informações (para o meio externo)
PAPÉIS DECISÓRIOS:
- Empreendedor - Identifica novas ideias e oportunidades
- Solucionador de conflitos - Corrige problemas (internos e externos)
- Alocador de recursos - Aloca recursos conforme prioridades
- Negociador - Representa os interesses da organização
Fonte: Estratégia