SóProvas


ID
819598
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A teoria dos dois fatores foi proposta por Frederick Herzberg, que investigou o que as pessoas desejam do trabalho. A partir das respostas categorizadas, o autor concluiu que aquelas referentes aos momentos em que as pessoas se sentiram bem com o trabalho eram diferentes dos momentos em que elas se sentiram mal. A partir daí classificou os fatores como higiênicos, relacionados às condições em torno do trabalho, e motivacionais, capazes de levar à satisfação.
Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I fazendo a relação dos fatores com as características descritas, conforme conceitos trabalhados por Herzberg.

COLUNA I
1. Higiênico
2. Motivacional

COLUNA II
( ) Progresso
( ) Crescimento
( ) Relacionamento com o supervisor
( ) Políticas e administração da empresa
( ) Responsabilidade
( ) Condições de trabalho

Assinale a alternativa que apresenta a sequência de números CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Teoria dos dois fatores ou bifatorial – Herzberg
    Herzberg desenvolveu sua teoria para tentar entender os fatores que causariam insatisfação e aqueles responsáveis pela satisfação no ambiente de trabalho. Os fatores que agradavam ao funcionário foram chamados de motivadores, enquanto aqueles que desagradavam foram chamados de higiênicos.
    Segundo o autor, existem dois fatores:
    • Fatores de higiene: são os fatores extrínsecos e são insatisfacentes, ou seja, os que previnem a insatisfação.
    • Fatores de motivação: são os fatores intrínsecos, associados a sentimentos positivos e estão relacionados com o cargo.
    Os fatores de higiene são os necessários para evitar a insatisfação no ambiente de trabalho, mas, por outro lado, não são suficientes para provocar satisfação.

     

    Gabarito A.