SóProvas


ID
819610
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Quanto à teoria situacional de Hersey e Blanchard, é CORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito dado como D. Ribas fala em Maturidade, por isso estranhei a questão: Segundo Paul Hersey e Kenneth Blanchard, “liderança é o processo de exercer influência sobre um indivíduo ou um grupo, nos esforços para a realização de um objetivo, em determinada situação”.
    Necessita-se, então, de um método, pelo qual se consiga resultados predefinidos, com e por meio de pessoas.
    Hersey e Blanchard desenvolveram um modelo situacional de análise da liderança com ênfase nos liderados, introduzindo uma variável muito importante: a maturidade dos subordinados. Para os autores, a eficácia da liderança depende da adequação do estilo de liderança ao grau de maturidade dos subordinados.
    • Maturidade: é a capacidade e a vontade das pessoas assumirem a responsabilidade pela orientação do próprio comportamento, e pode ser dividida em: maturidade no trabalho e maturidade psicológica.
    • Maturidade no trabalho: refere-se à capacidade de conhecimento e treino necessários para desempenhar o trabalho, e é avaliada numa escala de quatro intervalos: 1. pouca maturidade; 2. alguma maturidade; 3. bastante maturidade; e 4. muita maturidade.

  • Complementando o comentário do VANIPD, os Quatro Intervalos tb são chamados, respectivamente, de : Direção, Persuasão, Participação e Delegação.

  • Vídeo em que o Professor Rodrigo Rennó explica a teoria situacional de Hersey e Blanchard.

     

    https://www.youtube.com/watch?v=3UU9o0f_2HE

  • A) Errada, o foco é nos LIDERADOS  e não no Líder.

    B) Errada, a liderança bem-sucedida é alcançada pela escolha do estilo adequado a partir do nível de prontidão dOS  LIDERADOS  e não no Líder.

    C)  Errada, depende da maturidade do liderado, da sua capacidade + vontade.

    D) CORRETA. A liderança será eficaz quando o ESTILO escolhido estiver conforme a MATURIDADE do grupo, a MATURIDADE compreende a CAPACIDADE e VONTADE do grupo.

  • Teoria da liderança situacional de Hersey e Blanchard

    O foco está nos liderados. O estilo de liderança a ser utilizado depende da maturidade dos funcionários, que pode atingir um dos 4 estágios seguintes:

    - Maturidade 1: motivação e capacidade baixas.

    - Maturidade 2: baixa capacidade e alta motivação.

    - Maturidade 3: alta capacidade e baixa motivação.

    - Maturidade 4: alta capacidade e alta motivação.

    Fonte: meus resumos.

  • Teoria Situacional de Hersey e Blanchard – O ciclo de vida da Liderança

    A abordagem de Hersey e Blanchard se apoia no relacionamento entre a maturidade dos empregados e o comportamento do líder em relação ao relacionamento e a tarefa.

    De acordo com os autores, os empregados variam muito em seu nível de maturidade - habilidade de fazer seu trabalho de forma independente, de assumir responsabilidade e de desejar o sucesso.

    Nesse sentido, o estilo de liderança a ser utilizado depende da maturidade dos funcionários, que pode atingir um dos quatro estágios seguintes:

    • Maturidade 1: as pessoas demonstram pouca capacidade e disposição para realizar as tarefas e assumir responsabilidades (motivação e capacidade baixas).

    • Maturidade 2: as pessoas possuem motivação para o trabalho mas não possuem as competências necessárias para realizá-lo (baixa capacidade e alta motivação).

    • Maturidade 3: as pessoas possuem as competências necessárias para a realização da tarefa, mas não estão motivadas para tal (alta capacidade e baixa motivação).

    • Maturidade 4: as pessoas possuem as competências necessárias para a realização do trabalho e desejam realizar as tarefas que lhe são passadas (alta capacidade e alta motivação).

    Em outras palavras, considerando o estágio da maturidade do grupo, o líder deverá adotar uma das formas de liderança possíveis, considerando tanto o comportamento de relacionamento (ou foco no apoio às pessoas), quanto o comportamento de tarefa (ou foco nas tarefas/produção), conforme apresentado a seguir:

    Estilo 1: Narrar/Determinar/Dirigir (Alto comportamento de tarefa e baixo comportamento de relacionamento): é o estilo para grupos com a menor maturidade (M1). Nesse caso, o líder orienta claramente as tarefas a serem realizadas.

    Estilo 2: Vender/Guiar/Persuadir (alto comportamento de tarefa e alto comportamento de relacionamento): Quando a maturidade está entre baixa e moderada (M2), esse é o estilo ideal. Nele, o líder, ao mesmo tempo em que convence as pessoas, apoia o seu desenvolvimento, pois elas possuem baixa capacitação;

    Estilo 3: Participar (baixo comportamento de tarefa e alto comportamento de relacionamento): é o estilo correto para a maturidade de média a alta (M3). Aqui, o papel do líder é muito mais de apoiar as pessoas, enfatizando a criação de motivação, do que de dirigi-las para a realização das tarefas, já que elas são capazes;

    Estilo 4: Delegar (baixo comportamento de tarefa e baixo comportamento de relacionamento): trata-se do estilo adequado para liderar pessoas com o maior nível de maturidade (M4). Nessa condição, a maturidade dos liderados permite que eles executem os planos com maior liberdade e menor controle, possibilitando ao líder a delegação das tarefas.

  • Precisamos ter conhecimentos sobre a liderança situacional para responder corretamente esta questão.

    Teoria da Liderança Situacional – Paul Hersey e Kenneth Blanchard

    A Liderança situacional dá ênfase à capacidade do líder de adaptar o seu modo de liderar, conduzindo bem os liderados, segundo a situação envolvida.

    Esse modelo considera a maturidade dos liderados para que o melhor estilo de liderar seja adotado, sendo que:

    M1: maturidade baixa. Aqui, o liderado não possui nem competência nem motivação suficiente para desempenhar suas atividades.

    M3 e M2: maturidade mediana:

    • Em M2, o funcionário até possui motivação, mas lhe falta competência para o desempenho das suas tarefas.
    • Em M3, é o contrário, o liderado possui a competência necessária para desempenhar suas atividades, mas não está motivado para isso.

    M4: maturidade alta: o indivíduo além de possuir competência, está motivado.

    Partindo da premissa de que os líderes devem estar atentos à prontidão dos liderados, eles podem adotar algum dos seguintes estilos de liderança, sempre levando em conta a maturidade do liderado:

    • DETERMINAR: indicado para aqueles que têm baixa competência e não tem motivação, M1.
    • PERSUADIR: recomendável para os que possuem motivação, mas não possuem competência, M2.
    • COMPARTILHAR: mais adequado para o liderado que sabe realizar as tarefas, mas está pouco motivado, M3.
    • DELEGAR: é adequado para aqueles que estão motivados e sabem fazer o que deve ser feito, M4.

    Com base nas informações acima, podemos dizer que a alternativa "D" é a correta.

    GABARITO: D

    Fonte:

    DURAN, C. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.