-
Gabarito B) — CHIAVENATO (2009) = Competência significa a qualidade que uma pessoa possui e que é percebida pelos
outros. Não adianta possuir competências, é necessário que as outras pessoas reconheçam
sua existência. Elas são dinâmicas, mudam, evoluem, são adquiridas ou perdidas.
Nisenbaum1 alega que competência é a integração de habilidades, conhecimento e
comportamento que se manifesta no desempenho das pessoas. Ela vai além do comportamento
pelo fato de ser composta de muitos ingredientes. Boog2 tenta uma abordagem
holística. Para ele, competência é o produto da multiplicação de três fatores: saber
fazer (conjunto de informações, conhecimento e experiências), querer fazer (motivação,
vontade e comprometimento) e poder fazer (ferramentas, equipamento e local
de trabalho adequados). As competências surgem na medida em que esses três fatores
são atendidos. Se um deles não existir, a competência final será nula, pois é o resultado
de uma multiplicação. Esse conceito se aplica tanto a pessoas quanto a organizações.
-
Os administradores devem ter certas habilidades para desempenhar os diferentes papéis pelos quais são responsáveis. Conforme Robert Kats, as habilidades básicas necessárias são: conhecimento (saber), habilidade (saber fazer), julgamento (saber analisar) e atitude (saber fazer acontecer)
Não sei o erro da letra B, conforme Chiavenato: TGA volume 1
COMPETÊNCIAS DO ADMINISTRADOR:
1) CONHECIMENTO: acervo de informações, conceitos e ideias que o administrador possui a respeito de sua especialidade. O conhecimento muda a cada instante em função da mudança e inovação, e o administrador precisa atualizar-se constantemente e renová-lo continuamente.
Saber: know how; aprender a aprender; aprender continuamente; ampliar conhecimento; transmitir conhecimento; compartilhar conhecimento.
2) HABILIDADE: capacidade de pôr o conhecimento em ação e transformar a teoria em prática. Aplicar o conhecimento na análise das situações, na solução dos problemas e na condução do negócio. A habilidade representa a capacidade de por em ação conceitos e ideias abstratas, de visualizar oportunidades que nem sempre são percebidas pelas pessoas comuns e transformá-las em novos produtos ou serviços, de diagnosticar situações e propor soluções criativas e inovadoras.
Saber fazer: aplicar o conhecimento; visão global e sistêmica; resolver problemas; saber fazer bem; trabalhar com os outros; proporcionar soluções.
3) JULGAMENTO: é preciso saber analisar e avaliar a situação com clareza, obter dados e informação para julgar fatos com espírito crítico, ponderar e definir prioridades.
Saber analisar: avaliar a situação; obter dados e informações; ter espírito crítico; julgar os fatos; ponderar com equilíbrio; definir prioridades.
4) ATITUDE: comportamento do administrador diante das situações que enfrenta no trabalho. É o estilo pessoal de fazer as coisas acontecerem, a maneira de liderar, motivar, comunicar e de tocar as coisas para frente. Transforma o administrador em um agente de mudança nas organizações, e não simplesmente um agente de conservação e manutenção do status quo.
Saber fazer acontecer: atitude empreendedora; inovação; agente de mudança; assumir riscos; foco em resultado; autorrealização.
-
Alguém explica isso?
-
Gab. B, pois a questão mistura duas matérias: os critérios de gestão por competências (CHA) e Habilidades Gerenciais.
Sobre as Habilidades Gerenciais
"Habilidades são competências que determinam o grau de sucesso ou eficácia do gerente no cargo e da organização."
As habilidades [gerenciais] segundo Katz são:
*Habilidades técnicas: relacionam-se com a atividade específica do gerente. Exemplo: hab. técnica de um diretor comercial compreende conhecer os produtos e suas aplicações, preços de venda, canais de distribuição, clientes e mercados, e técnicas de vendas.
*Habilidades humanas: abrange a compreensão das pessoas e suas necessidades, interesses e atitudes. A capacidade de entender, liderar e trabalhar com pessoas é a expressão da hab. humana.
*Habilidade conceitual: capacidade de compreender e lidar com a complexidade da organização como um todo e de usar o intelecto para formular estratégias.
Segundo Katz, conforme de sobe na hierarquia, a importância da hab. técnica diminui, enquanto a hab. conceitual torna-se mais necessária.
Fonte: TGA, Ed. Compacta. Mintzberg, p. 109
Sobre Gestão por Competências
(Cespe/TJ-RO/Analista Judiciário/2012 – Adaptada) Competência é, de acordo com a corrente integradora, a combinação de conhecimentos, habilidades e atitudes, expressa pelo desempenho profissional, diante de um contexto ou estratégia organizacional.
Gabarito: certo. A corrente integradora busca a junção das linhas americana (CHAs) e francesa (capacidade de entrega da pessoa). Entre os dois conceitos, o mais cobrado pelas bancas refere-se à abordagem americana, que define competência como o agrupamento sinérgico de conhecimento, habilidade e atitude.[Ribas e Salim].
Conhecimento (saber, formação educacional), Habilidade (saber fazer, experiência profissional) e Atitude (querer fazer, atributos pessoais).
-
Segundo Robert Katz, as habilidades são: habilidades técnicas, habilidades humanas e habilidades conceituais.