SóProvas


ID
821341
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PREVIC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Previdenciário
Assuntos

Acerca de atuária aplicada à previdência complementar, julgue os itens subsequentes.

No plano de benefício definido, determina-se o valor das contribuições ao longo do tempo, de maneira a assegurar os pagamentos de benefícios futuros. Nesse modelo, os pagamentos do participante podem oscilar em função da rentabilidade dos investimentos e do custeio administrativo.

Alternativas
Comentários
  • "No plano BD o valor do benefício é determinado previamente, ajustando se as contribuições a cada exercício durante o período contributivo para atingir o volume de recursos garantidores necessários ao pagamento do benefício contratado"

    Fonte: Amable Zaragoza

  •     Não entendi. As informações que constam na questão levam a crescer que trata-se da contribuição definida. 

  • Tb nao entendi.

     

  • "plano de benefício definido" ou "contribuição definida" são termos usados quando tratamos de Previdência Privada Complementar.  Nesse modelo, os pagamentos do participante podem oscilar em função da rentabilidade dos investimentos e do custeio administrativo. Ocorre quando decidimos pagar um valor fixo de previdência complementar. O valor final da aposentadora vai variar dependendo do desempenho das aplicações dos fundos de pensão.

  • Num plano de previdência com contribuição variável, durante a fase de contribuição não há garantia em relação ao valor do benefício no momento da aposentadoria, o valor vai depender da rentabilidade do fundo de pensão. Porém a partir do momento da concessão da aposentadoria o valor do benefício é fixo e passa a ser garantido por um indexador, normalmente um índice de inflação.

    Para esclarecer vamos supor o caso de João, que escolheu um plano de previdência complementar de contribuição variável. Durante a fase de contribuição ele não tem certeza sobre quanto vai receber na aposentadoria, porém no momento da sua aposentadoria o valor do seu benefício é fixo e será garantido por um índice de correção, como a inflação.

    Num plano de contribuição definida não há garantia em relação ao valor do benefício em nenhuma fase, ou seja, o valor do benefício depende diretamente dos rendimentos auferidos pelo fundo de pensão com os recursos acumulados pelo participante.

    Por exemplo, suponha que Luís, amigo de João, optou pelo plano de previdência com contribuição definida. No momento da aposentadoria, o valor do seu benefício será calculado com base no saldo acumulado até o momento mais o retorno dos investimentos desses recursos.

    Fonte :http://www.futurodagente.com.br/financas/conteudo/artigo/especial-previdencia-o-que-e-um-plano-de-contribuico-definida-e-contribuio-variavel

    Não cairá uma dessa no INSS .

    TOMA !

  • Olha a prova: especialista em Previdência COMPLEMENTAR

  • Quando o artigo 201 da CF88 diz "observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial, ele quer dizer, com relação a atuarial, que é preciso realizar ações e planejamentos hoje, como novas regras, novas alíquotas, etc. para manter o equilíbrio financeiro no futuro. Fundamental para o regime não quebrar. Por isso tanta mudança. Por causa da atuaria.

  • Aparecem muitas questões de previdência complementar na maioria das buscas feitas dentro do assunto "direito previdenciário". Acho que o filtro deveria ser mais refinado.

  • No plano de benefício definido, determina-se o valor das contribuições ao longo do tempo, de maneira a assegurar os pagamentos de benefícios futuros. Nesse modelo, os pagamentos do participante podem oscilar em função da rentabilidade dos investimentos e do custeio administrativo.