SóProvas


ID
821773
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Uma das contribuições de Célestin Freinet para a educação diz respeito ao uso de grande quantidade de material didático, tais como cubos, sólidos, cartões, em atividades voltadas para o desenvolvimento dos sentidos do educando.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Suas propostas de ensino estão baseadas em investigações a respeito da maneira de pensar da criança e de como ela construía seu conhecimento. Através da observação constante ele percebia onde e quando tinha que intervir e como despertar a vontade de aprender do aluno. De acordo com Freinet, a aprendizagem através da experiência seria mais eficaz, porque se o aluno fizer um experimento e der certo, ele o repetirá e avançará no procedimento; porém não avançará sozinho, precisará da cooperação do professor.

    Na proposta pedagógica de Freinet,a interação professor-aluno é essencial para a aprendizagem. Estar em contato com a realidade em que vive o aluno é fundamental. As práticas atuais de jornal escolar, troca de correspondência, trabalhos em grupo, aula-passeio são idéias defendidas e aplicadas por Freinet desde os anos 20 do século passado.

    Além das técnicas pedagógicas, o aspecto político e social ao redor da escola não deve ser ignorado pelo educador. Isto porque sua pedagogia traz em seu bojo a preocupação com a formação de um ser social que atua no presente. O professor deve mesclar seu trabalho com a vida em comunidade, criando as associações, os conselhos, eleições, enfim as várias formas de participação e colaboração de tudo na formação do aluno, direcionando o movimento pedagógico em defesa da fraternidade, respeito e crescimento de uma sociedade cooperativa e feliz. Para Freinet, "a democracia de amanhã se prepara na democracia da escola".

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9lestin_Freinet#T.C3.A9cnicas_desenvolvidas_por_Freinet
     

  • Errado

    Freinet foi um educador francês, desenvolveu atiividades que hoje são bem comum, tais como a aula-passeio, cantinhos pedagógicos, o jornal de classe, troca de correspondência entre escolas. Criou projeto de escola popular, moderna  e democrática. O pedagogo acrescentou uma visão marxista e popular na organização da rede de ensino  no aprendizado em sim. Criou uma pedagogia do trabalho, pois acreditava que a atividade é o que orienta a prática escolar. O objetivo final da educação é formar cidadãos para o trabalho livre e criativo, capaz de dominar e transformar o meio e emancipar quem o exerce. 

    FONTE: FABIANA Margarita Gomes Lagar, Conhecimentos pedagógicos para concurso públicos
  • Só complementando o excelente comentário da Jéssica.. quem fazia uso de "grande quantidade de material didático, tais como cubos, sólidos, cartões, em atividades voltadas para o desenvolvimento dos sentidos do educando" era Montessori. 

    https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9todo_Montessori
  • Freinet = Libertária

  • A descrição feita pela questão não relaciona-se a Freinet, mas sim, a Maria Montessori.

    GABARITO: questão “ERRADA”

  • Hélcio Alcântara Cardoso - direção concursos

    A descrição feita pela questão não relaciona-se a Freinet, mas sim, a Maria Montessori.

    GABARITO: questão “ERRADA”