SóProvas


ID
822361
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No mês de maio de 2012, um representante oficial de um país sul-americano, alegando ser vítima de perseguição política e de correr risco de vida, pediu asilo político à embaixada brasileira. Após 50 dias, ainda não recebeu o salvo-conduto e por isso continua sem poder deixar o país rumo ao Brasil. O referido pedido de asilo político foi feito por um:

Alternativas
Comentários
  • Há uma semana na embaixada brasileira, senador boliviano espera resposta sobre asilo político



    http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-06-04/ha-uma-semana-na-embaixada-brasileira-senador-boliviano-espera-resposta-sobre-asilo-politico
  • gabarito A

     Brasil e Bolívia analisam caso de senador que obteve asilo
    Comissão foi criada para que assunto fosse debatido pelos dois países

    Agência Brasil

    Publicação: 02/03/2013 18:13 Atualização:

    Nove meses depois de o Brasil conceder asilo político ao senador boliviano Roger Pinto Molina (Convergência Nacional), de 52 anos, os governos brasileiro e boliviano decidiram hoje (2) criar uma comissão para analisar o assunto. O político está abrigado na Embaixada do Brasil em La Paz desde 28 de maio de 2012.

    Em maio, Pinto Molina pediu abrigo à embaixada. Em junho, o Brasil concedeu o asilo, mas o senador não conseguiu deixar o país porque não houve autorização (o salvo-conduto) do governo boliviano. O senador se diz perseguido políticamente pelo governo do presidente Evo Morales.

    Pinto Molina é acusado de corrupção e conivência com o narcotráfico. Ele nega, mas é alvo de 20 ações judiciais abertas pelo governo em diferentes cidades bolivianas. O senador é um dos líderes da oposição.

    Leia mais notícias em Brasil/Economia/Política

    Os ministros das Relações Exteriores, Antonio Patriota, do Brasil, e David Choquehuanca, da Bolívia, reuniram-se hoje e o tema foi discutido. "O grupo de trabalho contará com representantes das chancelarias e de especialistas na matéria para um exame de todos os aspectos relevantes do caso", disse o ministro boliviano.
  • Olá, amigos!

    Gabarito: A

    O governo brasileiro decidiu conceder asilo ao Senador Boliviano Roger Pinto Molina, à luz das normas e da prática do Direito Internacional Latino-Americano e com base no artigo 4.º, inciso X.

    Pinto havia pedido asilo político ao governo brasileiro na semana passada, alegando perseguições políticas por parte do governo do presidente , segundo explicou em entrevista exclusiva à BBC Brasil

    Roger Pinto Molina refugiou-se na embaixada brasileira em La Paz no dia 28 de maio de 2012

    : 16 de agosto de 2017, ACIDENTE DE AVIÃO.